Boas,
Este DIY vai ser completado aos poucos...
Como é necessário alterar as fichas que ligam nos farois, hoje lá andei a investigar para saber o que representa cada fio.
Sendo assim, na ficha que liga nos farois pre-restyling é composto por 5 fios:
- castanho -> É a massa.
- Cinza c/ risco amarelo -> são os farois de nevoeiro
- Cinza c/ risco vermelho -> são os minimos
- branco -> máximos
- amarelo -> médios
Uma das minhas desconfianças, confirma-se... quando tamos com os farois de nevoeiro ligados e dá-mos máximos as luzes de nevoeiro frente apagam-se.
Já tive a ver os esquemas e existe um polo no relé dos farois de nevoeiro que perde corrente quando ligamos os máximos e quando esse fio tem fica sem corrente abre o circuito, desligando assim os farois de nevoeiro.
Agora, os proximos desenvolvimentos só quando as opticas forem ao sitio.
EDIT 1: Resolver o problema de desligar os farois de nevoeiro quando se liga os máximos.
Temos de retirar o plastico que está por baixo do volante para termos acesso aos relés.
Depois de retirada esta tampa ficamos com os relés à vista.
O relé dos farois de nevoeiro encontra-se na primeira fila na posição 4.
Nesta foto o relé já foi retirado.
Aqui está o relé:
Aqui vemos os pernos do relé:
Como os fios que estão por tras da caixa dos relés são de dificil acesso, a solução passa por retirar o relé e fazer um fio com dois terminais de modo a garantir que o circuito está sempre fechado.
Eu utilizei isto:



e voilá, FN's a bombar direitinho
EDIT 2: Fichas para as Opticas pos-restyling
Pegando nas cores dos fios que descrevi em cima:
- castanho -> É a massa.
- Cinza c/ risco amarelo -> são os farois de nevoeiro
- Cinza c/ risco vermelho -> são os minimos
- branco -> máximos
- amarelo -> médios
Pegamos na ficha restyling que é composta por 4 pinos:
- pino 1 -> médios -> amarelo
- pino 2 -> máximos -> branco
- pino 3 -> minimos -> cinza c/ risco vermelho
- pino 4 -> massa -> castanho
Eu aqui resolvi fazer uma especie de adaptador para nao estragar a cablagem original do carro.
Ora, como as opticas pre-restyling vão ficar inutilizadas, decidi tirar a ficha macho das opticas.

Corto os fios que fazia a ligação às lampadas a cravo as fichas pos-restyling.

No sitio:

Esta solução tem a GRANDE vantagem de já ter a derivação de massa pronta para os FN's, agora é só fazer a extenção para baixo
EDIT 4: Motores pre-restyling nas opticas pos-restyling
Antes de fazerem isto, pensem bem... foi o mais dificil de fazer nesta MOD.
Estes são as "tampas" que temos de tirar das opticas:


Para tirar é desapertar para a direita e isto fica ligeiramente solto.
Depois levantar e com uma chave de fenda tentar empurar para os lados para o "parafuso" saltar fora.
Depois é por o motor, tentar encaixa-lo no "veio".
Pensem bem antes de montar!

EDIT 5: Cortar o guarda lamas
O guarda-lamas deve ser cortado e ficar assim:

Dps de cortar convem dar umas pinceladas para nao ganhar ferrugem
EDIT 6: 3º Apoio para as opticas
Devemos arranjar uma chapinha para servir de 3º Apio às opticas.
Algo deste genero:




EDIT 7: Fichas já com a ficha dos Farois de nevoeiro
Pegando nas pontas de cabo que temos para os FN's (ver edit 2), fazemos a extensão e cravamos as fichas dos FN's:

Dps, envolvemos com uma espiral:

E dps, fita isoladora em cima, fica com um aspecto 5 estrelas :twisted:

Este DIY vai ser completado aos poucos...
Como é necessário alterar as fichas que ligam nos farois, hoje lá andei a investigar para saber o que representa cada fio.
Sendo assim, na ficha que liga nos farois pre-restyling é composto por 5 fios:
- castanho -> É a massa.
- Cinza c/ risco amarelo -> são os farois de nevoeiro
- Cinza c/ risco vermelho -> são os minimos
- branco -> máximos
- amarelo -> médios
Uma das minhas desconfianças, confirma-se... quando tamos com os farois de nevoeiro ligados e dá-mos máximos as luzes de nevoeiro frente apagam-se.
Já tive a ver os esquemas e existe um polo no relé dos farois de nevoeiro que perde corrente quando ligamos os máximos e quando esse fio tem fica sem corrente abre o circuito, desligando assim os farois de nevoeiro.
Agora, os proximos desenvolvimentos só quando as opticas forem ao sitio.
EDIT 1: Resolver o problema de desligar os farois de nevoeiro quando se liga os máximos.
Temos de retirar o plastico que está por baixo do volante para termos acesso aos relés.
Depois de retirada esta tampa ficamos com os relés à vista.
O relé dos farois de nevoeiro encontra-se na primeira fila na posição 4.
Nesta foto o relé já foi retirado.

Aqui está o relé:

Aqui vemos os pernos do relé:

Como os fios que estão por tras da caixa dos relés são de dificil acesso, a solução passa por retirar o relé e fazer um fio com dois terminais de modo a garantir que o circuito está sempre fechado.
Eu utilizei isto:



e voilá, FN's a bombar direitinho

EDIT 2: Fichas para as Opticas pos-restyling
Pegando nas cores dos fios que descrevi em cima:
- castanho -> É a massa.
- Cinza c/ risco amarelo -> são os farois de nevoeiro
- Cinza c/ risco vermelho -> são os minimos
- branco -> máximos
- amarelo -> médios
Pegamos na ficha restyling que é composta por 4 pinos:
- pino 1 -> médios -> amarelo
- pino 2 -> máximos -> branco
- pino 3 -> minimos -> cinza c/ risco vermelho
- pino 4 -> massa -> castanho
Eu aqui resolvi fazer uma especie de adaptador para nao estragar a cablagem original do carro.
Ora, como as opticas pre-restyling vão ficar inutilizadas, decidi tirar a ficha macho das opticas.

Corto os fios que fazia a ligação às lampadas a cravo as fichas pos-restyling.

No sitio:

Esta solução tem a GRANDE vantagem de já ter a derivação de massa pronta para os FN's, agora é só fazer a extenção para baixo

EDIT 4: Motores pre-restyling nas opticas pos-restyling
Antes de fazerem isto, pensem bem... foi o mais dificil de fazer nesta MOD.
Estes são as "tampas" que temos de tirar das opticas:


Para tirar é desapertar para a direita e isto fica ligeiramente solto.
Depois levantar e com uma chave de fenda tentar empurar para os lados para o "parafuso" saltar fora.
Depois é por o motor, tentar encaixa-lo no "veio".
Pensem bem antes de montar!

EDIT 5: Cortar o guarda lamas
O guarda-lamas deve ser cortado e ficar assim:

Dps de cortar convem dar umas pinceladas para nao ganhar ferrugem

EDIT 6: 3º Apoio para as opticas
Devemos arranjar uma chapinha para servir de 3º Apio às opticas.
Algo deste genero:




EDIT 7: Fichas já com a ficha dos Farois de nevoeiro
Pegando nas pontas de cabo que temos para os FN's (ver edit 2), fazemos a extensão e cravamos as fichas dos FN's:

Dps, envolvemos com uma espiral:

E dps, fita isoladora em cima, fica com um aspecto 5 estrelas :twisted:
