Fuga oleo por baixo da caixa

Boa tarde malta,

Ha um mês atrás dei conta de uma fuga de óleo,penso eu, por baixo da caixa de velocidades. A embraiagem e bimassa foi trocado há três meses, quando já existia uma fuga, que ao que parece se devia a um parafuso mal apertado segundo disse o mecânico ( não sei qual parafuso nem a sua função ),pois bem trocou a mesma,limpou tudo direitinho, porem no mês passado reparei novamente em óleo na zona da caixa, limpei e deixei andar mais um mês para ver se voltava !
Dito e feito, ando uns dias volta novamente o óleo aquela zona:mad:

Parece a volta um pouco de humidade mas mesmo ao centro da caixa ha sim pingas de óleo...o nível de óleo está normal e dentro do recomendado !

Alguma ideia de onde possa vir,o que possa ser, o mecânico falou me nos vedantes da caixa,porem já estou de pé atrás, pois se eles estavam realmente desgastados, na altura, ele via e trocava-os ou informava pelo menos...agora pode só querer os €€ para abrir a caixa...
Isto é como a encontrei:
6ozy9f.jpg

Depois de limpar,porem se for hoje ver,estanovamente com oleo...
xg9r8x.jpg

Agradeço a vossa ajuda desde já
Abraco

Last edited:
Isso parece ser o retentor da cambota do lado da caixa...mas atencao que se a peca onde encaixa o retentor der para tirar devia levar uma junta tambem...o meu motor de 90 cv a peca saía, os de 130cv nao sei mas deduzo que o sistema seja o mesmo....se mudas so o retentor e provavel que fique a perder na mesma...

Isso parece ser o retentor da cambota do lado da caixa...mas atencao que se a peca onde encaixa o retentor der para tirar devia levar uma junta tambem...o meu motor de 90 cv a peca saía, os de 130cv nao sei mas deduzo que o sistema seja o mesmo....se mudas so o retentor e provavel que fique a perder na mesma...

Ontem outro mecânico e disse exactamente que devia ser o retentor, porem nao me falou na junta, possivelmente esqueceu se...quando for la ja lhe vou falar,obrigado .
So uma nota, este motor é o de 110 cv não o de 130cv ( era bom era :) )

A substituição do retentor mais junta e mão de obra é para andar mais ou menos em quantas horas de trabalho ? para ir com uma ideia

Sinceramente n sei mas o mecanico vai ter que tirar a caixa novamente e possivelmente o cárter também....ja nao me lembro mas acho que tive que retirar o cárter....ou tirei-o só para por uma junta..já não me lembro bem lol mas essa peça que falei aperta 2 parafusos no cárter

Boas,

Para mudar retentor não é preciso tirar o carter, basta desapertar os parafusos do rententor e substituir pelo outro. Claro que é necessário colocar silicone de juntas. Eu uso um de origem VW branco aquilo é uma maravilha.

O pior é que para chegar ao retentor é preciso tirar a caixa, embraiagem e volante do motor. Senão o retentor não tem nada que saber.

Boas,

Para mudar retentor não é preciso tirar o carter, basta desapertar os parafusos do rententor e substituir pelo outro. Claro que é necessário colocar silicone de juntas. Eu uso um de origem VW branco aquilo é uma maravilha.

O pior é que para chegar ao retentor é preciso tirar a caixa, embraiagem e volante do motor. Senão o retentor não tem nada que saber.

Obrigado pela ajuda. Portanto, quando trocou a embraiagem e bimassa o mecânico podia ter visto o retentor também ...agora são mais 4/5 horas para tirar a caixa e voltar a por....vou falar com ele para ver se tenho sorte.

Mas como já tenho uma ideia das horas, e não me da jeito ter o carro parado, vou de férias no fim do mes....não vai ser para agora.penso que não danifica nada se andar assim mais um mês ou dois ? A fuga em si não é muito grande como de pode verificar na foto.

- - - - - - - - - -

Sinceramente n sei mas o mecanico vai ter que tirar a caixa novamente e possivelmente o cárter também....ja nao me lembro mas acho que tive que retirar o cárter....ou tirei-o só para por uma junta..já não me lembro bem lol mas essa peça que falei aperta 2 parafusos no cárter

Exatamente...era o que temia..agora são mais 4/5 horas para tirar a caixa quando já o tinha feito à troca da embraiagem...obrigado pela ajuda

Obrigado pela ajuda. Portanto, quando trocou a embraiagem e bimassa o mecânico podia ter visto o retentor também ...agora são mais 4/5 horas para tirar a caixa e voltar a por....vou falar com ele para ver se tenho sorte.

Mas como já tenho uma ideia das horas, e não me da jeito ter o carro parado, vou de férias no fim do mes....não vai ser para agora.penso que não danifica nada se andar assim mais um mês ou dois ? A fuga em si não é muito grande como de pode verificar na foto.

- - - - - - - - - -

Exatamente...era o que temia..agora são mais 4/5 horas para tirar a caixa quando já o tinha feito à troca da embraiagem...obrigado pela ajuda

Ai tu mudas-te a embraiagem e volante do motor? Se só depois dessa intervenção é que ficou com fuga?

Se estava a vedante a verter era de te ter avisado e trocar ao mesmo tempo. Se estava seco e depois da intervenção é que começou a verter, é facil não trocou os parafusos do volante do motor. E o oleo quente vem pelo passo do parafuso e pinga.

dsc_0982.jpg

Tas a ver os parafusos com o loctite (parte azul)? Isso serve para evitar que o parafuso se desaperte e serve de vedante. Caso ele tenha metido os parafusos velhos e não os limpou e voltou a meter loctite, o oleo vem pelo passo do parafuso. Já vi isso acontecer.

Um vedante ao tirar o volante do motor vê-se bem se está a ficar cansado ou não.

Ai tu mudas-te a embraiagem e volante do motor? Se só depois dessa intervenção é que ficou com fuga?

Se estava a vedante a verter era de te ter avisado e trocar ao mesmo tempo. Se estava seco e depois da intervenção é que começou a verter, é facil não trocou os parafusos do volante do motor. E o oleo quente vem pelo passo do parafuso e pinga.

http://iturbo.fr/media/catalog/prod...14dafd2301c4a0777136a7bd13b5/d/s/dsc_0982.jpg

Tas a ver os parafusos com o loctite (parte azul)? Isso serve para evitar que o parafuso se desaperte e serve de vedante. Caso ele tenha metido os parafusos velhos e não os limpou e voltou a meter loctite, o oleo vem pelo passo do parafuso. Já vi isso acontecer.

Um vedante ao tirar o volante do motor vê-se bem se está a ficar cansado ou não.

Sim,troquei o volante de motor e embraiagem há 3 meses mais ou .
A fuga de óleo, já apresentava antes mas não parecia tanto,na altura o mecânico disse que havia óleo dentro da caixa,devido ao parafuso estar mal apertado...Trocou tudo, apertou o dito parafuso e ficou limpinho,ate eu ir verificar outra vez e a fuga continua.

Alguma coisa ele deixou passar, ou é a tal situação do vedante do parafuso ou o retentor...Da ultima vez que falei com ele e expliquei a situação, disse me que devem ser os vedantes da caixa...que não verificou na altura...e para deixar andar se fosse uma fuga pequena...se nao ia ter que tirar novamente a caixa para ver!
A meu ver, quando se está a trocar uma peça destas verificasse se tudo a volta esta em conformidade...ainda para mais quando já existia uma fuga de óleo.

- - - - - - - - - -

Qual é a cor do óleo ?

Escuro ou claro ?

O óleo é escuro, parece me a mim mesmo óleo de motor!
Fotos tiradas á pouco ao fim de meia duzia de km:
1zz49sn.jpg

xe060z.jpg

Last edited:
Parece óleo do motor sim, como já disseram provavelmente retentor da cambota

Se é essa quantidade toda, convem resolver com brevidade, se te começa a espirrar lá dentro (com a rotação) vai estragar o disco de embraiagem com gordura rapidamente

Parece óleo do motor sim, como já disseram provavelmente retentor da cambota

Se é essa quantidade toda, convém resolver com brevidade, se te começa a espirrar lá dentro (com a rotação) vai estragar o disco de embraiagem com gordura rapidamente

Pois, o mecânico diz que não é uma fuga grande, mas a mim não me parece assim tão pequena quanto isso , vou limpar a volta e mostrar pois ha ali óleo que e da fuga...é ressequido.

Ao que parece vou ter que me chatear, pois não vou pagar novamente o desmontar e montar da caixa, quando devia ter sido visto na altura uma vez que ja existia fuga.

Qual parafuso mal apertado?

Olha que a caixa não tem oleo preto! Isso é do motor.

E se ja tinha assim uma fuga minima só vejo o retentor daí (Também já vi a junta da bomba tandem a verter oleo e a entrar entre o motor e a caixa que até fez uma massa do caraças la dentro)! E isso já deveria ter sido mudado na altura que mudas-te a embraiagem e o volante do motor. Se o Vedante da cambota estava humido era de o ter mudado. Assim vais pagar novamente para refazer um trabalho que já devia ter sido feito.

Faz é sempre cuidado porque se for uma fuga ainda grande com a velocidade do volante do motor está sujeito a projetar oleo por todo lado e se cai na embraiagem tas bom para muda-la novamente.

Qual parafuso mal apertado?

Olha que a caixa não tem oleo preto! Isso é do motor.

E se ja tinha assim uma fuga minima só vejo o retentor daí (Também já vi a junta da bomba tandem a verter oleo e a entrar entre o motor e a caixa que até fez uma massa do caraças la dentro)! E isso já deveria ter sido mudado na altura que mudas-te a embraiagem e o volante do motor. Se o Vedante da cambota estava humido era de o ter mudado. Assim vais pagar novamente para refazer um trabalho que já devia ter sido feito.

Faz é sempre cuidado porque se for uma fuga ainda grande com a velocidade do volante do motor está sujeito a projetar oleo por todo lado e se cai na embraiagem tas bom para muda-la novamente.

Pois não sei...só me disse que era um parafuso da caixa mal apertado, isso acredito que ele tirou umas fotos e via bem que era o meu carro...e estava realmente com muito óleo,e depois mostrou tudo limpinho.

Pois a minha questão é exactamente essa, agora vou pagar novamente para mudar algo que ja devia estar feito. Fui agora mesmo limpar pois estava novamente cheio de óleo,basta uma pequena volta! Daqui a 15 dias vou fazer cerca de 1200km com o carro e tenho receio de ir com isto neste estado !
t0oym8.jpg

Extende-se ate ao carter ...
2it30ck.jpg

Aproveitei e vi que por cima parece me faltar uma ''tampa'',isto é para estar assim :
2d1a3wy.jpg

2dc8n5h.jpg

Pois pelo que estou a ver tens motor VP.

E pelas fotos que tens aqui, eu pessoalmente não ia de ferias com o carro neste estado. Mas tu é que sabes.

Eu no teu caso, passava-me da cabine e ia ver o artolas que te fez o serviço e perguntava-lhe se ele acha normal um serviço desses? Se acha normal essa fuga?

Ainda à dias mudei uma embraiagem num passat 130, tinha a zona do vedante da cambota gordurosa, já com partes oleo no carter. Disse logo o melhor é mudar o vedante porque depois piora e obriga a retirar a caixa novamente, mesmo que aqui sejam apenas pequenas marcas. Mas se mesmo assim ele não quisesse mudar opa isso já era o problema dele. Mas ele disse logo se está assim muda-se para evitar refazer tudo de novo.

E ainda por cima estava a papinha toda na mão agora é preciso retirar a caixa e o kit embraiagem mais uma vez...

Fizeste esse serviço numa oficina? Tens fatura?

Pois pelo que estou a ver tens motor VP.

E pelas fotos que tens aqui, eu pessoalmente não ia de ferias com o carro neste estado. Mas tu é que sabes.

Eu no teu caso, passava-me da cabine e ia ver o artolas que te fez o serviço e perguntava-lhe se ele acha normal um serviço desses? Se acha normal essa fuga?

Ainda à dias mudei uma embraiagem num passat 130, tinha a zona do vedante da cambota gordurosa, já com partes oleo no carter. Disse logo o melhor é mudar o vedante porque depois piora e obriga a retirar a caixa novamente, mesmo que aqui sejam apenas pequenas marcas. Mas se mesmo assim ele não quisesse mudar opa isso já era o problema dele. Mas ele disse logo se está assim muda-se para evitar refazer tudo de novo.

E ainda por cima estava a papinha toda na mão agora é preciso retirar a caixa e o kit embraiagem mais uma vez...

Fizeste esse serviço numa oficina? Tens fatura?

Falei agora mesmo com o mecânico , que é meu conhecido(só complica mais as coisas)...diz que na altura o retentor da cambota não tinha nem humidade nem óleo, estava bom!
Diz sim, que havia uma pequena humidade junto á junta do cárter, os tais parafusos que ele apertou foram 3 parafusos do cárter, que ele dizia que estavam mal apertados e pensou ser por ai que estava a passar óleo, dai não ter trocado a junta do cárter.

Para trocar a junta do cárter é necessário tirar a caixa fora ou não é necessário? Eu pelo que andei a ver parece me que sim? Se não são mais 5 horas de trabalho por um trabalho que já podia estar feito..

O mecânico que me fez isto, fez numa oficina onde ele já trabalhou muitos anos, entretanto trocou de trabalho, mas vai la de vez em quando ajudar...

- - - - - - - - - -

Alguém me sabe dizer , o que falta aqui? Pois falta claramente alguma coisa a tapar, estas duas entradas, penso eu..

Aproveitei e vi que por cima parece me faltar uma ''tampa'',isto é para estar assim :
http://i68.tinypic.com/2d1a3wy.jpg
http://i64.tinypic.com/2dc8n5h.jpg[/QUOTE]

Last edited:
Back