Boas,
Provavelmente existem n tópicos com informação desta, mas além de um pedido de sugestões, abri o tópico também em tom de desabafo, uma vez que tenho uma grande estima pela carrinha pelo historial que tem na familia, logo, valor sentimental!
A carrinha é uma A4 1.9tdi de 98 110cv, conta neste momento com 421000, nunca trocou a junta da cabeça, disso tenho eu a certeza (a carrinha foi comprada nova pelo meu Avô, passou para o meu Pai e depois para mim... foi assistida na Audi até aos 200k km +-, e depois num mecânico conhecido).
Já desconfiava que algo de estranho se passava, uma vez que o circuito de refrigeração começou a ficar um pouco mais escuro, agora ao meter o dedo "na parede" do depósito da água já fico com óleo no dedo...
O óleo neste momento está no mínimo, mas não tenho vestígios de água no óleo.... não tenho espuma nem nada com que se pareça depois de tirar a tampa do óleo.
O radiador do óleo já está com um tom amarelado, sendo perceptível que deveria ser substituído... no entanto parece-me que o tubo dá água está com compressão a mais, bastante rijo... e quando o apertei, senti um ligeiro" estalar tipo metálico" dentro do mesmo, um amigo disse que poderia ser calcário... o que não sei, já que não sou muito entendido!
Curiosamente, a temperatura andava sempre nos 90º, e nos últimos tempos parece-me que anda oscilante, muito oscilante.... aconteceu-me ir em AE e tar a 60/70, passado um pouco estava a 90º, olhei passado um pouco e estava a 70º novamente.... julgo que o termostato já teve melhores dias e está neste momento aberto!
Recomendaram-me substituir as touches, o que sinceramente não sei bem o que é, apesar de saber que tem um barulho característico quando não estão a 100%.
Enfim... acho que além dos 700e que gastei à 2 meses com uma correia do alternador partida que se enrolou na distribuição e cortou alguma cablagem... vou ter de gastar tanto ou mais em mais uma "virada"!

Provavelmente existem n tópicos com informação desta, mas além de um pedido de sugestões, abri o tópico também em tom de desabafo, uma vez que tenho uma grande estima pela carrinha pelo historial que tem na familia, logo, valor sentimental!
A carrinha é uma A4 1.9tdi de 98 110cv, conta neste momento com 421000, nunca trocou a junta da cabeça, disso tenho eu a certeza (a carrinha foi comprada nova pelo meu Avô, passou para o meu Pai e depois para mim... foi assistida na Audi até aos 200k km +-, e depois num mecânico conhecido).
Já desconfiava que algo de estranho se passava, uma vez que o circuito de refrigeração começou a ficar um pouco mais escuro, agora ao meter o dedo "na parede" do depósito da água já fico com óleo no dedo...
O óleo neste momento está no mínimo, mas não tenho vestígios de água no óleo.... não tenho espuma nem nada com que se pareça depois de tirar a tampa do óleo.
O radiador do óleo já está com um tom amarelado, sendo perceptível que deveria ser substituído... no entanto parece-me que o tubo dá água está com compressão a mais, bastante rijo... e quando o apertei, senti um ligeiro" estalar tipo metálico" dentro do mesmo, um amigo disse que poderia ser calcário... o que não sei, já que não sou muito entendido!
Curiosamente, a temperatura andava sempre nos 90º, e nos últimos tempos parece-me que anda oscilante, muito oscilante.... aconteceu-me ir em AE e tar a 60/70, passado um pouco estava a 90º, olhei passado um pouco e estava a 70º novamente.... julgo que o termostato já teve melhores dias e está neste momento aberto!
Recomendaram-me substituir as touches, o que sinceramente não sei bem o que é, apesar de saber que tem um barulho característico quando não estão a 100%.
Enfim... acho que além dos 700e que gastei à 2 meses com uma correia do alternador partida que se enrolou na distribuição e cortou alguma cablagem... vou ter de gastar tanto ou mais em mais uma "virada"!
