paulo j. disse:
boas.
Pelo pouco que sei, os motores podem ser semelhantes, mas a nivel de mecanica são muito diferentes.
Os meus pais antes de terem a A6, tiveram um Passat de 110cv e em comparaçam ao meu B5 eram muito diferentes, caixa mais curta e menos velocidade de ponta, suspensão diferente entre outras.
um amigo meu tem um Golf4 110cv, já comparamos os carros, e posso dizer que são diferentes.
por alguma coisa a VW é mais barata que a Audi.
Vamos lá desmistificar esta temática que muita gente anda confusa...
A Audi
está dentro do universo Volkswagen. A Audi foi comprada pela VW e passou a ser um dos parceiros do grupo, como é o caso da Skoda, Seat, Bentley, Lamborg, Buggati e recentemente a Porsche detem uma grande parte da VW...
Os motores são
iguais, mudam caixas etc... mas isso também acontece dentro dos modelos da mesma marca... por exemplo, tenho em casa um Golf III GT TDI que é de caixa longa, e há Golfs III GT TDI com outras caixas...

.
Os travões do Audi A3 de 96 (igual ao meu), são iguais, repito, exactamente iguais aos do VW Golf V de 2008 (1.9 TDI).
Os travões são apenas um exemplo das peças
iguais nas duas marcas.
Quem compra um Audi por pensar que é melhor (ao nível mecânico) que a VW desengane-se,
pois tem motores iguais.
O que torna a Audi mais cara que a VW (e isto não é regra!) é o equipamento interior e qualidade de materiais. Geralmente bancos melhores, insonorização ligeiramente superior, mais uns extras etc... porque
ao nível da mecânica é exactamente a mesma coisa... 8) Audi é mais "prestigiada", por isso também se paga um pouco mais.
Apenas por isto!
Espero ter esclarecido algumas dúvidas, e que também tenha feito perceber que a ideia que os motores Audi são melhores que os VW revela uma total falta de conhecimento. As vezes antes de falarmos temos que nos informar...
Abraço e bons kms 8)