este DIY é como fiz no meu carro ninguém é obrigado a seguir a risca
, já ha bastante informação aqui no fórum mas separada.
é uma boa opção para quem quer arrumar bem o manometro mas caso se queira voltar a por tudo de volta como estava
então cá vai:
duração - 2.30h +/-
nível - intermédio
material
-manômetro de pressão do turbo(obvio)
-válvula de ligação a tubo
-plastico acrilato(ou qualquer plastico resistente )
-broca redonda de 55mm(opcional mas facilita o trabalho)
-tubo de vácuo
-válvula de tubo de turbo(normalmente o manometros trazem o T)
-bicha (ou fio eletrico duro para passar o tubo)
-lima/grosa
-berbequim
-tesoura de cortar chapa(ou algo para cortar o plastico)
-muitas ferramentas
.paciência(ñ opcional
)
-cortar um retângulo de plastico com 10,5x7mm
-arredondar os cantos com a tesoura e ir limando até caber no buraco do difusor(ir limando aos poucos e experimentar a ver se cabe, para depois não corrermos o risco de cortar demais)
-marcar o meio do retângulo de plastico agora com os cantos arredondados e fazer o furo com a broca de 55mm
(em opção)-para quem não tiver a broca, marca o circulo da porca do manometro pela parte de dentro e com uma broca vai
desgastando ate chegar a marcação feita
-com uma lima redonda passar levemente para tirar os excessos de plastico
-colocar o manômetro no Buraco
-retirar a forra por baixo do volante
NOTA: neste caso como não tinha a bicha dos eletricistas para passar cabo optei por um arame para a roupa, branco para se ver melhor, para passar a tubo do vácuo, mas pode ser um fio elétrico qualquer desde que seja duro e dê para espetar no tubo de vácuo
- por baixo no suporte de reles assinalado com seta vermelha/amarela da imagem abaixo encontra-se uma passagem para o compartimento do motor
- ao lado do aglomerado de fios enfiamos o nosso fio elétrico ou bicha, caso haja dificuldade em passar o fio com uma chave de fendas empurrar a borrachinha para um dos lados
- aconselho a retirar a caixa do filtro de ar para identificarem melhor a bicha/fio eletrico e é aqui que vai sair o fio:
- a seguir espetamos o fio no tubo de vácuo que queremos passar, dobramos tipo gancho e para que fique como se fosse a continuação um do outro
-com fita isoladora fazemos com que não fiquem saliências no tubo para que não empanque em lado nenhum, e é so puxar de vagar ate aparecer no outro lado,(ñ esquecer de cortar a ponta do tubo que foi furada)
-com uma broca do tamanho do tubo de vácuo fazer um furo de baixo para cima na tubagem da ventilação(de preferencia depois a lomba onde a tubagem é mais larga), de maneira a que o tubo de vácuo e os fios da luz do manômetro entrem apertados para não deixar sair o ar da sofagem
-passar e ligar o tubo de vacuo e a ligação de luzes ao manometro
-encaixar o suporte e o manometro no sitio, como o suporte foi supostamente feito a medida deve encaixar e encostar ate certo ponto no buraco, que vai enstreitando.
-tirar tubo do intercoler e desapertar o retorno de gases de escape para tirar a EGR
Atençao: eu furei a EGR num sitio um pouco mau porque me esqueci que depois ia ser difícil apertar a egr aos colectores de admição, e tive de arranjar um parafuso de porca e enfia-lo do lado contrario, em vez disso fura-se a egr no local que marquei com uma bola roxa na imagem abaixo
-furar a EGR a medida da válvula para o tubo de vaco e abrir rosca com um "macho" ou em alternativa com um parafuso com a mesma rosca, como a egr é alumínio abre bem a rosca
-por uma borracha e uma anilha de cobre na válvula e antes de apertar dar uma voltinha com teflon, mas sem exagero para não se enfiar dentro da EGR
-apertar a válvula e por a ERG no sitio com os tubo todos
-ao por o tubo de vácuo para o manometro não esquecer se incluir a válvula para que o manômetro não oscile tanto quando o carro estiver a relantim. no meu caso cortei a parte do T que tinha a válvula e pu-la dentro do tubo de vácuo
(esta válvula não é mais que um pequeno cone que estreita a passagem de ar)
-ja com os cabo passados para baixo liga-se a massa e o positivo a primeira posição da ficha do comutador de luzes de onde saem dois fios azuis/brancos
-montar as forras e VOILÁ

é uma boa opção para quem quer arrumar bem o manometro mas caso se queira voltar a por tudo de volta como estava
então cá vai:
duração - 2.30h +/-
nível - intermédio
material
-manômetro de pressão do turbo(obvio)
-válvula de ligação a tubo
-plastico acrilato(ou qualquer plastico resistente )
-broca redonda de 55mm(opcional mas facilita o trabalho)
-tubo de vácuo
-válvula de tubo de turbo(normalmente o manometros trazem o T)
-bicha (ou fio eletrico duro para passar o tubo)
-lima/grosa
-berbequim
-tesoura de cortar chapa(ou algo para cortar o plastico)
-muitas ferramentas
.paciência(ñ opcional


1ºpasso - suporte do manometro
-retirar o difusor-cortar um retângulo de plastico com 10,5x7mm
-arredondar os cantos com a tesoura e ir limando até caber no buraco do difusor(ir limando aos poucos e experimentar a ver se cabe, para depois não corrermos o risco de cortar demais)


-marcar o meio do retângulo de plastico agora com os cantos arredondados e fazer o furo com a broca de 55mm
(em opção)-para quem não tiver a broca, marca o circulo da porca do manometro pela parte de dentro e com uma broca vai
desgastando ate chegar a marcação feita

-com uma lima redonda passar levemente para tirar os excessos de plastico
-colocar o manômetro no Buraco



2ºpasso - passar os fios e tubo
-retirar a forra por baixo do volante
NOTA: neste caso como não tinha a bicha dos eletricistas para passar cabo optei por um arame para a roupa, branco para se ver melhor, para passar a tubo do vácuo, mas pode ser um fio elétrico qualquer desde que seja duro e dê para espetar no tubo de vácuo
- por baixo no suporte de reles assinalado com seta vermelha/amarela da imagem abaixo encontra-se uma passagem para o compartimento do motor

- ao lado do aglomerado de fios enfiamos o nosso fio elétrico ou bicha, caso haja dificuldade em passar o fio com uma chave de fendas empurrar a borrachinha para um dos lados

- aconselho a retirar a caixa do filtro de ar para identificarem melhor a bicha/fio eletrico e é aqui que vai sair o fio:

- a seguir espetamos o fio no tubo de vácuo que queremos passar, dobramos tipo gancho e para que fique como se fosse a continuação um do outro


-com fita isoladora fazemos com que não fiquem saliências no tubo para que não empanque em lado nenhum, e é so puxar de vagar ate aparecer no outro lado,(ñ esquecer de cortar a ponta do tubo que foi furada)

-com uma broca do tamanho do tubo de vácuo fazer um furo de baixo para cima na tubagem da ventilação(de preferencia depois a lomba onde a tubagem é mais larga), de maneira a que o tubo de vácuo e os fios da luz do manômetro entrem apertados para não deixar sair o ar da sofagem

-passar e ligar o tubo de vacuo e a ligação de luzes ao manometro

-encaixar o suporte e o manometro no sitio, como o suporte foi supostamente feito a medida deve encaixar e encostar ate certo ponto no buraco, que vai enstreitando.

3ºpasso - furar EGR para o tubo de vacuo
-tirar tubo do intercoler e desapertar o retorno de gases de escape para tirar a EGR
Atençao: eu furei a EGR num sitio um pouco mau porque me esqueci que depois ia ser difícil apertar a egr aos colectores de admição, e tive de arranjar um parafuso de porca e enfia-lo do lado contrario, em vez disso fura-se a egr no local que marquei com uma bola roxa na imagem abaixo

-furar a EGR a medida da válvula para o tubo de vaco e abrir rosca com um "macho" ou em alternativa com um parafuso com a mesma rosca, como a egr é alumínio abre bem a rosca

-por uma borracha e uma anilha de cobre na válvula e antes de apertar dar uma voltinha com teflon, mas sem exagero para não se enfiar dentro da EGR

-apertar a válvula e por a ERG no sitio com os tubo todos
-ao por o tubo de vácuo para o manometro não esquecer se incluir a válvula para que o manômetro não oscile tanto quando o carro estiver a relantim. no meu caso cortei a parte do T que tinha a válvula e pu-la dentro do tubo de vácuo

4ºpasso - ligar iluminação do manometro
-ja com os cabo passados para baixo liga-se a massa e o positivo a primeira posição da ficha do comutador de luzes de onde saem dois fios azuis/brancos

-montar as forras e VOILÁ
resultado


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