Novamente o vosso amigo aqui se apresenta a falar de um aparente charuto sem interesse histórico para o mundo dos clássicos, quadrado, barulhento e feio! Mas tem sido com grande gosto que tenho trazido artigos que provam exactamente o contrario.
Nas minhas recentes buscas para criar mais um artigo para a minha página deparei-me com factos interessantes que me levaram novamente a falar sobre o Audi 80.

Já sabíamos que tinha sido o antecessor do Quattro, obtendo bons resultados no rally de Portugal, respectivo 6º e 7º lugar e que as versões 80 Quattro chegaram a causar embaraços a própria Audi no Mundial de Rallys, mas devido ao alerta de um membro deste fórum decidi investigar o passado de um versão muito especifica, o Audi 80 GLE.
Isto tudo segue uma lógica, o motor do Audi 80 GT levou a criação do VW Golf GTI, mas não só, levou a criação de versão touring, AUDI 80 GTE, que mais tarde levou a criação do AUDI 80 GLE, uma formula de sucesso que so poderia resultar em vitoria. Esta mesma versão havia sido explorada nos rallys com sucesso, tendo sido então aproveitada a fórmula para o Europeu de Turismo, culminando com o título de 1980 European Touring Car Championship. Bastante impressionantes se nos lembrarmos que nesse ano corriam modelos como o BMW 320, Mazda RX7, BMW 635 CSi, Chevrolet Camaro Z28, Ford Capri III 3.0S, Mercedes 450 SLC AMG, entre muitos outros.

O GLE veio substituir o desportivo GTE, a diferença para os topo de gama GL com injecção consistia num performance desportiva deixada pelo seu sucessor. 110 cavalos as 6100 rpm eram o suficiente para por este menino na pista a roncar e obter prestações bastante interessantes. Foi vendido em versão de 2 e 4 portas. Dos 0 aos 100 em 10.4 segundos, alcançando os 185 km/h. O chassi não divergia muito das versões a carburador, sendo que o único defeito que os condutores mais exigentes apontavam era o facto dos pneus não serem mais adequados, referindo que a medida 185/60 14, assentes em jantes de alumínio (M 173) seriam as mais adequadas. O sistema de travagem foi modificado, dispondo agora de travões de disco com uma dimensão superior em 40%, e a partir daqui o GLE tornou-se uma carcaça aparentemente desinteressante mas com uma prestação capaz de impressionar os mais batidos daily-drivers.

Quando em artigos anteriores mencionei o resgate do Audi 80 versão rally por parte da Audi Tradition, ocultei o facto de também ter sido resgatado uma versão touring, de 1980, o tal campeão de turismo. Este modelo havia sido conduzido por Hans Joachim Nowak e Willi Bergmeister. Toda a carroçaria foi reconstruída pela Audi em Ingolstadt, o motor de 1600 cc com 194 cavalos foi reanimado, voltando a atingir a velocidade de 230 km/h que o havia notabilizado no Mundial de Turismo. De notar que o 80 GLE havia ficado em 2º em 1979, emergindo como vencedor em 1980, atribuindo o primeiro titulo de sempre em termos de construtores a Audi.
Mais informação brevemente.
Abraços



Aqui, ao lado do GLE versão Rally





Muita pesquisa histórica e nenhuma colaboração da marca (após vários pedidos).
Grand Prix Brno 1984
63 - Audi 80 GLE # - Audi L4 1596 cc
Condutor: Hagen Arlt (D)/Elmar Hölscher (D)
Resultado: 20º - 1º da divisão 1
Posição na Grelha: 33º (4:12.360)
Patrocinadores: GASBETON MÜLHEIM Cor: white (+silver/red)

69 - Audi 80 GLE #
Votex Team Seikel
Condutor: Peter Seikel (D)/Josef Businger (D)
Resultado: 28th
Posição na Grelha: 29th (4:08.570)

ETCC Zolder 1986
Seikel Motorsport
Condutor: Dagmar Suster (YU)/Peter Seikel (D)

Spa 24 Hours 1983
72 - Audi 80 GLE # - Audi L4 1588 cc
Votex Team Seikel
Condutor: Peter Seikel (D)/Lothar Schörg (D)/Hans-Joachim Nowak (D)
Resultado: Desistençia (Bomba Injectora)
Posição na Grelha: 42nd (2:59.740)

Donington 500 Kilometres
81 - Audi 80 GLE # - Audi L4 1596 cc
Seikel Motorsport
Condutor: Dagmar Suster (YU)/Peter Seikel (D)
Resultado: Desistiu
Posição na grelha: 32nd (1:56.400)

Tourist Trophy 1983

Nas minhas recentes buscas para criar mais um artigo para a minha página deparei-me com factos interessantes que me levaram novamente a falar sobre o Audi 80.

Já sabíamos que tinha sido o antecessor do Quattro, obtendo bons resultados no rally de Portugal, respectivo 6º e 7º lugar e que as versões 80 Quattro chegaram a causar embaraços a própria Audi no Mundial de Rallys, mas devido ao alerta de um membro deste fórum decidi investigar o passado de um versão muito especifica, o Audi 80 GLE.
Isto tudo segue uma lógica, o motor do Audi 80 GT levou a criação do VW Golf GTI, mas não só, levou a criação de versão touring, AUDI 80 GTE, que mais tarde levou a criação do AUDI 80 GLE, uma formula de sucesso que so poderia resultar em vitoria. Esta mesma versão havia sido explorada nos rallys com sucesso, tendo sido então aproveitada a fórmula para o Europeu de Turismo, culminando com o título de 1980 European Touring Car Championship. Bastante impressionantes se nos lembrarmos que nesse ano corriam modelos como o BMW 320, Mazda RX7, BMW 635 CSi, Chevrolet Camaro Z28, Ford Capri III 3.0S, Mercedes 450 SLC AMG, entre muitos outros.

O GLE veio substituir o desportivo GTE, a diferença para os topo de gama GL com injecção consistia num performance desportiva deixada pelo seu sucessor. 110 cavalos as 6100 rpm eram o suficiente para por este menino na pista a roncar e obter prestações bastante interessantes. Foi vendido em versão de 2 e 4 portas. Dos 0 aos 100 em 10.4 segundos, alcançando os 185 km/h. O chassi não divergia muito das versões a carburador, sendo que o único defeito que os condutores mais exigentes apontavam era o facto dos pneus não serem mais adequados, referindo que a medida 185/60 14, assentes em jantes de alumínio (M 173) seriam as mais adequadas. O sistema de travagem foi modificado, dispondo agora de travões de disco com uma dimensão superior em 40%, e a partir daqui o GLE tornou-se uma carcaça aparentemente desinteressante mas com uma prestação capaz de impressionar os mais batidos daily-drivers.

Quando em artigos anteriores mencionei o resgate do Audi 80 versão rally por parte da Audi Tradition, ocultei o facto de também ter sido resgatado uma versão touring, de 1980, o tal campeão de turismo. Este modelo havia sido conduzido por Hans Joachim Nowak e Willi Bergmeister. Toda a carroçaria foi reconstruída pela Audi em Ingolstadt, o motor de 1600 cc com 194 cavalos foi reanimado, voltando a atingir a velocidade de 230 km/h que o havia notabilizado no Mundial de Turismo. De notar que o 80 GLE havia ficado em 2º em 1979, emergindo como vencedor em 1980, atribuindo o primeiro titulo de sempre em termos de construtores a Audi.
Mais informação brevemente.
Abraços



Aqui, ao lado do GLE versão Rally





Muita pesquisa histórica e nenhuma colaboração da marca (após vários pedidos).
Grand Prix Brno 1984
63 - Audi 80 GLE # - Audi L4 1596 cc
Condutor: Hagen Arlt (D)/Elmar Hölscher (D)
Resultado: 20º - 1º da divisão 1
Posição na Grelha: 33º (4:12.360)
Patrocinadores: GASBETON MÜLHEIM Cor: white (+silver/red)

69 - Audi 80 GLE #
Votex Team Seikel
Condutor: Peter Seikel (D)/Josef Businger (D)
Resultado: 28th
Posição na Grelha: 29th (4:08.570)

ETCC Zolder 1986
Seikel Motorsport
Condutor: Dagmar Suster (YU)/Peter Seikel (D)

Spa 24 Hours 1983
72 - Audi 80 GLE # - Audi L4 1588 cc
Votex Team Seikel
Condutor: Peter Seikel (D)/Lothar Schörg (D)/Hans-Joachim Nowak (D)
Resultado: Desistençia (Bomba Injectora)
Posição na Grelha: 42nd (2:59.740)

Donington 500 Kilometres
81 - Audi 80 GLE # - Audi L4 1596 cc
Seikel Motorsport
Condutor: Dagmar Suster (YU)/Peter Seikel (D)
Resultado: Desistiu
Posição na grelha: 32nd (1:56.400)

Tourist Trophy 1983

Anexos
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