Como a vida não são só automóveis e tendo em conta que temos aqui no fórum o grande projecto do Vinnie (Brera_Hifi), decidi deixar aqui um dos meus mais recentes trabalhos pois como algumas pessoas daqui sabem, grande parte do meu "dia-a-dia" é precisamente a preparação/reparação de Quads..
No seguimento de uma conversa de café relacionada com a compra de um quad e eventual preparação/melhoramento, foi-me entregue uma LTZ400 que apresentava alguns danos devido a algum uso abusivo no mato, etc..
Depois de tudo +/- estipulado, deu-se a desmontagem onde se definiu que o principal tema desta preparação iria ser o melhoramento ao máximo de todo o equipamento original e só depois se iria eventualmente apostar em material melhor e mais resistente..
Ciclística:
- melhoramento dos braços de suspensão: copos de lubrificação; apoios de amortecedor melhorados e com 2 posições ajustáveis; rótulas reforçadas com ajuste de camber inferior
- alargadores às 4 rodas (temporários)
- alteração do sistema de rolamentos do eixo traseiro
- copos de lubrificação no eixo traseiro
- biela de rebaixamento dupla (permite a deslocação lateral da escora sem exercer força apenas nos rolamentos da mesma)
- coluna de direcção aumentada e reforçada 12cm
- pivot superior da coluna de direcção com lubrificação
- pivot inferior da coluna reforçado e com espigão em cromoduro + casquilho em bronze auto-lubrificado
- guiador FatBar lowline
- suspensões revisionadas e alteração do regulador de compressão traseiro (agora com hipótese de bloqueio)
- manete de embraiagem com "unbreakable design" + suporte CR
- revisão completa das maxilas com troca completa de vedantes
- maxilas desmontadas e lacadas de laranja
- malhas de aço duplas revestidas
- disco traseiro perfurado
- jantes dianteiras com aneis de centragem invertidos
- air scoops em alumínio personalizados juntamente com kit de autocolantes
Estética:
- quadro + subquadro na cor candy_blue ou candy_orange
- braços inferior na cor do quadro; braços superiores cromados
- plásticos frente + trás obrigatoriamente bracos/pretos
- capot com supressão da óptica original (mais tarde optou-se então pela adaptação do capot da YFZ450 com look carbon_white)
- inserção de alguns laranjas e/ou azuis ciano dependendo da cor do quadro escolhida
- jantes pretas (com fita de cor na borda)
- bumper + nerfs em branco
- capa de banco JNeves com cores/corte a definir
- punhos Tag Orange
- amortecedores em preto com molas laranja/azul
- protecções de mãos em laranja
- esponja de guiador
- kit de autocolantes personalizado com alusão à "Rockstar EnergyDrink"
Mecânica:
- revisão geral ao motor com verificação de folgas e substituição de algum material de desgaste
- filtro de ar Pro-Design + caixa de filtro maior com respectiva falange
- kit dynojet
- escape de rendimento
- corrente RK
- remoção do termostato à saída do motor
- tubagens de água em silicone
- water in-line Cooler
Eléctrica:
- simplificação ao máximo da instalação original com supressão de alguns sensores
- anulação do corte das 3500rpm com a marcha-atrás engrenada
- novo sistema de iluminação frontal com mínimos/médios/máximos
- sistema de alarme por válvula de mercúrio c/ relé de corte ao interior do estator
- remoção do conjunto de botões no guiador "Run|Stop|Lights|Start"
- botão start "waterproof"
- corta-corrente QuadRacing
Dito isto, deixo algumas fotos da chegada do quadro, material pronto a ser limpo e devidamente lubrificado para finalmente ser montado e uma ou outra foto da fase de montagem ainda com alguns pormenores a serem decididos..
Depois da escolha entre o laranja e o azul, o quadro foi decapado e pintado em estufa com a cor candy_blue:
Comecei então com a montagem do material apesar de ainda haverem várias alterações a fazer na parte ciclística:
Entretanto foi altura de dar uma vista de olhos à instalação eléctrica e fazer as modificações que estavam já agendadas:
Enquanto se estudavam outras modificações ainda a realizar e enquanto não chegavam os braços superior da cromagem, o quad tinha este aspecto:
Chegado o resto do material, foi montar tudo ao sítio e tratar do respectivo alinhamento e afinação dos diferentes orgãos de suspensão:
Foi então altura de ir a Famalicão, às instalações do JN Seat Covers para fazer a nova capa de banco..
Tinha sido previamente desenhado um esboço que foi enviado por Fax e quando lá cheguei, estava a capa pronta a ser montada ao sítio, muito melhor do que era esperado.. Trabalho 5 estrelas por parte da JN!
Os plásticos chegaram da pintura e ficou decidido que iriam ser todos brancos com a particularidade de ficar o plástico superior do depósito e a parte inferior da plástico traseiro em preto.. Tudo o que foi pintado a branco, levou no final um fuminho de pérola com reflexos azuis a condizer com a pintura do quadro...
Foi então altura de montar o capot da YFZ450 ao sítio e verificar se tudo ficava como o esperado.. Tendo em conta que foi escolhido o look de carbono branco, foi assim condizer com o tecido escolhido no banco feito pela JN Seat Covers:
Vou "riscando" as modificações da lista inicial consoante forem efectuadas ao longo do tempo.. Claro está que opiniões e/ou críticas serão sempre bem-vindas!
Relembro que o propósito deste trabalho sempre foi o melhoramento do material OEM pois se houvesse dinheiro em abundância ou um paitrocício, as coisas teriam sido diferentes.. Pessoalmente estou a gostar do resultado e serve principalmente para vermos que um quad pode ser bonito e funcional sem gastarmos rios de dinheiro em marcas conhecidas, etc..
Fotos finais ainda não há pois apesar de o quad já andar, ainda não está tudo finalizado.. Vou actualizando o tópico com o resto das modificações, etc.. Alguma dúvida, é só dizer!
Um abraço,
Ricardo M.
No seguimento de uma conversa de café relacionada com a compra de um quad e eventual preparação/melhoramento, foi-me entregue uma LTZ400 que apresentava alguns danos devido a algum uso abusivo no mato, etc..
Depois de tudo +/- estipulado, deu-se a desmontagem onde se definiu que o principal tema desta preparação iria ser o melhoramento ao máximo de todo o equipamento original e só depois se iria eventualmente apostar em material melhor e mais resistente..
Ciclística:
- melhoramento dos braços de suspensão: copos de lubrificação; apoios de amortecedor melhorados e com 2 posições ajustáveis; rótulas reforçadas com ajuste de camber inferior
- alargadores às 4 rodas (temporários)
- alteração do sistema de rolamentos do eixo traseiro
- copos de lubrificação no eixo traseiro
- biela de rebaixamento dupla (permite a deslocação lateral da escora sem exercer força apenas nos rolamentos da mesma)
- coluna de direcção aumentada e reforçada 12cm
- pivot superior da coluna de direcção com lubrificação
- pivot inferior da coluna reforçado e com espigão em cromoduro + casquilho em bronze auto-lubrificado
- guiador FatBar lowline
- suspensões revisionadas e alteração do regulador de compressão traseiro (agora com hipótese de bloqueio)
- manete de embraiagem com "unbreakable design" + suporte CR
- revisão completa das maxilas com troca completa de vedantes
- maxilas desmontadas e lacadas de laranja
- malhas de aço duplas revestidas
- disco traseiro perfurado
- jantes dianteiras com aneis de centragem invertidos
- air scoops em alumínio personalizados juntamente com kit de autocolantes
Estética:
- quadro + subquadro na cor candy_blue ou candy_orange
- braços inferior na cor do quadro; braços superiores cromados
- plásticos frente + trás obrigatoriamente bracos/pretos
- capot com supressão da óptica original (mais tarde optou-se então pela adaptação do capot da YFZ450 com look carbon_white)
- inserção de alguns laranjas e/ou azuis ciano dependendo da cor do quadro escolhida
- jantes pretas (com fita de cor na borda)
- bumper + nerfs em branco
- capa de banco JNeves com cores/corte a definir
- punhos Tag Orange
- amortecedores em preto com molas laranja/azul
- protecções de mãos em laranja
- esponja de guiador
- kit de autocolantes personalizado com alusão à "Rockstar EnergyDrink"
Mecânica:
- revisão geral ao motor com verificação de folgas e substituição de algum material de desgaste
- filtro de ar Pro-Design + caixa de filtro maior com respectiva falange
- kit dynojet
- escape de rendimento
- corrente RK
- remoção do termostato à saída do motor
- tubagens de água em silicone
- water in-line Cooler
Eléctrica:
- simplificação ao máximo da instalação original com supressão de alguns sensores
- anulação do corte das 3500rpm com a marcha-atrás engrenada
- novo sistema de iluminação frontal com mínimos/médios/máximos
- sistema de alarme por válvula de mercúrio c/ relé de corte ao interior do estator
- remoção do conjunto de botões no guiador "Run|Stop|Lights|Start"
- botão start "waterproof"
- corta-corrente QuadRacing
Dito isto, deixo algumas fotos da chegada do quadro, material pronto a ser limpo e devidamente lubrificado para finalmente ser montado e uma ou outra foto da fase de montagem ainda com alguns pormenores a serem decididos..
Depois da escolha entre o laranja e o azul, o quadro foi decapado e pintado em estufa com a cor candy_blue:



Comecei então com a montagem do material apesar de ainda haverem várias alterações a fazer na parte ciclística:





Entretanto foi altura de dar uma vista de olhos à instalação eléctrica e fazer as modificações que estavam já agendadas:


Enquanto se estudavam outras modificações ainda a realizar e enquanto não chegavam os braços superior da cromagem, o quad tinha este aspecto:

Chegado o resto do material, foi montar tudo ao sítio e tratar do respectivo alinhamento e afinação dos diferentes orgãos de suspensão:

Foi então altura de ir a Famalicão, às instalações do JN Seat Covers para fazer a nova capa de banco..
Tinha sido previamente desenhado um esboço que foi enviado por Fax e quando lá cheguei, estava a capa pronta a ser montada ao sítio, muito melhor do que era esperado.. Trabalho 5 estrelas por parte da JN!




Os plásticos chegaram da pintura e ficou decidido que iriam ser todos brancos com a particularidade de ficar o plástico superior do depósito e a parte inferior da plástico traseiro em preto.. Tudo o que foi pintado a branco, levou no final um fuminho de pérola com reflexos azuis a condizer com a pintura do quadro...
Foi então altura de montar o capot da YFZ450 ao sítio e verificar se tudo ficava como o esperado.. Tendo em conta que foi escolhido o look de carbono branco, foi assim condizer com o tecido escolhido no banco feito pela JN Seat Covers:

Vou "riscando" as modificações da lista inicial consoante forem efectuadas ao longo do tempo.. Claro está que opiniões e/ou críticas serão sempre bem-vindas!
Relembro que o propósito deste trabalho sempre foi o melhoramento do material OEM pois se houvesse dinheiro em abundância ou um paitrocício, as coisas teriam sido diferentes.. Pessoalmente estou a gostar do resultado e serve principalmente para vermos que um quad pode ser bonito e funcional sem gastarmos rios de dinheiro em marcas conhecidas, etc..
Fotos finais ainda não há pois apesar de o quad já andar, ainda não está tudo finalizado.. Vou actualizando o tópico com o resto das modificações, etc.. Alguma dúvida, é só dizer!

Um abraço,
Ricardo M.