Boa tarde.
Pelo que dizes e pela experiência comprovada que há pouco tempo tive no meu Tdi, tudo indica que seja o medidor de massa de ar (vulgarmente designada por MAF) com problemas. Este dispositivo é o grande responsável pela maioria dos problemas de deficiente performance dos motores Tdi. E não é dispositivo para estar sempre avariado ou sempre "bom"... às vezes depende!
Uma breve explicação:
A MAF também pode ser designada por caudalímetro, medidor de massa de ar, debímetro, AFM, etc. Todos estes nomes utilizam-se para identificar um dos componentes mais importantes e intervenientes na gestão dos motores modernos de injecção a gasolina ou diesel. As MAF`s funcionam, informando em tempo real a centralina da massa de ar que passa no canal da admissão, intervindo por isso no cálculo do avanço da abertura dos injectores, volume injectado, pressão da bomba de injecção (excepto common-rail) e pressão do turbo.
A MAF é composta de um corpo onde, para além de um segmento de conduta de admissão, também existe um sensor de massa de ar, respectiva placa de circuito electrónico de controlo e normalmente uma grelha de protecção ao sensor. Este sensor é composto por um filamento de liga de platina-tungsténio com um comprimento de alguns centímetros e varia a sua resistividade com a temperatura do ar. As diferenças de resistividade são medidas através do cálculo em tempo real da tensão nos seus extremos. Quando o ar passa pelo filamento, a cada incremento de massa de ar, corresponde uma diminuição de temperatura nesse mesmo filamento e a cada decréscimo de massa de ar, corresponde um aumento de temperatura do filamento. Portanto, tem a tarefa de medir a quantidade de ar que entra pelo filtro e ajudar a gestão electrónica no cálculo do combustível a alimentar a cada momento. Está colocado após o filtro de ar ficando por isso sujeito a alguma sujidade se este não estiver limpo. Mas atenção! Não se deve tentar limpar, pois pode piorar ainda mais o que já não está bom!

Deve-se sim, estar atento a sinais de perda de potência ou subidas de rotação irregulares.
Este componente é bastante sensível e pode ser a causa de problemas em diversos automóveis, com predominância para certos modelos com motor Tdi. Pode não se conseguir melhorar as performances através da alteração da MAF, mas muitas vezes são responsáveis por decréscimos significativos na performance de um motor, daí que se deva dar alguma importância.
Precauções a ter:
- Substitua atempadamente o filtro do ar;
- Evite andar sempre a baixas e médias rotações que provocam maior carbonização;
- Puxe pelo motor de vez em quando, mas nunca a frio, claro! lol
José Silva