Pois é pessoal,
Após duras pesquisas (e a preciosa ajuda o artur), estão completamente descodificados no vag:
17-10 (canais 40 a 45) isto nas B6. A única coisa que me traz dúvidas são os canais em que dizem NÃO se dever/poder mexer, ou seja o 47 e 48. Estes, como sabem, são os que , fazem as continhas ao óleo no que respeita ao "soot" (fuligem) e à "thermal load" (carga térmica do óleo). Muita página vista, não cheguei a conclusão satisfatória quando ao modo como tais valores são atingidos. O vag-com indica o seguinte:
Canal 47 - Soot Entry
Arithmetic value used to calculate the amount of soot in
the engine oil referenced to a distance of 100 km and used
as comparison value for the service interval display.
Onde 1=100 km
Canal 48 -Thermal Load
Arithmetic value used to calculate the thermal stress of
the engine oil referenced to a distance of 100 km and used
as comparison value for the service interval display.
Onde 1=100 km
Assim, parece que os valores constantes devam variar consoante as especificações do óleo que se usa.
O padrinho tem no 47 e 48 os valores de 280 (28000 Kms) e 99 (9900 kms) - sei que ele não se vai importar que divulgue isto, até pq se não dissesse que foi ele, desatava já a fazer spam e reclamar!!!
). Os valores na minha carroça eram 7 e 4, o que daria 700 e 400 km , respectivamente. Penso que ninguém terá valores iguais se fizerem a leitura. Duvido também que nas revisões se mexa nesses valores. A questão que levanto é mesmo essa: dada a descrição nos labels do vag, estes valores deveriam ser parte de uma fórmula usada para avaliar o estado do óleo por comparação com os intervalos definidos para as mudas, ou seja será calculada , face à utilização de cada um, a necessidade de proceder a muda de óleo ANTES dos intervalos temporais "normais". Se assim for, estes valores deveriam variar apenas na origem, quando o carro sai de fábrica com long life ou não. Caso contrário, serão valores que partem do 0 (?) e vão subindo consoante a utilização?
Isto tá longo, mas será que os mestres sabem que valores pôr lá? As únicas referências com valores baixos que encontrei, foram em fóruns romenos, onde se fala exactamente das qualidades dos diferentes óleos, mais excatamente aqui : http://vwforum.vwforum.ro/lofiversion/index.php/t29854.html .
Parecem haver explicações simples (parecem pq do romeno ainda se pesca qq coisa), mas não há traduções online que tenha encontrado e que funcionem. Será preciso chamar uma gaja de alterne romena artur? 8)
Vá lá pessoal, cheguem-se à frente please!
Abraços
P.S. (artur...tá aqui um tópico para meteres muito spam!!!!)
Após duras pesquisas (e a preciosa ajuda o artur), estão completamente descodificados no vag:
17-10 (canais 40 a 45) isto nas B6. A única coisa que me traz dúvidas são os canais em que dizem NÃO se dever/poder mexer, ou seja o 47 e 48. Estes, como sabem, são os que , fazem as continhas ao óleo no que respeita ao "soot" (fuligem) e à "thermal load" (carga térmica do óleo). Muita página vista, não cheguei a conclusão satisfatória quando ao modo como tais valores são atingidos. O vag-com indica o seguinte:
Canal 47 - Soot Entry
Arithmetic value used to calculate the amount of soot in
the engine oil referenced to a distance of 100 km and used
as comparison value for the service interval display.
Onde 1=100 km
Canal 48 -Thermal Load
Arithmetic value used to calculate the thermal stress of
the engine oil referenced to a distance of 100 km and used
as comparison value for the service interval display.
Onde 1=100 km
Assim, parece que os valores constantes devam variar consoante as especificações do óleo que se usa.
O padrinho tem no 47 e 48 os valores de 280 (28000 Kms) e 99 (9900 kms) - sei que ele não se vai importar que divulgue isto, até pq se não dissesse que foi ele, desatava já a fazer spam e reclamar!!!

Isto tá longo, mas será que os mestres sabem que valores pôr lá? As únicas referências com valores baixos que encontrei, foram em fóruns romenos, onde se fala exactamente das qualidades dos diferentes óleos, mais excatamente aqui : http://vwforum.vwforum.ro/lofiversion/index.php/t29854.html .
Parecem haver explicações simples (parecem pq do romeno ainda se pesca qq coisa), mas não há traduções online que tenha encontrado e que funcionem. Será preciso chamar uma gaja de alterne romena artur? 8)
Vá lá pessoal, cheguem-se à frente please!
Abraços
P.S. (artur...tá aqui um tópico para meteres muito spam!!!!)