Bom dia a todos.
Venho partilhar convosco uma situação anormal que não se encontra uma razão plausivél para o que está a acontecer.
A viatura em questão é uma carrinha Audi A4 B6 TDi de 11/01. Os sintomas que apresenta são:
- Falha de informação de velocidade (o manometro fica a zero, mas por vezes funciona correctamente, e depois volta a ficar a zero, depois de o ponteiro "saltar" um pouco entre valores);
- Falha de informação do combustível (o manometro tanto marca o nível correcto, como marca um pouco mais e já marcou o máximo estando apenas com sensivelmente 1/4 de depósito).
Foi verificado com o VAG-COM se existia algum erro, e para admiração, nem um único erro relacionado com o quadrante (sim, tem outros como aqueles sensores dos apoios de motor que geralmente aparecem e um de A/C que não tenho a funcionar de momento). Foi feito teste de manómetros e estão todos a funcionar CORRECTAMENTE !!! Impressionante, dado o que acontece realmente.
Ontem ia a caminho de casa e tentei ver em que situações mais concretas é que o comportamento do manometro é incorrecto. Como a viatura já conta com 326K kms, já existem algumas folgas, nomeadamente na manete da caixa de velocidades, ou seja, quando se mete uma mudança, se movimentar-mos a manete ela tem uma pequena folga. O que pude reparar e se pode ver no vídeo que partilho (embora não se veja a relação que meto) é que quando faço uso da 2ª, 4ª e 6ª velocidade o manómetro funciona, mas deixa de funcionar nas mudanças ímpares. Estranho não acham? E para colmatar esta situação, mesmo quando meto uma mudança "par", se acelerar o suficiente para que o motor se "mexa" (quando se acelera o motor tende a inclinar-se um pouco para trás, num movimento de torção, levando consigo tudo o que está agarrado, inclusivé caixa), o que causa um "mover" da manete , o velocimentro deixa de contar. Mas se a puxar para trás a referida manete, como que se tivesse a "reposicioná-la", começa a contar de novo.
Já me disseram que deverá ser um problema de manómetros, mas com este desvendar com a caixa de velocidades, fico um pouco céptico que seja dai. Alguém que possa ter uma ideia do que esteja a originar isto? Para mim, alguma coisa está a quebrar o envio de informação para o quadrante em termos de velocidade e do nivel de combustivel, e a caixa de velocidades está de alguma forma relacionada. Não vejo que seja problema de quadrante, mas eu não percebo muito disto
.
Aqui fica o video, embora não dê para entender muito bem quando meto as mudanças par ou quando faço a tal recolocação da manete.. A ver se faço um outro video...
Venho partilhar convosco uma situação anormal que não se encontra uma razão plausivél para o que está a acontecer.
A viatura em questão é uma carrinha Audi A4 B6 TDi de 11/01. Os sintomas que apresenta são:
- Falha de informação de velocidade (o manometro fica a zero, mas por vezes funciona correctamente, e depois volta a ficar a zero, depois de o ponteiro "saltar" um pouco entre valores);
- Falha de informação do combustível (o manometro tanto marca o nível correcto, como marca um pouco mais e já marcou o máximo estando apenas com sensivelmente 1/4 de depósito).
Foi verificado com o VAG-COM se existia algum erro, e para admiração, nem um único erro relacionado com o quadrante (sim, tem outros como aqueles sensores dos apoios de motor que geralmente aparecem e um de A/C que não tenho a funcionar de momento). Foi feito teste de manómetros e estão todos a funcionar CORRECTAMENTE !!! Impressionante, dado o que acontece realmente.
Ontem ia a caminho de casa e tentei ver em que situações mais concretas é que o comportamento do manometro é incorrecto. Como a viatura já conta com 326K kms, já existem algumas folgas, nomeadamente na manete da caixa de velocidades, ou seja, quando se mete uma mudança, se movimentar-mos a manete ela tem uma pequena folga. O que pude reparar e se pode ver no vídeo que partilho (embora não se veja a relação que meto) é que quando faço uso da 2ª, 4ª e 6ª velocidade o manómetro funciona, mas deixa de funcionar nas mudanças ímpares. Estranho não acham? E para colmatar esta situação, mesmo quando meto uma mudança "par", se acelerar o suficiente para que o motor se "mexa" (quando se acelera o motor tende a inclinar-se um pouco para trás, num movimento de torção, levando consigo tudo o que está agarrado, inclusivé caixa), o que causa um "mover" da manete , o velocimentro deixa de contar. Mas se a puxar para trás a referida manete, como que se tivesse a "reposicioná-la", começa a contar de novo.
Já me disseram que deverá ser um problema de manómetros, mas com este desvendar com a caixa de velocidades, fico um pouco céptico que seja dai. Alguém que possa ter uma ideia do que esteja a originar isto? Para mim, alguma coisa está a quebrar o envio de informação para o quadrante em termos de velocidade e do nivel de combustivel, e a caixa de velocidades está de alguma forma relacionada. Não vejo que seja problema de quadrante, mas eu não percebo muito disto

Aqui fica o video, embora não dê para entender muito bem quando meto as mudanças par ou quando faço a tal recolocação da manete.. A ver se faço um outro video...
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