O bicho conta com 42k e 2 anos e meio de idade.
Fica uma análise geral ao carrito após estes 2 anos de convivência diária.
Preço/Qualidade
A qualidade está claramente acima de todos os seus concorrentes directos em todos os sentidos. O problema é acertar nos extras correctos

A qualidade dos materiais, a pintura, o bater das portas, os vidros, os tecidos, os botões, os extras, os pormenores, etc fazem dele o melhor que há neste segmento e também no de cima. 2 anos depois ainda não se nota desgaste em nenhuma das componentes mencionadas.
O preço é claramente elevado, não vale o que pagamos por ele. Actualmente sei que baixou um pouco o seu valor pois outras ofertas do segmento C entraram a matar no mesmo price range, nomeadamente: o Golf, o novo A3 e o 116 ED.
Conforto
É um carro muito confortável do ponto de vista da ergonomia. Os comandos estão muito bem adaptados e os bancos são excelentes a nível de apoio. Não são todos os carros que consigo conduzir sem dores numa perna (uma lesão de vários anos a praticar desporto), e o A1 na sua combinação de posição dos pedais+posição do banco permite-me uma posição correcta e "pain free". A caixa é objectiva e as mudanças entram sem esforço. Os comandos do volante são muito pesados (qual Polo qual quê), pelo que o sexo feminino poderá não apreciar em cidade. Já em estrada este tacto mais pesado torna-se uma mais valia.
A embraiagem não é pesada, mas também não é do mais leve que se faz no mercado como nos veículos a gasolina. O pedal do travão, penso que por ser a versão sport, é pouco progressivo. A travagem não compromete. Cheio ou vazio quando é para travar é sem medos e não apresenta nenhum comportamento imprevisível. Pormenor interessante que descobri recentemente é que ele acende os 4 piscas automaticamente numa travagem de emergencia. Mas tem de ser com E capital, pois foi dos 100 aos 0. Em nenhuma outra situação esta pintelhice se sucedeu.
A pintura branca associada aos vidros atérmicos permite uma temperatura sempre controlada tanto de verão como de inverno. Não aquece nem arrefece tanto como outros carros que já possui.
O ar condicionado é muito forte mesmo, tanto para o frio como para o quente. É algo que aprecio, especialmente depois de já ter possuído um Renault onde o AC no verão tinha quase o mesmo efeito que uma ventoinha.
Tive de alterar a suspensão pois ao fazer diariamente a cidade de Lisboa era impossível tolerar aquela suspensão completamente desportiva, o que associada aos pneus de baixo perfil tornavam cada buraco/lomba numa autêntica batalha campal. Ficou mais tolerante às pequenas imperfeições mas continua um pouco rijo. Mais uma vez, e de forma semelhante aos comandos do volante, este facto traduz-se na dinâmica e assim passamos para o ponto seguinte.
Dinâmica
Aqui o A1 brilha. Supostamente tem a mesma base que o Ibiza. Mas depois de ter tido um e agora ter este garanto que não têm nada a ver. No Ibiza era difícil perceber o limite e sentiam-se as torções de chassi. Poderá ser da versão 5P versus 3P mas não é desculpa. O A1 parece um bloco super sólido. Tem um pisar que parece de um carro muito maior, tipo um Golf ou um A4. Os limites estão bem definidos e ele responde prontamente a toda a carga que lhe ponhamos em cima. Tem um curvar brilhante e elevada estabilidade a velocidades mais emocionadas. A traseira não é facilmente descolada. Exige realmente trabalho para a provocar.
Espaço
Há quem ache que seja pouco. Mas para mim e para a Maria chega perfeitamente. Não sou muito alto, mas mesmo os gajos altos (tipo o Nyxx) cabem lá à vontade. O espaço à frente é bastante desafogado. Nunca viajei atrás mas quem já lá foi não se queixou em 3000 km's. Serve perfeitamente para uma viagem de 2 casais durante 1 semana (claro que vai tudo muito bem racionado

).
Estética
2 anos depois continuo a achar este carro LINDO. É certo que não investi nos extras exteriores mas é um carro que provoca o fenómeno de head turning. Pessoalmente, sempre que chego ou saio do carro fico a admirá-lo como no primeiro dia. Para isso muito contribui a combinação de faróis de xenon+leds.
Mais bonito e agressivo que este apenas encontro o A3. De resto, e na minha opinião, não há mais nenhum com este nível de design.
Motor
Não sendo um rocket chega perfeitamente para o dia-a-dia e para o carro cheio. É agil apesar de um pouco amorfo na baixa rotação. Faz consumos realmente baixos se nos mantivermos abaixo dos 100 km/h, por volta dos 4l. A partir dai é sempre a subir.
Não tem a alma do 1.9TDI de 105 cavalos, mas quando é preciso esticar ele é bastante solicito. Tem força qb para fazer ultrapassagens seguras.
O cruise control neste carro influencia muito o consumo, pelo que a diferença entre ir a 120 / 140 acaba por ser pouco significativa.
E assim ficam umas impressões resumidas sobre o bicho.
Problemas/Resoluções
No entanto a mim calhou-me uma unidade "limão" (ou beta como diz o Nyxx) pelo que esta viatura me deu bastantes dores de cabeça até agora.
Vou deixar uma lista e as respectivas resoluções:
-Ruídos parasitas nos pilares A: Resolvido com a desmontagem e aplicação de "massa" nas colunas para que não vibrassem dentro do pilar;
-Ruídos parasitas vindos da mala: Cabos dos sensores arrumados à balda na "área técnica". Desmontou-se tudo e prenderam-se os cabos e ficou fino;
-Ruídos da tampa do apoio de braços: Resolvido com a substituição da tampa com forro de tecido pela tampa forrada em pele (paguei do meu bolso, não estava para me chatear);
-Chiar do volante a fazer manobras: Desmontou-se e a anilha do airbag teve de ser substituída. Ficou porreiro depois;
-O MMI de origem vinha com um problema no bluetooth que não conseguia manter a conexão activa com um telefone (estava sempre a cair): Foi substituído por outra unidade de comando e ficou arranjado;
-Mais tarde detectei distorção no som e o MMI foi substituído por outro. O problema manteve-se e a fábrica optou por uma versão de SW martelada. Deu barraca e ainda ficou pior. Pelo caminho deu um estalo nas colunas e o tweeter direito ficou a 95%. Levou o terceiro MMI com SW normal e substituiram a coluna errada (o woofer da porta ao invés do tweeter). Não fiquei satisfeito pelo que escalei isto para a casa mãe. Entretanto o A1 levou o quarto MMI, desta vez de outra versão diferente da sua data de fabrico. O problema do som ficou resolvido, ficou excelente nesse aspecto. No entanto perdi uma função, a de comando das luzes interiores ambientes, elas funcionam mas estão a meio gás. Não as posso desligar/aumentar/reduzir o brilho. Como o MMI não é da minha série e aquilo é tudo codificado em bits e bytes ainda não conseguiram descobrir qual o bite a codificar para activar o respectivo menu (mas está a ser tratado) mas o maior problema ficou resolvido.
-Recall da tampa de combustível que não fechava como deve ser;
-Recall dos autocolantes na mala junto aos faróis interiores porque a tinta começava a ficar desgastada;
-Problema com o start stop em que o sistema desligava o motor mas não o reiniciava (tinha de se ir à chave): Resolvido com a acção de chamada de reprogramação da ECU;
-Problema com os travões em que o pedal ficava rijo e o carro travava com "demasiada" força: A oficina detectou uma bomba de vácuo defeituosa e a mesma foi substituída. Já em casa eu revi o circuito todo e encontrei uma braçadeira que também estava a estrangular ligeiramente os tubos, saiu fora

e reparei que os novos não a trazem;
-Ópticas de Xenon marcadas por dentro: Resolvido com ópticas novas;
-O líquido de refrigeração estava sempre abaixo do nível: O sistema foi todo rectificado;
-Cabo de escoamento de excesso de combustível "caiu" e andava à vontade a passear pela parte inferior do carro: na oficina lá o puseram de novo no sítio;
-Afamado chiar do banco do pendura: Resolvido com a carta que foi para a Alemanhã. Tiraram o banco fora e foi verificado que a espuma estava vidrada na zona de contacto com os apoios. Foi aplicado um spray e ficou normal.
-chave de ponta e mola deixou de abrir convenientemente (o Nyxx também passou pelo mesmo): Resolvido com uma chave nova.
Por resolver está:
-A coluna que está a 95% (encomendei uma pois estava farto de confusão), ficou por 20€;
-A reprogramação do MMI para ter o menu das luzes;
Não tem sido uma vida fácil para o pequeno grande Audi. Gosto imenso do carro mas se fosse hoje e tivesse os mesmos descontos, vinha o 116ED.
Amanhã deixo umas captações do bicho para colorir o tópico. Vai estar é sujo