Certamente que a questão do motor ficar acelerado coincide com o início/decorrer da regeneração do Fap.
Para evitar problemas e luzes acesas, quando o motor estiver com esses sintomas o ideal é tentar fazer um pouco de estrada aberta com uma velocidade superior a 60/70kms com o motor na casa das 2.000rpms durante uns 15/20 minutos. Assim regenera nas condições ideais e não dá problemas. Claro que se não houver tempo, não tem problema interromper de vês em quando. O importante é que na próxima vez que utilizar o carro após interromper a regeneração, fazer o procedimento que indiquei.
Um bom indicador se a regeneração está a acontecer é o funcionamento do S&S. Se não acionar e não for devido ao ac estar ligado, é certamente porque o Fap está a regenerar.
Não tem problema fazer a viagem que referiu. Só vai fazer bem uma vez que o Fap vai regenerar de forma “natural” .
O ir “passear” o carro regularmente também não ajuda muito uma vez que ele não regenera sempre que está em AE. Só regenera quando atinge um certo nível de saturação. Não deveria ser assim mas é o que é.
Quando a duração entre regenerações, se a regeneração for bem sucedida e feita nas condições que referir, pode contar com intervalos que rondem os 250 a 350kms, mas se fizer muito para arranca e percursos curtos em que o motor anda sempre frio, o intervalo pode encurtar para algo entre os 100 e os 200kms.
Relativamente ao acabar a regeneração com o carro parado, não é o ideal uma vez que o motor não está em “carga” e por isso não atinge as temperaturas de gases de escapes ideais mas sempre é melhor do que interromper. O tempo pode rondar o tempo que levaria a fazer a regeneração em estrada, isto é, cerca de 15/20 minutos como pode levar 5 minutos caso esteja na iminência de a concluir!
Quando a aditivos, usar gasóleo aditivado de marca ajuda bastante na boa saúde no filtro e na realização das regenerações!
