Temperatura liquido de refrigeração e motor (quadrante e climatronic)

Boa noite a todos,

Ora bem a situação é a seguinte, o ponteiro do liquido de refrigeração subia até aos 90º e depois vai descendo em auto estrada se não acelerar a descer, o ponteiro desce para os +/-70º. Como não trocava o termostato à muito tempo, lá o mudei termostato.
A situação continuou, pensei ser do sensor da temperatura, lá o mudei sensor de temperatura.
A situação continua....

No Audi A4 B5 AFN 110, existe alguma válvula ou coisa parecida no circuito de refrigeração?
Interessante é que se eu o deixar em "ponto morto" nas descidas, a temperatura só baixa 5º (ou quase nada), mas se for em engatado na ultima mudança a temperatura do liquido de refrigeração no quadrante baixa mesmo muito!!!!

No climatronic a temperatura do motor, posição 51 marca sempre 90º quer a descer a subir, engatado ou em "ponto morto". E a temperatura do liquido de refrigeração, posição 49, baixa para até 63º!!!!

Peço aos especialistas mas que raio pode ser isto?!?

Cumprimentos a todos!!
 
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Salvo melhor opinião, do ponto de vista termodinâmico parece-me tudo dentro do normal, pois, é esperado que em autoestrada a velocidades normais a temperatura diminua devido ao aumento do fluxo de ar a passar pelo radiador..... a descer ainda desce mais, pois, para além daquele efeito, ainda beneficia de ir em menos esforço...... em ponto morto desce menos em comparação de ir engatado, pois, a rotação é menor e engatado a rotação é maior, o fluxo interno do fluido é maior a passar no radiador logo dissipa mais energia..... se fores para a serra da estrela quando chegares por exemplo à covilhã o carro nem deve de ir a 50 graus de temperatura e entretanto veio a trabalhar mais de 30 min., mas tudo normal.
 
Sim, percebi. Mas antes a temperatura chegava aos 90° e não mexia.
No climatronic ele indica 90 no motor, mas o ponteiro baixa.
Será que que aquele modelo não tem nada no circuito de refrigeração que possa influenciar a temperatura para além do termóstato? Só tem um termóstato, certo?
 
deve ter só um.... tens de confirmar 1.º o que é que ele está a medir se temperatura do liquido anticongelante ou do óleo, se for em ambos os casos do liquido, ver se está a medir no mesmo sitio.
 
Na mlnha b8 tive esse problema.
Que muitas dores de cabeça me deu.
Após meses lá se descobriu que o circuito possui mais 2 válvulas auxiliares que atuam como termostato.
Substituídas e problema resolvido.
 
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Olha não tinha essa noção de haver mais válvulas, tinha a ideia que o controlo da temperatura nos carros normais era só no termostato para aquecer o motor mais rapidamente quando está frio e quando está temperatura normal abre para o radiador e pronto também o ventilador no radiador para não deixar aquecer demais.
 
Olha não tinha essa noção de haver mais válvulas, tinha a ideia que o controlo da temperatura nos carros normais era só no termostato para aquecer o motor mais rapidamente quando está frio e quando está temperatura normal abre para o radiador e pronto também o ventilador no radiador para não deixar aquecer demais.
Também eu. Pesquisa nos meus tópicos que tenho lá até fotos dessas válvulas para teres uma ideia. Agora n consigo, pois estou no tlm.
 
Olha não tinha essa noção de haver mais válvulas, tinha a ideia que o controlo da temperatura nos carros normais era só no termostato para aquecer o motor mais rapidamente quando está frio e quando está temperatura normal abre para o radiador e pronto também o ventilador no radiador para não deixar aquecer demais.
Aqui:
 
Tenho de ver se o meu A1 tambem se tem esse tipo de valvulas é que o carro nem tem ponteiro temperatura nem no info da para ver acho.....
 
Na mlnha b8 tive esse problema.
Que muitas dores de cabeça me deu.
Após meses lá se descobriu que o circuito possui mais 2 válvulas auxiliares que atuam como termostato.
Substituídas e problema resolvido.
Obrigado pela informação.
Onde fica exactamente essas válvulas? O meu é uma A4 B5 e tem inúmeros tubos do circuito de refrigeração.
 
Obrigado pela informação.
Onde fica exactamente essas válvulas? O meu é uma A4 B5 e tem inúmeros tubos do circuito de refrigeração.
Pesquisa no meu tópico. Acho que pus lá essa info. Mas o melhor seria arranjares o esquema do circuito de refrigeração. Lembro me de também ter feito isso, fui à Audi e pedi.
 
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