Boas, o que te está a acontecer e deves verificar é.
1ºEsses motores como muitos outros,devido ao respiro da tampa das válvulas estar directamente ligado á tubagem de admissão ar,resultado disso é que com as pressões de óleo,árvore cames a rodar,touches a salpicar e a admissão do motor em si,com isso tudo é normal que ande óleo na conduta de ar,admissão do motor,ic etc.
Solução ,montar o chamado oil catch can, eliminas a tal ligação da tampa das válvulas á conduta de admissão,tapas essa entrada da admissão e o respiro da tampa das válvulas pões um tubo a ir ligar a um depósitozito algures no cofre do motor reservado para o efeito.
2ºProblema que tens.A Junta da Egr está com passagem ou a própria egr está danificada e deixa passar óleo.
Solução- se for egr no colector de admissão é mais dificil mas podes sempre taquear a passagem do colector de escape para a admissão,ou substituis a egr .se for componentes separados podes remover a egr e por um supressor da mesma e pões um taco no colector de escape que tem a saida para a egr e eliminas a mesma electronicamente.
3ºproblema que poderias ter ,turbo a babar óleo ,contudo é muito improvavel pois devido á compressão admissão»turbo ,normalmente a passagem é feita para o colector de escape dai o fumo azulado..
Acho que dá para ficares esclarecido
