Eu á uns anos quando o medidor massa ar deu o berro o carro começou a nao esticar as RPM's foi perdendo perdendo (com o passar dos dias) ate nao passar das 3000rpm's em AE nao dava mais de 140/150kms

e para la chegar jausus

... depois junto de um fulano que vendia as MAF's por fora, deixou-me experimentar 1 para ver se era dai o prob, e era mesmo dai

...
depois disso tive outro A3 versao de 130cv's e esse entrava algumas vezes em safe mod o que era irritante... esse nao me chatei mais pois ja o vendi
O problema aqui é que esta a partir de suposições, ou seja nao tens a certeza do real problema, e estares a abrir o turbo nao é tarefa facil e levanta alguns cuidados para as "palhetas" nao sairem do lugar etc... o ideal era pores o carro num mecanico de tua confiança e pedires orcamento, depois logo vias a melhor solução, ou entao começavas por testar o medidor de massa ar como eu fiz, caso tenhas essa hipotese claro, que era testares uma nova 1º a ver se o prob era dai...