Boas,
Recentemente comprei a minha menina de 4 argolas, uma Audi A4 B5 Avant 1.9 TDI de 110 CV, Motor AFN, de Janeiro de 98.
Desde o inicio que a achei um bocadinho "pesada", mas como é mesmo pesada, achei que seria normal a falta de genica, quando comparada com o Golf V de 90 CV que conduzo no emprego.
Acontece que em janeiro fui à inspecção, correu tudo 5 estrelas, mas quando saio de lá,já não sentia o empurrão do turbo.
Dias mais tarde, este sintoma alterou-se ligeiramente: arranco em primeira, 2000rpm meto segunda, 2200 rpm meto 3ª, pedal a fundo,1800 rpm sinto o kick e uma fração de segundo depois até parece que anda pra trás. Então a subir... E isto sistematicamente!
Não adiantava desligar e voltar a ligar, o sintoma era sempre o mesmo. Em auto estrada não passava das 3000 rpm em 5ª. Claro que, curioso como sou com estas coisas da mecânica, toca a investigar.
Primeiro passo: trocar todas as tubagens de vácuo. Já agora, a minha centralina já não usa o suspeito tubo.
Saio todo cheio de esperanças e continua tudo na mesma.
Passo seguinte, comprar o cabo e instalar o VAG-COM.
Pimba... 2 erros:
00553: Mass air flow Sensor (G70)
31-10- Open or Short to Ground - Intermitent
00575: Intake Manifold Pressure
17 - 10 - Control Diference - Intermitent
A partir daqui o próximo passo era obvio:
Troca da MAF e o respetivo erro nunca mais apareceu.
Aproveitei e desmontei a admissão e lavei a EGR, Coletor e tubagens.
O sintoma tipo poço deixou de se sentir e eu já todo contente...
Prego a fundo em 3ª para testar numa subida e do turbo, nem a alma.
Raios!
Mais pesquisa e testes e limpezas de erros, começo a virar-me para a N75 e geometria.
Agora preciso da vossa preciosa ajuda e conhecimentos:
Quando desligo o tubo de vácuo do atuador da geometria, ela desce e sobe quando ligo, mas não mais de meio centímetro, alem de que aquilo é difícil de ver, dado o sitio onde está. Mas se tentar move-la com a mão, não se mexe.
Quando bufo no tubo que vem da N75 para o atuador, o ar passa e quando puxo ar, ele também passa, embora com alguma resistência. Ao testar com o Vag-com, oiço o tic da N75.
Entretanto fiz um log com o vag-com. Foi feito em 3ª mas tive de cortar gás a meio.
De qualquer forma acho que dá para alguém que perceba, tirar algumas conclusões.
Mais uma vez, preciso da vossa ajuda.

A todos os que fizeram o enorme favor de ler isto até ao fim, o meu muito obrigado.
Sei que ficou bastante extenso, mas tentei explicar tudo o que testei e fiz da melhor forma possível. Acho que não me esqueci de nada que tentei.
Um abraço
Recentemente comprei a minha menina de 4 argolas, uma Audi A4 B5 Avant 1.9 TDI de 110 CV, Motor AFN, de Janeiro de 98.
Desde o inicio que a achei um bocadinho "pesada", mas como é mesmo pesada, achei que seria normal a falta de genica, quando comparada com o Golf V de 90 CV que conduzo no emprego.
Acontece que em janeiro fui à inspecção, correu tudo 5 estrelas, mas quando saio de lá,já não sentia o empurrão do turbo.
Dias mais tarde, este sintoma alterou-se ligeiramente: arranco em primeira, 2000rpm meto segunda, 2200 rpm meto 3ª, pedal a fundo,1800 rpm sinto o kick e uma fração de segundo depois até parece que anda pra trás. Então a subir... E isto sistematicamente!
Não adiantava desligar e voltar a ligar, o sintoma era sempre o mesmo. Em auto estrada não passava das 3000 rpm em 5ª. Claro que, curioso como sou com estas coisas da mecânica, toca a investigar.
Primeiro passo: trocar todas as tubagens de vácuo. Já agora, a minha centralina já não usa o suspeito tubo.
Saio todo cheio de esperanças e continua tudo na mesma.
Passo seguinte, comprar o cabo e instalar o VAG-COM.
Pimba... 2 erros:
00553: Mass air flow Sensor (G70)
31-10- Open or Short to Ground - Intermitent
00575: Intake Manifold Pressure
17 - 10 - Control Diference - Intermitent
A partir daqui o próximo passo era obvio:
Troca da MAF e o respetivo erro nunca mais apareceu.
Aproveitei e desmontei a admissão e lavei a EGR, Coletor e tubagens.
O sintoma tipo poço deixou de se sentir e eu já todo contente...
Prego a fundo em 3ª para testar numa subida e do turbo, nem a alma.
Raios!
Mais pesquisa e testes e limpezas de erros, começo a virar-me para a N75 e geometria.
Agora preciso da vossa preciosa ajuda e conhecimentos:
Quando desligo o tubo de vácuo do atuador da geometria, ela desce e sobe quando ligo, mas não mais de meio centímetro, alem de que aquilo é difícil de ver, dado o sitio onde está. Mas se tentar move-la com a mão, não se mexe.
Quando bufo no tubo que vem da N75 para o atuador, o ar passa e quando puxo ar, ele também passa, embora com alguma resistência. Ao testar com o Vag-com, oiço o tic da N75.
Entretanto fiz um log com o vag-com. Foi feito em 3ª mas tive de cortar gás a meio.
De qualquer forma acho que dá para alguém que perceba, tirar algumas conclusões.
Mais uma vez, preciso da vossa ajuda.

A todos os que fizeram o enorme favor de ler isto até ao fim, o meu muito obrigado.
Sei que ficou bastante extenso, mas tentei explicar tudo o que testei e fiz da melhor forma possível. Acho que não me esqueci de nada que tentei.
Um abraço