Boas, dos 2 que o alexand falava, sou um deles ... O meu motor não é bom exemplo dado que está em fim de vida e tem problemas com os quais prefiro não me chatear de momento, e simplesmente fazer a troca por um substituto.
O 1.6TD é um bom motor, desde que minimamente cuidado. É um motor descompensado para o peso e tamanho do 80, e evidencia muitas vezes a falta de força, principalmente em subidas ou com o carro muito carregado, tenha-se em consideração que isso é um motor de golf, e não de 80 especifico ... Mas isso áparte, é um bom motor, e desde que não esperes um carro de corrida, ficas bastante bem servido, sem mexidas na bomba e no débito, consegues chegar bem aos 180kms/h.
Uma coisa que referiste e que é verdade, é que os 1.6TD são proliferos a aquecimento, daí que os grandes problemas gerais deste motor regem-se com juntas de cabeça, ou em casos de maior aquecimento, a cabeça inteira, (o facto de o turbo ser refrigerado a água não ajuda muito na questão do aquecimento

), mas para o referido acima, basta ir mantendo um olho atento no ponteiro da temperatura e não haverá grandes problemas.
O que geralmente ocorre depois é que como é facil fazer o "tune" no motor, apenas rodando uns quantos parafusos, começa-se a mexer e ganham-se uns quantos cavalos, mas aumentas as probabilidades de ocorrerem problemas.
Isto são apenas opiniões ... No teu caso o que te diria seria, faz um test drive, deixa-o em ralenti até chegar aos 90º, vê se a temperatura não aumenta mais, se as ventoinhas disparam, depois disso dá uma volta com o carro, puxa por ele, vê como estão as questões do fumo, etc etc ... No final verifica as pressões nos tubos. Se tudo te parecer bem, digo para que avances com a compra...
Abraços