Ajuda: Audi A4 B5 1.6 com quadrante trocado(diesel)

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Boas!

Conforme postei na minha apresentação, adquiri recentemente uma B5 1.6(gasolina) que vinha equipada com o quadrante digital(sem CB) dos modelos TDI.

Apenas dei conta disto depois da compra pois achei estranho o conta-rpm apenas estar graduado até as 5500rpm.

O quadrante tem relógio digital e não possui CB e eu estou a equacionar trocá-lo por um com CB mas ainda não encontrei por cá nada - está um com relógio analógico, CB e fundo branco à venda no miau por 180€ mas tenho receio que o mesmo não seja compatível.

Hoje tentei ligar a carrinha com a chave suplente(o vendedor deu-me duas chaves) mas o motor desliga-se e a luz do imobilizador fica a piscar. Será normal? A chave suplente deveria permitir ligar o carro ou não?

A carrinha está com o ralenti instável e quando em andamente tenho que para ou desembraiar por vezes desliga-se. Já espreitei a MAF e não me parece estar com sujidade mas já encomendei um cabo VAG COM 805 e quando este chegar vou tentar perceber se os valores estão normais.

De resto, não tenho nada a apontar. Já conhecia o motor pois tive uma VW Passat Variant 3B com o mesmo motor. Não é grande espingarda mas também não dá grandes problemas.

Agradeço desde já a vossa preciosa ajuda.
 
Actualização:

A chave "suplente" que me foi dada é a chave de oficina. Apenas deveria abrir a porta do condutor e ligar o motor. Como o quadrante foi substituido ela não deve ter sido codificada ou então está avariada.

Em relação ao ralenti/maf, o log vag-com já permite tirar algumas conclusões:

Address 01: Engine Labels: Redir Fail!
Part No: 3B0 907 557 N
Component: 1.6l R4/2V SIMOS HS D03
Coding: 04001
Shop #: WSC 06325

4 Faults Found
00520 - Air Mass / Air Flow Sensor (G70)/(G19)
31-10 - Open or Short to Ground - Intermittent
00537 - Lambda (Oxygen Sensor) Regulation
18-10 - Upper Limit - Intermittent
17978 - Engine Start Blocked by Immobilizer
P1570 - 35-10 - - - Intermittent
00533 - Idle Speed Regulation
18-10 - Upper Limit - Intermittent
Readiness: N/A

A leitura que faço é que a MAF está na sucata o que dá azo a outros dois erros: 00537 e 00533.

O erro 17978 deve ficar a dever-se ao facto de ter tentado ligar o carro com a chave de oficina desprogramada/avariada.

O que diz o Wiki da Ross-Tech:

00533 - Idle Speed Regulation: Adaptation Limit (Add) Exceeded
Possible Symptoms

* Bad Fuel Economy

Possible Causes

* Air Leak between Mass Air Flow (MAF) Sensor and Engine
* Injector(s) faulty
* Fuel Pressure Regulator faulty
* Throttle Body faulty
* Intake Air Filter dirty

Possible Solutions

* Perform Throttle Body Adaptation
* Check Hoses and Pipes to/between Components
* Check Intake Air Filter
* Check Fuel Pressure Regulator
* Check Exhaust Gas Recirculation (EGR) Valve
* Check Injector(s)

00537 - Lambda (Oxygen Sensor) Regulation: Upper Limit
Possible Symptoms

* No Lambda control
* Engine running problems

Possible Causes

* Short to Ground
* Injector defective (blocked)
* Fuel pressure regulator defective
* Fuel pump defective
* Fuel tank empty

Possible Solutions

* Check Lambda probe and Lambda control
* Check injectors (N30...N33)
* Check fuel pressure regulator
* Check fuel pump
* Check fuel level in fuel tank

De qualquer forma, em breve vai para a oficina, provavelmente para trocar a distribuição, reparar o canhão da porta do condutor e ver se consigo eliminar estes erros do airbag antes de ir à inspeção:

-------------------------------------------------------------------------------
Address 15: Airbags Labels: 8D0-959-655-AI8.lbl
Part No: 8D0 959 655 J
Component: Airbag Front+Seite 1001
Coding: 00106
Shop #: WSC 06325

2 Faults Found
01217 - Side Airbag Igniter; Driver Side (N199)
32-10 - Resistance too High - Intermittent
01218 - Side Airbag Igniter; Passenger Side (N200)
32-10 - Resistance too High - Intermittent
 
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