Bem pessoal, vou tentar explicar-vos como colocar uns discos e pastilhas novas num A3 com sistema de travagem de 280mm.
O material que instalei:
- Brembo MAX ranhurados
- EBC GreenStuff
O Material Necessario:
-Chave de estrelas
-Algo para fazer recolher o piston (nao sei o nome mas em baixo meto uma foto)
-Um pouco de massa consistente
-Chave de parafusos
-Lixa de agua 800
Ora como e obvio comecamos por desapertar os pernos de ambas as rodas da frente, levantamos o carro com o macaco e retiramos as rodas (Aconcelho a nao fazerem a troca dos travoes com o carro apenas assente no macaco, e mais seguro deixar o carro no ar com um tripe ou algo do genero por baixo)
Nao esquecer de travar bem as rodas de tras.
Depois da rota tirada, temos a vista a maxila, e assinalados pelas 2 setas a vermelho, estao 2 parafusos.
Primeiro retiramos as tampinhas de plastico:
Ver imagem grande
Depois com a chave de estrelas, retiramos os parafusos 1 e 2, depois disso com uma chave de fendas fazemos um pouco de forca entre o disco e a pastilha (n 3), de modo a criar uma pequena folga, para podermos retirar a maxila:
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Depois dos parafusos fora, e de termos um pouco de folga, retiramos a maxila, as 2 setas do lado direito identificam o suporte da maxila, que neste caso nao e necessario retirar o suporte para tirar os discos.
A seta do lado esquerdo, mostra o piston da maxila, e esse que a seguir vamos fazer recolher.
Ver imagem grande
Infelizmente nao tirei fotos a maneira de recolher o piston, mas e facil, com um alicate grande, ou uma ferramenta que em ingles se chama "C clamp" recolhe se o piston mto facilmente, para facilitar ainda mais, usem como suporte as pastilhas antigas.
MUITA atencao ao cabo assinalado a vermelho, pois e o cabo que trasporta o oleo, NUNCA deixem a maxila pendurada so pelo cabo do travao.
Manuseiem com muito cuidado a maxila e o cabo, pois sao as partes mais criticas.
Depois de recolhido o piston, retiram-se as pastilhas velhas, e colocam se as novas:
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Depois de isto, Temos o disco, retiramos o parafuso que segura o disco, e se necessario da se uma ou duas pancadas com um martelo ou outra coisa qualquer no disco, e ele sai logo.
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A seguir temos somente os suportes, eu no fim disto perdi algum tempo para dar uma pequena lixadela e limpeza a tudo, pois fica mais limpo e mais bonito.
Na foto ainda nao tinha lixado e limpado:
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Depois e so voltar a colocar o disco, e apertar o parafuso, colocar a maxila no sitio, e atencao a uma coisa:
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O ferro das pastilhas (Verde) fica de fora, mas o ferro da maxila (n 1) tem de ficar por detras do ferro do suporte (n 2).
Quando colocarem os parafusos da maxila, antes de os porem la, limpem nos bem, e depois espalhem muito bem, um pouco de massa consistente por cada um.
Depois de tudo no sitio e BEM apertado, o resultado final:
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Agora ainta falta a outra roda
Depois de montarem tudo, e terem o carro no chao este e o procedimento a tomar:
-Com o carro desligado, e a chave fora da ignicao, lentamente carreguem no pedal do travao, ele vai ate ao fim, e depois lentamente vao largando ate ele chegar a cima, facam isto ate que o pedal nao desca mais.
-Depois do pedal nao descer mais liguem o carro, e testem o pedal, a ver se funciona correctamente, se funcionar, esta na hora de dar uma volta MUITO DEVAGAR, para experimentar os travoes, se estiver tudo OK e nao falhar, entao e so ter cuidado com eles durante a rodagem, e dps calor com eles :twisted: :twisted:
Cliquem no link em baixo das imagens para as verem em ponto grande.
Espero ter ajudado, porque isto e uma coisa facil de se fazer, mto rapida, e sempre poupam entre 30 a 50 euros
O material que instalei:
- Brembo MAX ranhurados
- EBC GreenStuff
O Material Necessario:
-Chave de estrelas
-Algo para fazer recolher o piston (nao sei o nome mas em baixo meto uma foto)
-Um pouco de massa consistente
-Chave de parafusos
-Lixa de agua 800
Ora como e obvio comecamos por desapertar os pernos de ambas as rodas da frente, levantamos o carro com o macaco e retiramos as rodas (Aconcelho a nao fazerem a troca dos travoes com o carro apenas assente no macaco, e mais seguro deixar o carro no ar com um tripe ou algo do genero por baixo)
Nao esquecer de travar bem as rodas de tras.
Depois da rota tirada, temos a vista a maxila, e assinalados pelas 2 setas a vermelho, estao 2 parafusos.
Primeiro retiramos as tampinhas de plastico:

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Depois com a chave de estrelas, retiramos os parafusos 1 e 2, depois disso com uma chave de fendas fazemos um pouco de forca entre o disco e a pastilha (n 3), de modo a criar uma pequena folga, para podermos retirar a maxila:

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Depois dos parafusos fora, e de termos um pouco de folga, retiramos a maxila, as 2 setas do lado direito identificam o suporte da maxila, que neste caso nao e necessario retirar o suporte para tirar os discos.
A seta do lado esquerdo, mostra o piston da maxila, e esse que a seguir vamos fazer recolher.

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Infelizmente nao tirei fotos a maneira de recolher o piston, mas e facil, com um alicate grande, ou uma ferramenta que em ingles se chama "C clamp" recolhe se o piston mto facilmente, para facilitar ainda mais, usem como suporte as pastilhas antigas.
MUITA atencao ao cabo assinalado a vermelho, pois e o cabo que trasporta o oleo, NUNCA deixem a maxila pendurada so pelo cabo do travao.
Manuseiem com muito cuidado a maxila e o cabo, pois sao as partes mais criticas.
Depois de recolhido o piston, retiram-se as pastilhas velhas, e colocam se as novas:

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Depois de isto, Temos o disco, retiramos o parafuso que segura o disco, e se necessario da se uma ou duas pancadas com um martelo ou outra coisa qualquer no disco, e ele sai logo.

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A seguir temos somente os suportes, eu no fim disto perdi algum tempo para dar uma pequena lixadela e limpeza a tudo, pois fica mais limpo e mais bonito.
Na foto ainda nao tinha lixado e limpado:

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Depois e so voltar a colocar o disco, e apertar o parafuso, colocar a maxila no sitio, e atencao a uma coisa:

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O ferro das pastilhas (Verde) fica de fora, mas o ferro da maxila (n 1) tem de ficar por detras do ferro do suporte (n 2).
Quando colocarem os parafusos da maxila, antes de os porem la, limpem nos bem, e depois espalhem muito bem, um pouco de massa consistente por cada um.
Depois de tudo no sitio e BEM apertado, o resultado final:

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Agora ainta falta a outra roda

Depois de montarem tudo, e terem o carro no chao este e o procedimento a tomar:
-Com o carro desligado, e a chave fora da ignicao, lentamente carreguem no pedal do travao, ele vai ate ao fim, e depois lentamente vao largando ate ele chegar a cima, facam isto ate que o pedal nao desca mais.
-Depois do pedal nao descer mais liguem o carro, e testem o pedal, a ver se funciona correctamente, se funcionar, esta na hora de dar uma volta MUITO DEVAGAR, para experimentar os travoes, se estiver tudo OK e nao falhar, entao e so ter cuidado com eles durante a rodagem, e dps calor com eles :twisted: :twisted:
Cliquem no link em baixo das imagens para as verem em ponto grande.
Espero ter ajudado, porque isto e uma coisa facil de se fazer, mto rapida, e sempre poupam entre 30 a 50 euros
