Há qualquer coisa confusa aqui:
1º preocupavas-te se fizesse fumo pelo escape?olha que eu não
2º 70 mil km reais e já leva uma reparação?mau

3º oscilas assim de marcas de óleos?outro ponto fraco

4º Tem repro, turbo, etc alterado?
se tivesse a queimar oleo ha brava de segmentos gastos ia sair fumo azulado pelo escape, coisa que nao acontece
eu disse que ele sempre gastou oleo desde que o comprei com 70mil km, vou contar o historico
140mil parte um pistao na zona dos, nao sei qual partiu primeiro.
comprei um motor asv e pus no carro, no qual deu muitos problemas de juntas, depois estalou bloco, resolvi com solda blocos o ultimo ate voltar com o problema de junta um ano depois. peguei no motor de origem alh e fiz o que ja escrevi em cima
foi a primeira vez que troquei de marca de oleo, usei sempre bp visco 3000 ate aparecer o visco 5000, esta ultima é que troquei para castrol para exprimentar e é que o consumo aumentou muito de oleo
nao tenho repro, ic oem, so tenho turbo 1749vb, é 90cv de geometria variavel de origem
- - - - - - - - - -
o carro agora vai com 350mil mas isso nao importa, com o motor asv ainda fiz 150mil km a dar dores de cabeça.
fiz cote para nao editar koolboy
- - - - - - - - - -
Bom algo esta mal, usa o óleo Castrol magnatec 10w40 é bom é vais ver que nao consome óleo, se o consumo continuar rectifica os segmentos do teu motor, abraço

Em ultimo caso volta a usar o bp visco 3000 10w40
o castrol que usei nao foi o magnet mas o gtx penso, a embalagem é branca.
nao creio que seja os segmentos apesar de fazer um pouco de fumo, como sempre fez, porque o consumo exagerado so aconteceu depois de usar o castrol, so vai com 4mil km de uso e ja foi 1litro.
na proxima volto a por bp, mais vale e vou ver que aditivo vou usar, ja usei o slick50 noutro tdi, nunca tive problemas, nem consumo de oleos nem desgate de camisas, falo porque aos 350mil mudei a junta da colassa e estava imaculado, mas como agora fala-se no ceratec estou indeciso