O que pode ser? Perda de potencia?

Boa noite pessoal, sou novo neste forum, é o meu primeiro post.
Para começar tirei a carta a semana passada e como todos os recém-encartados já estava farto de andar a 35km/h no carro da condução. Bom, a minha mãe tem uma A6 1.9 TDI multitronic de 2002 e por sorte ontem emprestou-ma para ir dar uma volta. Obviamente que o meu primeiro pensamento foi de testar os limites daquilo e para a minha desilusão não consegui passar dos 140km/h mesmo a calcar o acelerador até ao fundo.
Eu não percebo muito de mecânica(por isso mesmo é que estou aqui a pedir ajuda), mas a carrinha pareceu-me ter um comportamento normal em 1,2 e 3, mesmo a puxar por ela nas 4000/4500rpm´s já a 100/105 km/h, e depois quando metia uma 4,5(nem sequer experimentei a 6) e a carrinha praticamente não desenvolvia, não a senti-a a puxar, nem os rpm´s a subirem. Talvez seja eu que ainda nao saiba trabalhar bem com a caixa de velocidades, mas eu puxava sempre até às 3500/4000rpm´s e depois metia a próxima e sempre a calcar e quando passava dos 110/120 praticamente não desenvolvia mais.
O que poderá ser pessoal? Turbo? Eu que ainda não sei trabalhar com a caixa?
Antes de mais, obrigado a todos por qualquer ajuda. Abraço ;)

Carro a entra em safe-mode.

Liga através do VAGCOM para verificar os erros que possam acusar.

Se não tiveres, o melhor é dirigires-te a uma oficina.

Carro a entra em safe-mode.

Liga através do VAGCOM para verificar os erros que possam acusar.

Se não tiveres, o melhor é dirigires-te a uma oficina.

Mas supostamente se entra em safe-mode o carro não me iria cortar ás 3000rpm´s?
É que eu só sinto que ela deixa de puxar a partir de uma certa velocidade, nao a partir de uma certa rotação. A partir dos 100/110 acabou ali, por mt que acelere aquilo nao andam mais. Já em termos de rotaçao, na 1,2,3 aquilo cola nas 4000/4500 rpm´s sem problema.
O facto do ESP tar desligado influencia nalguma coisa?

Muito obrigado pela resposta e grande abraço ;)

O carro pode entrar em safe-mode tanto as 3000rpm como as 4000rpm, como pode até não entrar... Existe algum erro no carro que o faz entrar em safe, supostamente quando algum componente deveria actuar de forma correcta e não o faz, entrando assim em safe.

Obrigado pelas respostas.
Hoje fui dar outra volta e reparei que ao ir fui sempre com o turbo ligado, mas quando estava a voltar pareceu-me que este não ligou(eu acelerava e o motor mal respondia). Aproveitei um semáforo para desligar e ligar a carrinha. Pareceu-me que depois o turbo voltou a funcionar normalmente. Faço aqui um reparo, que quando voltei a ligar a carrinha no semáforo desliguei também o AC(que vinha ligado desde o momento em que liguei a carrinha para voltar), isso tem alguma influencia no turbo?
Mais uma pergunta, estúpida para alguns mas perdoem-me a ignorância. Para saber/sentir que o turbo vai ligado eu basicamente acelero e além da aceleração ser muito mais rápida, também ouço um som semelhante a uma sucção de ar , é assim que sei se o turbo vai ligado ou não? É que não me parece que no painel de instrumentos tenha alguma luz/indicação de quando este liga/desliga.
Abraço

Se a vontade é tanta de acelerar deixa o carro assim ao menos não ficas sem carta cedo ;)

Obrigado pelo conselho, nunca tinha pensado nisso ;)

- - - - - - - - - -

Obrigado pelas respostas.
Hoje fui dar outra volta e reparei que ao ir fui sempre com o turbo ligado, mas quando estava a voltar pareceu-me que este não ligou(eu acelerava e o motor mal respondia). Aproveitei um semáforo para desligar e ligar a carrinha. Pareceu-me que depois o turbo voltou a funcionar normalmente. Faço aqui um reparo, que quando voltei a ligar a carrinha no semáforo desliguei também o AC(que vinha ligado desde o momento em que liguei a carrinha para voltar), isso tem alguma influencia no turbo?
Mais uma pergunta, estúpida para alguns mas perdoem-me a ignorância. Para saber/sentir que o turbo vai ligado eu basicamente acelero e além da aceleração ser muito mais rápida, também ouço um som semelhante a uma sucção de ar , é assim que sei se o turbo vai ligado ou não? É que não me parece que no painel de instrumentos tenha alguma luz/indicação de quando este liga/desliga.
Abraço

Alguem com vontade de ajudar? Obrigado !!!

Back