Bom aqui vai o meu 1º DIY inspirado neste forum:
http://forum.caraudiopt.com
Insonorização Auto para Tótós como eu :S :lol: :lol: :lol: :lol:
PORTAS LATERAIS
É uma mod interessante e até fácil de fazer! Basta ter uma tarde livre e e vontade de lá ver...ou melhor de não ouvir poucos barulhos vindos de fora.
Foi feita por mim no meu carro A3 8L mas parece-me que será muito igual ou muito parecido nos outros modelos.
O primeiro passo é desmontar o forro das portas(não tirei fotos desta parte mas é fácil):
É só tirar um parafuso em cada topo do forro da porta + um parafuso que segura uma peça plastica no burado do puxador da porta. Esssa peça dá acesso a mais dois parafusos e está feito agora é só puxar a forra para cima. Facilita se tiverem qualquer coisa tipo dois tijolos onde poisar a forra enquanto desligam as fichas electricas e a bicha :lol: do trinco.
Mesmo assim deixo aqui um link de um A4 B5 mas o procedimento é igualzinho para os A3 8L
http://www.audiworld.com/tech/int49.shtml
Depois é só terem o material adequado que é:
:arrow: tela insonorizante auto-adesiva (existem várias no mercado...mais caras e mais baratas)
:arrow: Spray Motip anti gravilha
:arrow: e ainda (pasmem-se) Tela de insonorização de piso flutuante. (consiste numa espécie de esponja de cor branca cerca de 4mm de espessura, muito leve e de alto poder insonorizante e totalmente impermeável)
:arrow: Cola de contacto
:arrow: Tesoura
:arrow: Marcador e fita-métrica
Eu comprei tela asfáltica numa loja especializada em pintura automóvel e ainda uma lata de spray anti gravilha da Motip (deixa uma membrana tipo borracha)
A tela asfáltica é mesmo própria para este fim, o spray e a esponja branca já é uma adaptação minha para os remates da tela.
Vejam a tal membrana de borracha no frasco de álcool que eu pulverizei como teste :shock:
Um rolo da tal Tela de insonorização de piso flutuante que não deve pesar mais de 3 kg (Cerca de 20 metros quadrados)
Bom depois de limpar a porta com um pouco de álcool é só ir medindo os bocados de chapa na porta e ir colando tela asfáltica que se corta facilmente com uma com tesoura.
A tela já é autocolante o que facilita o serviço.
Reparem na porta do passageiro que também isolei com tela asfáltica o motor do elevador do vidro pois é uma peça que vibra bastante na calçada.
Aqui já está a porta totalmente isolada com tela asfáltica e é só borrifar as costuras com o tal Spray da Motip. Nada de especial, não é preciso ter conhecimentos de pintura para isto.
Depois de seco é só começar a recortar a tela branca a tal do piso flutuante e começar a colar com cola de contacto.
Como a cola de contacto têm um período de cura de 10 minutos aconselho o seguinte: colocar cola na peça de tela branca e aplicam-na na porta. Depois de 5 em 5 minutos (até um max de 15) aperta-la contra a porta para termos a certeza de que fica colada.
Aspecto da porta já toda forrada
Aspecto da porta já toda forrada
Depois é só encaixar as fichas e a bicha da fechadura no trinco da porta, e voltar a meter tudo no sitio por ordem inversa ao que descrevi como desmontar. Antes de aparafusar não se esqueçam de verificar todos os comandos (vidros; espelhos; fecho centralizado; trinco)
Assim que fizerem este ultimo passo liguem o som para desfrutar de um som francamente mais limpo de ressonâncias ou então levem-no para uma calçada e admirem o conforto acústico proporcionado por uma boa insonorização
Aos poucos que vou insonorizando o carro vou fazendo updates a este tópico
UPDATE 1 PORTA DA MALA
Aquilo é muito facil de desmontar mas assusta.
É só desaparafusar os 2 parafusos que estão na pega por dentro e tirar as molduras dos batentes.
Depois é só fazer força porque o resto é só molas e ai é que assusta pois além da força que um gajo faz aquilo faz uns barulhos estranhos.
:arrow: Tenham é cuidado é para não vincarem o plástico com excesso de força mal aplicada
Depois é só ir pondo tela asfaltica nos espaços que virem disponiveis na chapa aquilo é apertado mas com um esforço a coisa vai.
Na forra plástica eu ainda coloquei Tela Branca com cola de contacto. (Recortem no sitio dos parafusos se não depois não conseguem apertar)
Ela de origem já trás uma cena tipo tapete mas um bocadinho mais de isolamento não faz mal a ninguem
Não tirei fotos da porta da bagageira mas aquilo não têm nada que saber :roll:
UPDATE 2 CAPOT
Isto do isolamento sonoro está a tornar-se uma obsessão e este update2 vai direitinho parao motor mais precisamente para o capot.
Este material é vendido pela Norauto e é aconselhado para o compartimento do motor.
Não se deforma com o calor e cumpre algumas normas anti-fogo.
É auto-adesivo.
A montagem é bastante simples:
1-Abrir o capot;
2-Desmontar as molas que seguram o isolamento de origem com algum cuidado para não "quebrar" as molas;
3-Recortar o isolamento à medida daqueles "buracos" criados pela estrutura do capot;
4-Colar os bocados de isolante,
5-Sobrepor o isolante de origem com as mesmas molas et voilá um motor um pouco mais silencioso e tudo sempre com um look stock
Fotos:
Update 3 Bagageira
Mais um pouco de isolamento!
Desta vez e acatando o conselho do Sparky troquei a tela asfáltica que usava pela tela (tambem asfáltica) Danosa Acustica por ter melhores propriedades acusticas.
Deixou de estar finalmente no chão da garagem a ganhar pó para passar a estar na bagageira do carro


http://forum.caraudiopt.com
Insonorização Auto para Tótós como eu :S :lol: :lol: :lol: :lol:
PORTAS LATERAIS
É uma mod interessante e até fácil de fazer! Basta ter uma tarde livre e e vontade de lá ver...ou melhor de não ouvir poucos barulhos vindos de fora.
Foi feita por mim no meu carro A3 8L mas parece-me que será muito igual ou muito parecido nos outros modelos.
O primeiro passo é desmontar o forro das portas(não tirei fotos desta parte mas é fácil):
É só tirar um parafuso em cada topo do forro da porta + um parafuso que segura uma peça plastica no burado do puxador da porta. Esssa peça dá acesso a mais dois parafusos e está feito agora é só puxar a forra para cima. Facilita se tiverem qualquer coisa tipo dois tijolos onde poisar a forra enquanto desligam as fichas electricas e a bicha :lol: do trinco.
Mesmo assim deixo aqui um link de um A4 B5 mas o procedimento é igualzinho para os A3 8L
http://www.audiworld.com/tech/int49.shtml
Depois é só terem o material adequado que é:
:arrow: tela insonorizante auto-adesiva (existem várias no mercado...mais caras e mais baratas)
:arrow: Spray Motip anti gravilha
:arrow: e ainda (pasmem-se) Tela de insonorização de piso flutuante. (consiste numa espécie de esponja de cor branca cerca de 4mm de espessura, muito leve e de alto poder insonorizante e totalmente impermeável)
:arrow: Cola de contacto
:arrow: Tesoura
:arrow: Marcador e fita-métrica
Eu comprei tela asfáltica numa loja especializada em pintura automóvel e ainda uma lata de spray anti gravilha da Motip (deixa uma membrana tipo borracha)
A tela asfáltica é mesmo própria para este fim, o spray e a esponja branca já é uma adaptação minha para os remates da tela.

Vejam a tal membrana de borracha no frasco de álcool que eu pulverizei como teste :shock:

Um rolo da tal Tela de insonorização de piso flutuante que não deve pesar mais de 3 kg (Cerca de 20 metros quadrados)

Bom depois de limpar a porta com um pouco de álcool é só ir medindo os bocados de chapa na porta e ir colando tela asfáltica que se corta facilmente com uma com tesoura.

A tela já é autocolante o que facilita o serviço.


Reparem na porta do passageiro que também isolei com tela asfáltica o motor do elevador do vidro pois é uma peça que vibra bastante na calçada.

Aqui já está a porta totalmente isolada com tela asfáltica e é só borrifar as costuras com o tal Spray da Motip. Nada de especial, não é preciso ter conhecimentos de pintura para isto.

Depois de seco é só começar a recortar a tela branca a tal do piso flutuante e começar a colar com cola de contacto.
Como a cola de contacto têm um período de cura de 10 minutos aconselho o seguinte: colocar cola na peça de tela branca e aplicam-na na porta. Depois de 5 em 5 minutos (até um max de 15) aperta-la contra a porta para termos a certeza de que fica colada.
Aspecto da porta já toda forrada
Aspecto da porta já toda forrada

Depois é só encaixar as fichas e a bicha da fechadura no trinco da porta, e voltar a meter tudo no sitio por ordem inversa ao que descrevi como desmontar. Antes de aparafusar não se esqueçam de verificar todos os comandos (vidros; espelhos; fecho centralizado; trinco)
Assim que fizerem este ultimo passo liguem o som para desfrutar de um som francamente mais limpo de ressonâncias ou então levem-no para uma calçada e admirem o conforto acústico proporcionado por uma boa insonorização
Aos poucos que vou insonorizando o carro vou fazendo updates a este tópico
UPDATE 1 PORTA DA MALA
Aquilo é muito facil de desmontar mas assusta.
É só desaparafusar os 2 parafusos que estão na pega por dentro e tirar as molduras dos batentes.
Depois é só fazer força porque o resto é só molas e ai é que assusta pois além da força que um gajo faz aquilo faz uns barulhos estranhos.
:arrow: Tenham é cuidado é para não vincarem o plástico com excesso de força mal aplicada
Depois é só ir pondo tela asfaltica nos espaços que virem disponiveis na chapa aquilo é apertado mas com um esforço a coisa vai.
Na forra plástica eu ainda coloquei Tela Branca com cola de contacto. (Recortem no sitio dos parafusos se não depois não conseguem apertar)
Ela de origem já trás uma cena tipo tapete mas um bocadinho mais de isolamento não faz mal a ninguem
Não tirei fotos da porta da bagageira mas aquilo não têm nada que saber :roll:


UPDATE 2 CAPOT
Isto do isolamento sonoro está a tornar-se uma obsessão e este update2 vai direitinho parao motor mais precisamente para o capot.
Este material é vendido pela Norauto e é aconselhado para o compartimento do motor.
Não se deforma com o calor e cumpre algumas normas anti-fogo.
É auto-adesivo.
A montagem é bastante simples:
1-Abrir o capot;
2-Desmontar as molas que seguram o isolamento de origem com algum cuidado para não "quebrar" as molas;
3-Recortar o isolamento à medida daqueles "buracos" criados pela estrutura do capot;
4-Colar os bocados de isolante,
5-Sobrepor o isolante de origem com as mesmas molas et voilá um motor um pouco mais silencioso e tudo sempre com um look stock

Fotos:






Update 3 Bagageira
Mais um pouco de isolamento!
Desta vez e acatando o conselho do Sparky troquei a tela asfáltica que usava pela tela (tambem asfáltica) Danosa Acustica por ter melhores propriedades acusticas.
Deixou de estar finalmente no chão da garagem a ganhar pó para passar a estar na bagageira do carro


