Colunas de trás não funcionam

Boa tarde pessoal , há alguns meses atrás instalei um novo rádio no meu audi a3 2002 e como diz no título , as colunas de trás não funcionam.
Já estive a fazer muita pesquisa e o carro é non-bose. Já percebi que ou o amplificador não tem energia , ou as colunas de trás não têm energia / estão estragadas , o que é muito improvável. Mando aqui umas fotos do meu rádio e do adaptador. O rádio stock do carro era o concert, ainda o tenho e a única razão pela qual o troquei é que mesmo inserindo o código de segurança, ele recusa-se a desbloquear. Tentei ligar o carro azul/branco ao cabo azul que sai do adaptador vermelho( dá para ver fita cola a isolar) pois pensei que ia dar energia ao amplificador mas nada. Alguém me consegue ajudar? Comprei o adaptador errado?
No futuro também queria trocar a coluna da frenta direita pois está estragada , alguém sabe de uma sugestão que seja a mais parecida com stock que seja fácil de instalar?
A3.jpgA2.jpgA4.jpg
A1.jpgA5.png

O A3 8L não é assim tão fácil de fazer ligações como outros carros. É preciso perceber mais ou menos o que cada cabo é (identificar as cores correspondentes). Mas se for tudo ligado no sítio certo há de funcionar, excepto a ligação de 12V da ignição, que funciona com o CANBUS que funciona com o rádio original que tens. Ou se faz ligação direta a um fusível que ligue com a ignição, ou tem que se ligar e desligar manualmente.
Em relação às colunas, hás de ver se elas produzem algum tipo de som, nem que seja distorcido. Se sim, é porque estão estragadas. Se não, é porque as ligações não estão certas.
Para além disso, recomendo trocar as colunas sempre em pares, para o som e a qualidade serem iguais. Mais alguma dúvida, PM que tento ajudar com o pouco que sei

É o seguinte elas não fazem som nenhum, nao me lembro como era com o radio original, so troquei o radio porque o concert estava em safe, meti o codigo nao deu, fui a audi não deu o codigo outra vez. Por isso acabei por melhorar o rádio.
Acho que comprei o adaptador errado , tenho ideia que comprei para bose. Mas é possível como está agora meter som para as colunas?
Não tenho como verificar se elas não funcionam , ou se os fios é que estão mal ligados.
Antes de mais, obrigado pela ajuda.

O A3 8L não é assim tão fácil de fazer ligações como outros carros. É preciso perceber mais ou menos o que cada cabo é (identificar as cores correspondentes). Mas se for tudo ligado no sítio certo há de funcionar, excepto a ligação de 12V da ignição, que funciona com o CANBUS que funciona com o rádio original que tens. Ou se faz ligação direta a um fusível que ligue com a ignição, ou tem que se ligar e desligar manualmente.
Em relação às colunas, hás de ver se elas produzem algum tipo de som, nem que seja distorcido. Se sim, é porque estão estragadas. Se não, é porque as ligações não estão certas.
Para além disso, recomendo trocar as colunas sempre em pares, para o som e a qualidade serem iguais. Mais alguma dúvida, PM que tento ajudar com o pouco que sei
Para a ignição, basta uma box canbus para ligar para rádios aftermarket. Fica tudo 100%

Se meteres fotos muito detalhadas das fichas, seja do carro, seja do rádio, podemos ajudar melhor. Simplesmente deves ter o fio de ligar o amplificador desligado ou no pin errado

A3.jpginstruçoes.PNG

Eu acredito que o problema é este. Este cabo que diz P.CONT acho que seja este o que liga o amplificador. Mas ele não liga a nenhum cabo. Tenho que ligar este cabo? Ou é outro fio que está mal ligado/não está? Tentei ligar ao outro azul que tem um bocado com fita cola que foi onde o descarnei, mas não deu som nas colunas na mesma(de trás).

Os pinouts estão pela net se quiseres verificar se tens o pino certo. Até o radio as vezes tem o pinout no autocolante.

Ok , estive a ver o manual do rádio sobre isso.
Encontrei estas opções.
É a do switch pre out?
Vi no rádio que está no REAR essa opção e não no SUB-W.
É suposto estar no sub-w?

Anexos

• IMG_20241122_210319.jpg
    IMG_20241122_210319.jpg
    203,7 KB · Visualizações: 4
Last edited:
Pessoal, não sei o que fiz. Mas as colunas de trás já estão a dar som.
Mas dão menos som que as da frente , eu diria cerca de 50% volume. Como arranjo isto ou visto que o carro é non-bose é normal as de trás terem menos volume?
Já agora, onde ligo o fio terra? É o preto com uma argola metálica no fim.

Last edited:
Tenho um a3 8L do mesmo ano (4 portas), e por acaso tenho andado a trocar as colunas todas. Restaurei o subwoofer que estava com a espuma completamente desfeita, e o mesmo com as da frente. As únicas que se ouve qualquer coisa são as de trás.

Isto para dizer que, se as colunas forem de origem, é muito provável que estejam em mau estado. Deixo aqui fotos do meu sub e da coluna da frente (lado direito) no estado em que estavam. O meu conselho é trocar isso tudo, veres mais ou menos as potências que cada coluna vai receber (e 4 ohms), e ter os adaptadores de montagem corretos. E obviamente as medidas das colunas (para o meu 13cm frente / 16,5cm atrás)

Em relação ao rádio, não te consigo dar muita ajuda

Se precisares de mais info deste processo, PM

Anexos

• 06AA5BCD-CDE6-4C7C-9A14-1113FDCBFEFA.jpeg
    06AA5BCD-CDE6-4C7C-9A14-1113FDCBFEFA.jpeg
    623,4 KB · Visualizações: 5
  • E4AF808B-15F2-4912-8251-75767801689B.jpeg
    E4AF808B-15F2-4912-8251-75767801689B.jpeg
    794,3 KB · Visualizações: 5
  • CCBDCDC0-C550-46F7-B971-B6FE9EE3F4F4.jpeg
    CCBDCDC0-C550-46F7-B971-B6FE9EE3F4F4.jpeg
    530,7 KB · Visualizações: 5
Sim 100% elas estão muito cansadas , eu consigo ouvir. Não sei se dá para restaurar ou vale a pena comprar novas , como já é um carro antigo não quero estar a investir dinheiro, mas não me importo de as desmontar e retificar se for possível. A coluna da frente da direita faz já está mesmo cansada e nota-se mesmo que precisa de ser trocada ou arranjada. Vale a pena trocar ou dá para arranjar?
Acerca das colunas atrás estarem mais baixas da frente acho que tem a ver com o amplificador estar a receber menos energia----> logo as da frente recebem mais energia e dão mais alto. Pode ser que o madlima29 me consiga ajudar visto que é um problema elétrico e não físico (acho eu).
Já vi na net que é um problema também comum , as pessoas conseguirem meter as colunas de trás a dar som , mas depois darem baixinho.

Back