1 Lt de oleo em 3000km....quem anda ai?

Boas a todos os "argolas" deste forum e aos que assistem!!

Quase nunca participo aqui porque pouco percebo de "maquinas". E é por isso, que pergunto se alguem tem um(a) a4 a gasolina a consumir 1lt de oleo aos 3000km ....um bocado suspeito

Obrigados....

tens lub no gpl?

gpl sem lubrificação pode ser mt seco e dar desgaste maior nos segmentos...
o gpl tb como tem uma queima mais limpa e seca tende a limpar um pouco a crosta interior, o q por vezes deixa micro-fissuras à mostra...

de qualquer das formas deves ter os segmentos e/ou sedes de valvulas em mau estado...

o carro faz fumo cinza escuro quando ouxas por ele?

Last edited:
ao passares para 5w40 ainda te vai desaparecer mais oleo,devias pôr era 15w40.
Que óleo usas? se for manhoso experimenta pôr um em condições.
Se já o é,então faz um teste á compressão.

Last edited:
viva....

tambem ja me falaram nisso dos "segmentos"....q teria de abrir o motor e queimar uns valores.....

quanto ao lub nunca utilizei, porque o mecanico deste carro, que foi desde que a tenho o mesmo....que é instalador do GPL na mesma. e penso que o oleo é do bom"

Os km tambem penso que sao reais, é de 2002 e a gasolina (a gpl agora)

Relativamente ao fumo nunca verifiquei.....

E o que é isso de teste de compressao?!? lol

Bem, normal não é de certeza! O teu motor deve ser igual ao meu que também é de 2002... Meto-lhe óleo 10W40 e não bebe nada..

ao passares para 5w40 ainda te vai desaparecer mais oleo,devias pôr era 15w40.
Que óleo usas? se for manhoso experimenta pôr um em condições.
Se já o é,então faz um teste á compressão.

Em parte o que dizes é verdade porque o 5w40 não é tão espesso.

Agora aconselhares a colocar o 15w40 então aí é que te espalhas ao comprido... Se anda a perder óleo é porque tem algum problema, que não pode, nem deve ser "corrigido" em meter óleo mais espesso!

Deve sim ir ao mecânico e ver o que se passa. O post do pratinhol diz tudo!

viva....

tambem ja me falaram nisso dos "segmentos"....q teria de abrir o motor e queimar uns valores.....

quanto ao lub nunca utilizei, porque o mecanico deste carro, que foi desde que a tenho o mesmo....que é instalador do GPL na mesma. e penso que o oleo é do bom"

Os km tambem penso que sao reais, é de 2002 e a gasolina (a gpl agora)

Relativamente ao fumo nunca verifiquei.....

E o que é isso de teste de compressao?!? lol

teste de compressão é o teste q vai dizer se é o problema é mesmo os segmentos...
segmentos são uns aneis q encaixam à volta dos pistões para impedir q o oleo do motor por baixo dos pistões, passem para a câmara de combustão em cima do pistão, quando o pistão anda pra cima e para baixo...

quando estes aneis começam a perder a eficácia o oleo começa a passar pra camara e é queimado junto com o combustivel... como é lógico o motor começa a perder a sua saude quando isso acontece...
o teste de compressão vê a estanquicidade dos segmentos, q se estiverem lixados vai dar compressão mais baixa do q devia...

os segmentos podem custar "apenas" 80 ou 100 euros, mas o trabalho q dá mudá-los é ter que desmontar o motor por completo...
e ao fazê-lo, se compensar fazê-lo, aproveita-se o custo enorme e verifica-se outros pontos do motor, tais como ovalização das camisas, sedes de válvulas, válvulas, cames, touches, cambota, bielas e bronzes de bielas, etc......
normalmente se os segmentos se foram devido aos elevados kms é normal q outras coisas precisem de ser mudadas...
por norma é uma reparação cara, mas como costumo dizer, é um kinder surpesa, pois ao abrir nunca se sabe o q se vai encontrar...

ao fazer este serviço, e se o serviço for bem feito, o motor fica como novo, rectificado como se costuma dizer, com 0 kms, obrigando inclusivé a uma rodagem cuidadosa...

Desculpa mas,espalhar-me ao comprido?
Se está a beber óleo lógico que algo não está bem e deve ser examinada a causa. Mas entre por um 1l por mes ou 1 por dia....
Ou è melhor pores um 1lt por dia em vez de teres um oleo mais espessoo que tem alguns contras mas em nada te danifica o motor a curto ou longo prazo?
Em parte o que dizes é verdade porque o 5w40 não é tão espesso.

Agora aconselhares a colocar o 15w40 então aí é que te espalhas ao comprido... Se anda a perder óleo é porque tem algum problema, que não pode, nem deve ser "corrigido" em meter óleo mais espesso!

Deve sim ir ao mecânico e ver o que se passa. O post do pratinhol diz tudo!

Last edited:
Bem, normal não é de certeza! O teu motor deve ser igual ao meu que também é de 2002... Meto-lhe óleo 10W40 e não bebe nada..

Bom, assim nao esta a ser igual ao seu......agora anda se a portar mal...(ele ate se aguenta, so que de quase da noite para o dia desce que nao me parece normal)

- - - - - - - - - -

Boas....entao quer "dizer" que solucionar a situacao com o metodo de quando ele precisar de oleo acrescentar lhe eu... nao estraga o motor??!?"?

Ate teria a ideia de o abrir....mas com este corte de 7% e o emprego tambem a arder (e nao sou bombeiro :) )

Obrigados

Desculpa mas,espalhar-me ao comprido?
Se está a beber óleo lógico que algo não está bem e deve ser examinada a causa. Mas entre por um 1l por mes ou 1 por dia....
Ou è melhor pores um 1lt por dia em vez de teres um oleo mais espessoo que tem alguns contras mas em nada te danifica o motor a curto ou longo prazo?

É nessa parte que como te disseram te espalhas ao comprido.

Tudo tem o seu preceito, se em nada danifica o motor porque é que dizes que tem contras?

Back