Ontem numa grande superfície comercial fui confrontado com um enxame de balanças junto dos legumes e da fruta. Estavam ali para que eu pesa-se os artigos. Não queriam mais nada?
Em vez de terem mais funcionários de modo a melhor servirem os clientes. Reduzem o pessoal. Eliminam postos de trabalho e empurram para os “burros” dos clientes a função pela qual não querem pagar salários. Pergunto-me que vantagem tenho eu no facto de eles pagarem menos dois salários ao fim do mês! Os artigos, neste caso a fruta ficou mais barata? É claro que não! Quando cheguei à caixa a fruta não teve o desconto referente ao salário do funcionário que da última vez me pesou a fruta.
A única vantagem de eu pesar os meus “tomates” e os meus “pepinos” é no final engrossar o premio do fulano que esta à frente daquela superfície. Vai ser premiado e apresentar como uma vitória de gestão o facto de se ter servido de mim e de todos os clientes.
São menos postos de trabalho, são menos a descontar para as reformas. São mais a engrossar as listas de desemprego. São mais sem futuro, se é que ainda o têm e são mais a sobreviverem de um curto subsídio de desemprego. Interrogo-me se os clientes usados, não se sentem enganados como eu me senti na hora em que olhei à minha volta e vi aquelas pessoas a olharem para as balanças como se de um palácio se tratasse.
Quando cheguei à caixa disse, “Olhe eu sou um grande nabo e não pesei os artigos. Chame um colega seu de patins que faça o favor de me ir pesar os tomates e os pepinos.”
Sei que sou só mais um “burro” e que com o meu comportamento estou a remar contra a maré, mas é por causa de todos os “burros” não terem este comportamento que nos obrigam a cada vez sermos mais pobres e a não conseguirmos vingar.
Sendo assim, para manter a minha sanidade mental vou passar a fazer as compras pela internet, alguém vai ter de me pesar os tomates, os pepinos e os melões.
Eu provavelmente vou acabar a falar sózinho e a ver os “burros” a olharem para as balanças e a encolherem os ombros. :evil: :evil: :evil:
Vou deixar de ser burro nestas situações.