bom dia. instalei em Setembro de 2007 gpl no meu carro.
abro este topico para criar aqui um ponto de discussao acerca do gpl e dos pros e contras (e pa tentar "matar" algumas ideias acerca do gpl que podem estar erradas)
vou fazer alguns copies de outro forum com algumas adaptacoes
instalei um sistema sequencial com centralina (existem outros tipos de kits de gpl, por ex, aspirados mas gastam mais, e tem que ser afinados...) com um deposito no lugar do pneu de bicicleta com capacidade para 52L (mas so se consegue encher cerca de 40L por questoes de seguranca)
nao notei grandes diferencas em relacao a puxar menos... talvez a mais baixa rotacao (1000-2000) fique um bocado mais turbo dependente.
tudo me parece perfeitamente normal. o ralenti sempre estavel, temperatura sempre normal, continua a puxar bem e sem nenhumas falhas, embora o red-line tenha encurtado das 6700 para cerca de 6400 rotacoes, o que tambem nao faz diferenca porque a potencia maxima é as 5900.
Este problema do red-line ter encortado foi mais tarde resolvido com instalacao de um kit chamado Lt lubricator que o que faz é basicamente, dependendo da pressao do turbo, injector umas gotas de liqui molly para " lubrificar" as sedes das valvulas.
este é um dos problemas apontados acerca do gpl: é menos "lubrificante" que a gasolina, embora isto se note mais em alguns carros do que noutros (os mais afectados sao os japoneses, principalmente os hondas e toyotas, porque tem as valvulas com uma liga mais "mole"); historicamente os carros do grupo Vw nao sao afectados por este problema, mas mais vale prevenir q remediar...
para estrear o sistema fui fazer um passeio com a minha namorada pela europa, num total de 2000kms. A partida foi da republica checa (estou la a residir ha 4 anos).
Da viagem, nao houve nada a assinalar acerca do sistema, tudo sem problemas. o consumo medio foi cerca de 12l aos cem... mas digamos que nas autoestradas alemãs... nao andei devagar... pricipalmente quando encontrei um porsche para me servir de "guia"... ao qual fui em "perseguicao" por cerca de 90kms... durante os quais fomos sempre a cerca de 220...30...40 e as vezes 50 (valores do velocimetro)... aqui pude verificar que o carro certamente nao tera perdido (muita) potencia... porque continua a chegar as velocidades que atingia anteriorment... emborar demore um bocadinho mais a la chegar.
depois de cerca de 3000kms vai-se ao instalador para eles ligarem a centralina do gpl ao computador para corrigir eventuais falhas no mapa e certificar que nao ha nenhuma fuga de gas.
depois desta correccao o carro ficou a gastar-m cerca de 8L em estrada e 12,5L em cidade, ligeiramente mais do que o que gastava a gasolina (embora o preco do gpl...)
vou postar fotos do kit ja a seguir...
Alguma duvida... posso tentar ajudar
cumprimentos
abro este topico para criar aqui um ponto de discussao acerca do gpl e dos pros e contras (e pa tentar "matar" algumas ideias acerca do gpl que podem estar erradas)
vou fazer alguns copies de outro forum com algumas adaptacoes
instalei um sistema sequencial com centralina (existem outros tipos de kits de gpl, por ex, aspirados mas gastam mais, e tem que ser afinados...) com um deposito no lugar do pneu de bicicleta com capacidade para 52L (mas so se consegue encher cerca de 40L por questoes de seguranca)
nao notei grandes diferencas em relacao a puxar menos... talvez a mais baixa rotacao (1000-2000) fique um bocado mais turbo dependente.
tudo me parece perfeitamente normal. o ralenti sempre estavel, temperatura sempre normal, continua a puxar bem e sem nenhumas falhas, embora o red-line tenha encurtado das 6700 para cerca de 6400 rotacoes, o que tambem nao faz diferenca porque a potencia maxima é as 5900.
Este problema do red-line ter encortado foi mais tarde resolvido com instalacao de um kit chamado Lt lubricator que o que faz é basicamente, dependendo da pressao do turbo, injector umas gotas de liqui molly para " lubrificar" as sedes das valvulas.
este é um dos problemas apontados acerca do gpl: é menos "lubrificante" que a gasolina, embora isto se note mais em alguns carros do que noutros (os mais afectados sao os japoneses, principalmente os hondas e toyotas, porque tem as valvulas com uma liga mais "mole"); historicamente os carros do grupo Vw nao sao afectados por este problema, mas mais vale prevenir q remediar...
para estrear o sistema fui fazer um passeio com a minha namorada pela europa, num total de 2000kms. A partida foi da republica checa (estou la a residir ha 4 anos).
Da viagem, nao houve nada a assinalar acerca do sistema, tudo sem problemas. o consumo medio foi cerca de 12l aos cem... mas digamos que nas autoestradas alemãs... nao andei devagar... pricipalmente quando encontrei um porsche para me servir de "guia"... ao qual fui em "perseguicao" por cerca de 90kms... durante os quais fomos sempre a cerca de 220...30...40 e as vezes 50 (valores do velocimetro)... aqui pude verificar que o carro certamente nao tera perdido (muita) potencia... porque continua a chegar as velocidades que atingia anteriorment... emborar demore um bocadinho mais a la chegar.
depois de cerca de 3000kms vai-se ao instalador para eles ligarem a centralina do gpl ao computador para corrigir eventuais falhas no mapa e certificar que nao ha nenhuma fuga de gas.
depois desta correccao o carro ficou a gastar-m cerca de 8L em estrada e 12,5L em cidade, ligeiramente mais do que o que gastava a gasolina (embora o preco do gpl...)
vou postar fotos do kit ja a seguir...
Alguma duvida... posso tentar ajudar
cumprimentos









