Ora bem... Estive eu hoje de manha a tentar modificar as colunas traseiras do meu carro para substituir as originais por umas 20cm 350W... Mas no final desisti da ideia, pois a coluna que ia para meter ia ficar a justa e nao tinha a certeza se caberia lá.. Portanto adiado esta MOD... Mas como tive o trabalho de tirar tudo fora passo a explicar, mas não é nada complicado, muito simples...
1º - Começar a fazer exactamente isto, basta puxar toda a quartela começando de baixo ate cima, e para isso é necessario tirar o banco traseiro (so onde se senta o rabo)... As costas nao é necessario... E depois é desapertar o apoio do cinto e recolher todo... Apos isto é so puxar tudo, mas é preciso ter tomates, pois faz muita força e manda muito estoiro, sao as molas a sairem da chapa, mas é tudo normal....
Deixo aqui uma foto dum ficheiro que ajuda bastante e ficam com a ideia de como é constituido por molas...
2º Agora depois de tirada a quartela traseira, ficam com o aspecto de como é por dentro, ....
Aqui a foto para terem a ideia da cor dos fios que vao as colunas traseiras...
Aqui a foto da quartela com a coluna original...
3º Agora o processo de montagem pode ser mais rigoroso mas sempre com simplicidade, o importante é apontar ao guias plasticas (circulos vermelhos), depois apontar as molas aos respectivos orificios (por exemplo aos rectangulos azuis) e isto é muito importante meter a forra do vidro por cima da quartela a fim de nao prender e tapar a propria quartela (a seta a cinzento), SO DEPOIS DE ESTAR TUDO APONTADO É QUE VAI FAZER FORÇA E METER AS MOLAS PARA DENTRO COM LIGEIROS MURROS NA QUARTELA A FIM DE EMPURRAR E FIXAR..
Espero que ajude a alguem que necessite de fazer o mesmo processo....
1º - Começar a fazer exactamente isto, basta puxar toda a quartela começando de baixo ate cima, e para isso é necessario tirar o banco traseiro (so onde se senta o rabo)... As costas nao é necessario... E depois é desapertar o apoio do cinto e recolher todo... Apos isto é so puxar tudo, mas é preciso ter tomates, pois faz muita força e manda muito estoiro, sao as molas a sairem da chapa, mas é tudo normal....
Deixo aqui uma foto dum ficheiro que ajuda bastante e ficam com a ideia de como é constituido por molas...

2º Agora depois de tirada a quartela traseira, ficam com o aspecto de como é por dentro, ....



Aqui a foto para terem a ideia da cor dos fios que vao as colunas traseiras...

Aqui a foto da quartela com a coluna original...





3º Agora o processo de montagem pode ser mais rigoroso mas sempre com simplicidade, o importante é apontar ao guias plasticas (circulos vermelhos), depois apontar as molas aos respectivos orificios (por exemplo aos rectangulos azuis) e isto é muito importante meter a forra do vidro por cima da quartela a fim de nao prender e tapar a propria quartela (a seta a cinzento), SO DEPOIS DE ESTAR TUDO APONTADO É QUE VAI FAZER FORÇA E METER AS MOLAS PARA DENTRO COM LIGEIROS MURROS NA QUARTELA A FIM DE EMPURRAR E FIXAR..

Espero que ajude a alguem que necessite de fazer o mesmo processo....