Bem,
Isso da Alfandega, o que eu sei, é que até 75 Euros declarados, as hipóteses são quase de 100% para chegar a casa, tirando os que ficam nas "operações STOP", que são aleatórias e de X em X artigos.
Quanto à prova de pagamento ser uma e eles não aceitarem, a coisa não é como já se disse. Se compraram por 10 e apresentarem provas que custou 10, não podem "auto-especular" o preço para aquilo que lhes apetece. Não podem pagar IVA (por exemplo), sobre um valor que não pagaram. É ilegal.
1 exemplo real:
Recebi à cerca de 1 mês, 1 iphone que ganhei por 41 dolares no ebay.com. Juntamente com o iphone, vinha os phones, o cabo usb e a docstation.
O Vendedor teve que declarar o valor da compra real, e o valor estimado de cada item, ou seja:
Valor da Compra : 41 dolares
Valor estimado iphone : 200 dolares
Valor estimado dockstation : 50 dolares
Valor estimado phones : 25 dolares
Valor estimado cabo usb : 12 dolares.
Entretanto, recebi a carta da Alfandega, para fazer prova de pagamento. Assim o fiz. Enviei por mail, o documento que eles mandam para preencher e autorizei que abrissem a encomenda. Enviei a prova do negócio no EBAY e enviei a prova compra do Paypal.
Passado 1 semana recebi o Iphone, direitinho e na realidade, abriram mesmo o pacote, para verificar a encomenda (eu tinha autorizado....autorizo sempre).
Agora,como as leis e regras nestas cenas estão sempre a mudar...já não digo mais nada...