Duvida CAN-HI e CAN-LO

Bom dia
Tenho um audi A6 B4 (2000), vou fazer várias mod´s, volante MF, sensores estacionamento (de origem), rádio com cd etc.
A minha duvida é que todas estas alteraçoes requerem ligaçoes CAN-BUS, mas será que podem ser todas ligadas aos mesmos pontos? tipo no meu caso é o pino 5 e 6 do quadrante (ficha cinza) posso la ligar os diversos equipamentos como se fosse uma ligaçao em paralelo ou há pontos especificos CAN-HI e LO para cada um deles?

Obrigado malta

P.S- não esquecer as flores para as namoradas;)

Sei que as pessoas que Metem um RNS-E nesses carros Vao buscar o Sinal CAN ai,
Penso que se fores buscar o Sinal CAN para todos os equipamentos a esse ponto não deves de ter stress Vistos ser uma "Linha" única para comunicar com o carro todo...
Cumps ;)

Boas, obrigado pela resposta, a minha duvida é se a acumulaçao de dispositivos "pendurados" nas mesmas linhas de bus, não vai criar conflitos na centralina.
Bem vou tentar.

Abraço, obrigado

Cuidado!

Consoante o modelo e ano, pelo menos até 2008, existem 3 tipos de ligações Can-Bus com funções muito especificas e independentes:

1-Drivetrain Can-Bus (par de fios entrelaçado: laranja/castanho + laranja/preto)
Informações sobre o funcionamento do Motor, ABS, Travagem, etc.

2-Convenience Can-Bus (par de fios entrelaçado: laranja/castanho + laranja/verde)
Informações sobre o funcionamento do modulo de comfort interior, fecho de portas, comando de iluminação interior, espelhos, alarme, etc.

3-Infotainment Can-Bus (par de fios entrelaçado: laranja/castanho + laranja/violeta)
Informações sobre o funcionamento de modulos de rádio, navegação, CD, telefone, bluetooth, etc.

Estas ligações não se podem misturar entre si.

Boas, obrigado pela resposta ElFuracon
Já agora poderias me dizer no meu caso de um A6 B4 C5 de 2000 qual será o tipo de ligaçao CAN-BUS?
Poderão ser ligados na mesma o radio o volante multifunçoes(neste caso o modulo que controla os botoes do radio) e os sensores de parqueamento?
Nao querendo abusar os sensores foram retirados de um outro carro igual, o meu não tem pré-instalaçao, como poderei saber através das cores dos cabos onde os vou ligar? (o conjunto de cabos foi cortado junto ao modulo dos sensores)
Obrigado pela ajuda

Já agora poderias me dizer no meu caso de um A6 B4 C5 de 2000 qual será o tipo de ligaçao CAN-BUS?
Poderão ser ligados na mesma o radio o volante multifunçoes(neste caso o modulo que controla os botoes do radio) e os sensores de parqueamento?
Nao querendo abusar os sensores foram retirados de um outro carro igual, o meu não tem pré-instalaçao, como poderei saber através das cores dos cabos onde os vou ligar? (o conjunto de cabos foi cortado junto ao modulo dos sensores)
Obrigado pela ajuda

Dependendo do ano/modelo, há modulos de sensores de estacionamento que ligam nas linhas can "comfort" e, pelo que tenho visto, os mais recentes ligam nas linhas "powertrain". De qualquer maneira, como tens as fichas oem com "pontas de fios cortadas", juntas 2+2 e pelas cores que o el-furacon te indicou para as diversas linhas consegues saber que linhas usa o teu modulo.
Quanto aos botões mf, (não sei se são todos) por norma são lin-bus (usam só uma linha de comunicação), depois no smls é que essa "informação" passa para a can.
Se quiseres envia-me pm com o teu mail que durante o fds vejo-te os esquemas oem no elsa e envio-te..

Obrigado pela ajuda

Basicamente e para as funções que mencionas, é o can-bus convenience par de fios entrançado: laranja/castanho (LOW) laranja/verde (HIGH)

Agora a ficha principal do modulo de sensores de estacionamento tem pelo menos uns 13 fios....

Os fios CAN podem ser ligados em qualquer ponto e entre si em paralelo sem problema (aliás as cablagens no interior do veiculo vem assim de fábrica), respeitando o par entrançado, para evitar as interferências.

Já o volante e botões multifunções funcionam nesse modelo de forma diferente dos modelos mais recentes e não tenho muita informação que possa dispor.

Boas mais uma vez, indo por partes, agora que já separei os cabos da ficha do modulo dos sensores de parqueamento, verifiquei que não tenho as ditas cores. Vou colocar as cores que tenho e a sua posiçao da ficha do PDC a ver se alguem me consegue ajudar com o pinout.
pin 8 e 16 -castanho (estes dá para ver que é o GND)

pin 2 e 10 -castanho/vermelho e amarelo/vermelho - Buzzer

pin 1 -preto/castanho (ou vermelho?) --- ??
pin 9 -preto/castanho (ou vermelho?) ---??
pin 5 -vermelho/branco ---??
pin 6 -azul/castanho (ou vermelho?) ---??
pin 11 -branco/azul ---??
pin 12 -verde/vermelho ---??

obrigado malta pela ajuda.

Já te enviei os esquemas para o mail, pelo que vejo, o modulo dos sensores não comunica por can-bus mas sim por K-line..

Boas, obrigado Pedro vou tentar "decifrar" o esquema, não entendi bem como se seguem as linhas e as cores, é a primeira vez que estou nestas andanças.
Agradeço a paciência, abraço.

Radio e volante liga no dia quadrante ficha cinza. A confiança sem medo. Não te esqueças do respectivo controlador do multi funções seja um relé ou um smls.

O resto. Coloca aí a referência para te ajudar

Boas o modulo do volante(relé)há-de ser ( ainda não chegou) o 609, também vou precisar de ajuda. Por sorte o anel é compatível menos mal.
Obrigado

Back