Boas,
Vou tentar fazer este DIY de modo todos possam alterar as suas opticas sem terem de gastar €uronios em eletricistas e etc.
Vamos começar pelo inicio
Material necessario
:arrow: 2x Opticas restyling para A4 B5 :arrow: 360€
Referencias valeo: 87500 e 87501
Referencia OE: 8D0941029AK E 8D0941030AK
:arrow: 2x Motores de regulaçao de altura
Referencia valeo: 87299
Referencia OE: 1J0941295F
:arrow: 2x Terminais para farois :arrow: 15€
:arrow: 2x Terminais para piscas :arrow: 10€
:arrow: 14x Conectores :arrow: 15€
:arrow: 1x Serrote de ferro :arrow: 2€ :lol:
:arrow: 1x Lima de ferro
:arrow: Tinta da cor da carroçaria anti-ferrugem
:arrow: Chave que não sei o nome, é mistura de sextavada com uma estrela
:arrow: Paciencia uma tarde livre e 400€ +/-
Começando...
Ora inicialmente vamos ver qualquer coisa tipo isto
:arrow: As setas vermelhas apontam os parafusos a ser desapertados
:arrow: A seta vermelha aqui aponta para uma patilha por detras do pisca, essa patilha terão de puxar para o lado do guardalamas para a desencaixar.
:arrow: Após tirarem essa patilha teram uma outra patilha por cima da que acabaram de tirar, basta empurrar ligeiramente para baixo e de seguida empurrar o pisca para fora e.... voila
:arrow: Quem não achou as patilhas veja agora na foto com o pisca ca fora. A seta a vermelho aponta para a patilha que têm de tirar 1º e a amarela para a segunda.
:arrow: Após retirarem o pisca veram qualquer coisa deste género. O próximo passo é retirar o parafuso para o qual a seta esta a apontar
:arrow: Após tirar o parafuso basta puxar um pouco para o lado do guardalamas (para sair do encaixe que esta do outro lado) e tirar a optica ca para fora
O proximo passo é o que requer um pouco de bricolage...
Apos tirarem a óptica veram algo parecido com isto mas com um rebordo onde esta a seta, terão então duas hipoteses:
1º Cortam o rebordo todo
2º Cortam um bocado ( +/- por onde esta a linha vermelha e dobram de forma a que acompanhe a borracha da nova optica que foi o que fiz e considero o melhor ate para não entrar agua.
Este passo para mim foi o que custou mais porque foi um bocado um trabalho de precisão e tentativa\erro mas são ossos do oficio..
Uma coisa que não se podem esquecer é de pintar o que cortaram\lixaram para n terem problemas de ferrugem no futuro.
Aqui podemos ver a difrença do antigo look para o novo.
Com esta parte terminada resta-nos a instalação eletrica.
Como ja devem saber estas opticas não são faróis de nevoeiro depois teram que comprar a parte e como tal vai sobrar um fio para as luzes de nevoeiro e 3 fios que serão para o motor.
Como disse no inicio vamos precisar de novas fichas e conectores
Teremos que cortar o antigo conector redondo que liga a optica antiga deixando um bocado de fio para caso queiram voltar a por como estava.
Apos fazer isto podemos começar a soldar os fios segundo este esquema:
Optica esquerda:
Minimos: Cinzento\Preto
Medios: Amarelo\Preto
Maximos: Branco\Preto
Massa: Castanho
Optica direita:
Minimos: Cinzento\Vermelho
Medios: Amarelo\Branco
Maximos: Branco\Amarelo
Massa: Castanho
O mesmo procedimento para as fichas dos piscas.
Por bastante solda para que não exista qualquer resistência a passagem de corrente e no fim isolar bem.
As lampadas para a optica sao as mesmas da optica antiga sendo que sobra uma H1 que é das luzes de nevoeiro.
E pronto em vez de termos esta luz
Temos
Espero ter ajudado, acho que agora n restão duvidas a quem quer trocar de opticas num B5
Cumps
Vou tentar fazer este DIY de modo todos possam alterar as suas opticas sem terem de gastar €uronios em eletricistas e etc.
Vamos começar pelo inicio
Material necessario
:arrow: 2x Opticas restyling para A4 B5 :arrow: 360€
Referencias valeo: 87500 e 87501
Referencia OE: 8D0941029AK E 8D0941030AK
:arrow: 2x Motores de regulaçao de altura
Referencia valeo: 87299
Referencia OE: 1J0941295F
:arrow: 2x Terminais para farois :arrow: 15€
:arrow: 2x Terminais para piscas :arrow: 10€
:arrow: 14x Conectores :arrow: 15€
:arrow: 1x Serrote de ferro :arrow: 2€ :lol:
:arrow: 1x Lima de ferro
:arrow: Tinta da cor da carroçaria anti-ferrugem
:arrow: Chave que não sei o nome, é mistura de sextavada com uma estrela

:arrow: Paciencia uma tarde livre e 400€ +/-

Começando...
Ora inicialmente vamos ver qualquer coisa tipo isto
:arrow: As setas vermelhas apontam os parafusos a ser desapertados
:arrow: A seta vermelha aqui aponta para uma patilha por detras do pisca, essa patilha terão de puxar para o lado do guardalamas para a desencaixar.
:arrow: Após tirarem essa patilha teram uma outra patilha por cima da que acabaram de tirar, basta empurrar ligeiramente para baixo e de seguida empurrar o pisca para fora e.... voila
:arrow: Quem não achou as patilhas veja agora na foto com o pisca ca fora. A seta a vermelho aponta para a patilha que têm de tirar 1º e a amarela para a segunda.
:arrow: Após retirarem o pisca veram qualquer coisa deste género. O próximo passo é retirar o parafuso para o qual a seta esta a apontar
:arrow: Após tirar o parafuso basta puxar um pouco para o lado do guardalamas (para sair do encaixe que esta do outro lado) e tirar a optica ca para fora
O proximo passo é o que requer um pouco de bricolage...
Apos tirarem a óptica veram algo parecido com isto mas com um rebordo onde esta a seta, terão então duas hipoteses:
1º Cortam o rebordo todo
2º Cortam um bocado ( +/- por onde esta a linha vermelha e dobram de forma a que acompanhe a borracha da nova optica que foi o que fiz e considero o melhor ate para não entrar agua.
Este passo para mim foi o que custou mais porque foi um bocado um trabalho de precisão e tentativa\erro mas são ossos do oficio..
Uma coisa que não se podem esquecer é de pintar o que cortaram\lixaram para n terem problemas de ferrugem no futuro.
Aqui podemos ver a difrença do antigo look para o novo.
Com esta parte terminada resta-nos a instalação eletrica.
Como ja devem saber estas opticas não são faróis de nevoeiro depois teram que comprar a parte e como tal vai sobrar um fio para as luzes de nevoeiro e 3 fios que serão para o motor.
Como disse no inicio vamos precisar de novas fichas e conectores
Teremos que cortar o antigo conector redondo que liga a optica antiga deixando um bocado de fio para caso queiram voltar a por como estava.
Apos fazer isto podemos começar a soldar os fios segundo este esquema:
Optica esquerda:
Minimos: Cinzento\Preto
Medios: Amarelo\Preto
Maximos: Branco\Preto
Massa: Castanho
Optica direita:
Minimos: Cinzento\Vermelho
Medios: Amarelo\Branco
Maximos: Branco\Amarelo
Massa: Castanho
O mesmo procedimento para as fichas dos piscas.
Por bastante solda para que não exista qualquer resistência a passagem de corrente e no fim isolar bem.
As lampadas para a optica sao as mesmas da optica antiga sendo que sobra uma H1 que é das luzes de nevoeiro.
E pronto em vez de termos esta luz
Temos
Espero ter ajudado, acho que agora n restão duvidas a quem quer trocar de opticas num B5

Cumps