Olá a todos.
Tenho 2 carros de momento. Um Ibiza GTTDi 110cv, 219.900km, motor AFN, com turbo VNT15/17.
E tenho o Audi 80 avant, motor 1Z , de 90cv, 182.000km, turbo GT15, com alguns ja sabem.
Colocando o facto de terem turbo diferentes à parte, será que alguém me poderia explicar porque é que o motor AFN é (ou estará) mais silencioso que o 1Z ?
Nenhum deles tem a capota de plastico do motor.
Enquanto que o Seat tem um trabalhar Diesel normal, produzindo um ruido mais que aceitavel, sem vibrações ou hesitações a acelarar (das 1000 as 4000! sempre certíssimo)... no Audi, consigo ouvir um " tok tok tok tok clok clok " bem audível quando trabalha.
A frio nota-se mais, até o oleo almofadar as touches, depois desaparece um pouco , mas mesmo assim.... fica com um trabalhar bastante ruidoso para um 1.9 Tdi. Pelo menos ao ponto de sentir vibração no habitaculo um pouco acima do normal. Até chega a "ecoar" nos regimes baixos.
Verifiquei o timing da injecção na Audi e deu-me 78, pelo vag-com.
A Audi é um carro bastante confortavel , até anda razoavelmente bem (não parece ter 90cv) , mas o trabalhar do motor gera muitas vibrações e tambem ruido dentro do habitaculo e nao me parece que seja da insonorização.
Quando o ligo a frio, sinto o bater das touches que é um " tek tek tek " fininho que depois vai passando ao fim de uns segundos. Mas aquela nota "grave" e que se ouve muito bem entre a zona das valvulas e a bomba injectora, mais do tipo " tak ou tok " é que acho que está a causar isto e não "passa" com o trabalhar.
Como poderei "resolver" isto? Eu gosto muito do Audi e está linda por dentro e por fora. Mas o ruido do motor está a decepcionar-me (estou habituado ao Ibiza).
Ja ouvi outra Avant e o som era parecido. Mas ouvi outros 80 a passar por mim e até ao relantim e nao batiam tanto !!
Serão as valvulas? Touches? Será que a cabeça de um AFN resolverá o problema?
Obrigado a todos!
Tenho 2 carros de momento. Um Ibiza GTTDi 110cv, 219.900km, motor AFN, com turbo VNT15/17.
E tenho o Audi 80 avant, motor 1Z , de 90cv, 182.000km, turbo GT15, com alguns ja sabem.
Colocando o facto de terem turbo diferentes à parte, será que alguém me poderia explicar porque é que o motor AFN é (ou estará) mais silencioso que o 1Z ?
Nenhum deles tem a capota de plastico do motor.
Enquanto que o Seat tem um trabalhar Diesel normal, produzindo um ruido mais que aceitavel, sem vibrações ou hesitações a acelarar (das 1000 as 4000! sempre certíssimo)... no Audi, consigo ouvir um " tok tok tok tok clok clok " bem audível quando trabalha.
A frio nota-se mais, até o oleo almofadar as touches, depois desaparece um pouco , mas mesmo assim.... fica com um trabalhar bastante ruidoso para um 1.9 Tdi. Pelo menos ao ponto de sentir vibração no habitaculo um pouco acima do normal. Até chega a "ecoar" nos regimes baixos.
Verifiquei o timing da injecção na Audi e deu-me 78, pelo vag-com.
A Audi é um carro bastante confortavel , até anda razoavelmente bem (não parece ter 90cv) , mas o trabalhar do motor gera muitas vibrações e tambem ruido dentro do habitaculo e nao me parece que seja da insonorização.
Quando o ligo a frio, sinto o bater das touches que é um " tek tek tek " fininho que depois vai passando ao fim de uns segundos. Mas aquela nota "grave" e que se ouve muito bem entre a zona das valvulas e a bomba injectora, mais do tipo " tak ou tok " é que acho que está a causar isto e não "passa" com o trabalhar.
Como poderei "resolver" isto? Eu gosto muito do Audi e está linda por dentro e por fora. Mas o ruido do motor está a decepcionar-me (estou habituado ao Ibiza).
Ja ouvi outra Avant e o som era parecido. Mas ouvi outros 80 a passar por mim e até ao relantim e nao batiam tanto !!
Serão as valvulas? Touches? Será que a cabeça de um AFN resolverá o problema?
Obrigado a todos!
