Retrofit volante multifunções S-Line

• Thread starter Thread starter msullx
  • Data de Início Data de Início
Boa tarde,

Vamos lá ver se alguém aqui do forum me pode dar alguma ajuda, ou conheça alguém que trabalhe na Audi, ou que tenha o amigo de um amigo,...

A questão é que quero substituir o volante do meu A3 8P por um volante multifunções do S-Line. Até aqui tudo pacífico.

Quando vou à Audi perguntar se é possivel, não sabem! :twisted: aliás pensam que é possivel mas nem sabem o que se tem de alterar nem a referência do volante S-Line...

Após alguma investigação por conta própria já sei que tal é possivel e que necessito além do volante multifunções, de um novo cabo para o airbag e de um novo módulo electrónico de controlo.

As perguntas que coloco ao forum são as seguintes:

Já alguém fez algo parecido?
Será que alguém que trabalhe na Audi pode "descobrir" quais as referências do volante S-Line, do cabo para o airbag e do módulo de controlo?

Tenho o ETKA mas mas é a versão 537 e não tem ainda os dados actualizados para o meu carro.

Se alguém me puder ajudar, agradeço.

A minha experiência é um tanto ao quanto diferente da que pretendes;
Eu tenho uma B6, que vinha com um volante de 4 raios e sem multi-funções.

Posso-te dizer que tem agora instalado um volante de 3 raios e garanto-te que foi totalmente "plug&play".

Aliás quem me vendeu o volante e o air-bag enviou-me um cabo de ligação do air-bag, que segundo ele teria que ser usado em substituição do que estaria instalado.

O cabo ficou na caixa. Não foi preciso usar. Caso te dê jeito apita!

Se o teu volante de origem já trás multi-funções, penso que não será necessário mudar nada, a não ser mesmo o volante..... e claro o air-bag.

Se pelo contrário o teu volante de origem não tiver multi-funções, vais ter muito que pedelar, porque para alem do módulo, tens ainda que arranjar a cablagem e fazer todas as ligações.

Boas!

Por acaso isto era algo que também gostaria de ver na minha A4 b6. Eu tenho o normal volante de 4 raios e gostaria de por também o volante multifunções, pois sobretudo os controlos para o rádio dão muito jeito... vou ficar atento a este tópico! :roll:

Tag disse:
Posso-te dizer que tem agora instalado um volante de 3 raios e garanto-te que foi totalmente "plug&play".

Aliás quem me vendeu o volante e o air-bag enviou-me um cabo de ligação do air-bag, que segundo ele teria que ser usado em substituição do que estaria instalado.

Podes dizer em quanto ficou a brincadeira ou é TOP SECRET?

Tag disse:
A minha experiência é um tanto ao quanto diferente da que pretendes;
Eu tenho uma B6, que vinha com um volante de 4 raios e sem multi-funções.

Se o teu volante de origem já trás multi-funções, penso que não será necessário mudar nada, a não ser mesmo o volante..... e claro o air-bag.

Se pelo contrário o teu volante de origem não tiver multi-funções, vais ter muito que pedelar, porque para alem do módulo, tens ainda que arranjar a cablagem e fazer todas as ligações.

Actualmente o meu carro não tem multifunções, no entanto e por pesquisa própria, sei que se pode instalar o volante multifunções.
Como tenho o novo A3 8P o airbag será o mesmo e apenas necessito de um cabo especifico para ligar o airbag e os botões do volante ao cancellation ring além de um novo módulo electrónico.

A cablagem que tu referes, no meu caso não se aplica, pois estes novos modelos anularam a cablagem que foi substituida pelo "tal" módulo electrónico.

Resumindo: Temos um cabo de airbag + botões do volante que vai ligar ao cancellation ring que por sua vez vai "encaixar" ao módulo electrónico. A comunicação que anteriormente era feita atrávés de cablagem nos novos A3 8P foi substituida pela tecnologia CAN-BUS (que é controlado neste caso, pelo módulo electrónico).

A questão reside precisamente aqui, qual a referência correcta para o meu carro do módulo electrónico e do volante. Por incrível que pareça, já fui a dois concessionários da Audi e eles simplesmente não sabem...

Recorrendo a alguns forums ingleses e americanos consegui obter a informação que tenho até agora.

Vamos ver como vai evoluir a questão.... uma coisa é certa, como sou um tipo de ideias fixas, este projecto vai mesmo para a frente :wink:

De qualquer forma se alguém tiver algum input adicional ao que foi dito, será bem vindo, pois o objectivo destes forums é mesmo esse, a partilha de informação.

Este é o volante que tenho actualmente: :?

Este é o volante que eu quero :lol:

MoByS disse:
Podes dizer em quanto ficou a brincadeira ou é TOP SECRET?

Top secret? Não, quanto muito pode ser offtopic. :lol:

Desde já peço desculpa ao msllx.

O volante ficou-me em 200.56 Euros, o air-bag em 50Euros e os portes em 17Euros.

Antes:

Depois:

Inicialmente também pensei comprar o volante com multi-funções, mas como não aparecia nada no ebay e como a instalação na minha B6 é mais complexa, deixei-me disso.

Silveraudi: Sorte, olha que não! Ele vai tendo umas coisas a preços simpáticos. Como sabes agora tem lá um volante dos novos que está por 198,00 EUR e já com air-bag. Mesmo que suba um pouco mais, continua a ser um excelente preço, fase ao preço que é pedido na Audi.

o que tu queres sei eu !

Algarve008.jpg

mas este já tem dono ! :lol: é um excelente volante. (offtopic, tag, acho que nos nossos carros estes novos volantes n ficam lá mto bem)

Silveraudi disse:
o que tu queres sei eu !

Algarve008.jpg

mas este já tem dono ! :lol: é um excelente volante. (offtopic, tag, acho que nos nossos carros estes novos volantes n ficam lá mto bem)

:lol: :lol: :lol:
O que eu quero é parecido com esse, com o emblema S-LINE e as linhas cozidas de cor branco / preto e vermelho...

Ainda é mais bonito que esse.... :twisted:

O volante é muito bonito, mas de facto não fica muito bem nos B6.

Mas nos novos A3 ficam a matar.

Selecciona esse vendedor como teu favorito e vai estando atento aos negócios dele. Mais cedo ou mais tarde, vai aparecer o que tu queres :wink:

Back