Senna disse:
Alguem me pode dizer o que é isso de (AFN) e (ALH) ou lá o que é? :icon_eek:
Já agora onde posso ver esse tal codigo no meu carro?
Quais são os codigos possiveis nos motores de 90cv??
Obrigados :wink:
Isso e a referencia do motor.
Podes ver qual e a do teu carro caso ainda tenhas o autocolante por cima da tampa que tapa a correia da distribuição do lado esquerdo do motor, ou então na mala do carro, junto ao pneus sobressalente tens la um autocolante branco com essa informação e a potencia em KW.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Segundo sei os motores de 90Cv e de 110Cv que sairam nos carros do grupo VAG foram:
Até ao ano 1999:
AGR -> 90Cv
AFN -> 110Cv
Do ano 1999 até 2002:
ALH -> 90Cv
ASV -> 110Cv
Entre os motores de 110Cv o AFN e o ASV a diferença que se nota logo a primeira vista é o motor AFN ter a tampa das valvulas em chapa e o motor ASV ter a tampa das valvulas em aluminium.
A diferença dos 90Cv para a dos 110Cv nao e assim tao simples como dizem, nao e so injectores e turbos em alguns.
Temos diferenças na cabeça, pois a taxa de compressao do 90Cv e superior a do 110Cv.
Os injectores esses também sao diferentes:
90Cv tem os bicos originais de 0,184mm de diametro;
110Cv tem os bicos originais de 0,205mm de diametro.
As caixas de velocidades dos de 90Cv e dos de 110Cv sao diferentes também, sendo a do 90Cv mais longa que a do de 110Cv.
Os turbos nos motores de 90Cv e nos de 110Cv em algumas versoes sairam diferentes, o de 90Cv com o GT1544 de geometria fixa (em alguns casos sairam com os turbos iguais aos de 110Cv de geometria variavel), os de 110Cv sairam com o GT1749V, mais conhecido como VNT15.
As ECU (centralinas) sao diferentes em ambos como e obvio pela cavalagem que ambos trazem de origem.
Alteração de um 90Cv para 110Cv:
Podem alterar o turbo para o turbo do 110Cv o VNT15 (no caso dos que trouxeram de origem o GT1544 que e de geometria fixa) para isso sera necessario colocar a geometria variavel a funcionar;
Podem colocar os bicos de injectores do 110Cv;
Alterar a electronica nova de modo a tirar melhor partido dos injectores mais largos e no caso de quem alterou o turbo tirar partido do turbo maior e com geometria variavel.
Posso dizer-vos que um TDI 90Cv que faça a mesma preparação que um TDI110Cv, o de 90Cv vai ter sempre mais ponta que os de 110Cv, pelas diferenças na caixa de velocidades, o de 110Cv e um pouco mais rotativo talvez que o de 90Cv.
Espero ter ajudado.