Boas.
Tenho um audi 80 avant 1.6 GPL, com quase 350 mil kms (300 mil a gás, logo as válvulas e retentores já não estão com muita saúde), e nestes dias quentes deparei-me com um problema:
- a carrinha em estrada, a temperatura situa-se entre os 85-90ºc;
- como o motor já tem alguns kms
, em cidade nas filas de trânsito, o ponteiro chega aos 100ºc e nessa altura as ventoinhas do radiador entram em funcionamento;
- acontece que estas apenas funcionam 20 segundos, não arrefecendo quase nada o motor....; :S
- o motor quando trabalha a 100ºc queima um pouco óleo, deitando por vezes algum fumo azulado;
É normal as ventoinhas não funcionarem mais tempo para arrefecer mais o motor ou se o sensor-interruptor das ventoinhas que está no radiador poderá estar a passar-se??!!! :roll:
Gostava que a carrinha funcionasse sempre em torno dos 90ºc, pois assim quase não consome óleo!
Obrigado pela ajuda.
P.S. Já pensei em rectificar a cabeça do motor, válvulas e retentores, mas enquanto o motor puxar bem como puxa, deixo-me estar quieto!!! 8)
Tenho um audi 80 avant 1.6 GPL, com quase 350 mil kms (300 mil a gás, logo as válvulas e retentores já não estão com muita saúde), e nestes dias quentes deparei-me com um problema:
- a carrinha em estrada, a temperatura situa-se entre os 85-90ºc;
- como o motor já tem alguns kms

- acontece que estas apenas funcionam 20 segundos, não arrefecendo quase nada o motor....; :S
- o motor quando trabalha a 100ºc queima um pouco óleo, deitando por vezes algum fumo azulado;
É normal as ventoinhas não funcionarem mais tempo para arrefecer mais o motor ou se o sensor-interruptor das ventoinhas que está no radiador poderá estar a passar-se??!!! :roll:
Gostava que a carrinha funcionasse sempre em torno dos 90ºc, pois assim quase não consome óleo!
Obrigado pela ajuda.

P.S. Já pensei em rectificar a cabeça do motor, válvulas e retentores, mas enquanto o motor puxar bem como puxa, deixo-me estar quieto!!! 8)