Terminais electricos OEM e respectivas ferramentas

EgasRS disse:
tanta coisa quando vais á norauto e compras aquelas fichas para oa rarios(adaptadores) pra pir 5 € e tens pra uns 20 fios já com fichas cravadas ;)

essas que dizem que são de entrar e nunca mais saem é treta ;)

o que entra tem de voltar a sair :P

neljoe disse:
Quando montaste o meu RNS-E, era só vê-los saltar!

:green:

Eu sei que elas saem, dai eu ter perguntado no inicio do tópico se alguém tinha as chaves indicadas, para não ter de andar a inventar com as agulhas.
Eu próprio já fiz um dos vários tipos de chaves para o efeito, mas consoante os terminais, assim muda a forma do encaixe e consequentemente a forma de o retirar.

Quanto às alternativas (essas dos radios), tb as conheço e até tenho aqui, mas o meu objectivo é colocar tudo ligado nos locais OEM, e sem ter de andar a inventar "bypasses".

De qualquer forma agradeço as vossas opiniões, mas pelo que vejo, ninguém me pode ajudar, pois a sugestões que me têm dado, são as que eu já conhecia.

Lanço aqui um repto: alguém que seja bom a soldar fios eléctricos, que queira fazer um pequeno vídeo ao jeito de DIY, ficaria agradecido :)

Não é fácil encontrar UMA ferramenta especifica para trabalhar, encaixar e retirar todos os terminais electricos utilizados no grupo VAG.

Existem ferramentas especificas (e de tipo profissional) especificas para cada tipo e dimensão de terminal. Nem os concessionários VW/AUDI as têm todas (até porque dá muito trabalho e é um desperdicio de tempo). Quando têm de fazer reparações, encomendam e ligam as cablagens completas (tipo plug & play) que é o que os manuais de serviço recomendam, por uma questão de gestão dos tempos e custos.

Quando eventualmente necessitam de reparar um terminal, ligam (electricamente) os pins já com os fios cravados, semelhantes aos que compramos de cor amarela, é o mais simples!

Além dos alicates especificos para cravar fios nos terminais (que possuem por exemplo lojas do tipo da Kufatec), existem estes que eles vendem e servem apenas para desencaixar os terminais, contudo não ficam baratos (+ o envio):

-> http://www.kufatec.de/shop/index.php/cat/c295_Entriegelungswerkzeuge.html

Julgo que a Wurth, também deve ter esse tipo de ferramentas, mas tal como disse são muito caros, até porque as ferramentas deles são todas certificadas.

Uma 2ª alternativa é tentar comprar cablagens usadas (ou partes delas) para o que precisamos especificamente e utilizar as ligações terminais necessárias.

Depois das ferramentas, vêm a questão dos fios....queremos de todas as dimensões e feitios e nas cores originais com todas as combinações possiveis e imaginárias e em PT...não é facil arranjar!

Amigo ja tenho novidades...

Fui primeiro à Audi, no qual me foi dito que realmente estas referencias sao vendidas com os terminais e os cabos juntos e para miores comprimentos são feitas emendas, e é assim que até na oficina trabalham. Como o que pretendes é fazeres tu uma ligação completa, o Funcionario disse-me que os terminais que tem na oficina vêm da Wurth. Como não sabemos a forma dos terminais todos, não pode arranjar... O que ele recomendou foi o seguinte: Mandar vir um exemplar de cada referencia e ai sim comprar só os terminais... O preço de um exemplar foi de 1,24€ +/- e por tanto como nao sei o que queres fazer vim embora. Depois passei na Wurth na esperança que as referencias da Audi pudessem ajudar a descodificar os terminais, mas como previa, estas referencias para eles não lhes diz nada. Para complicar, cada caixa de terminal so e vendida em pacote de 100 unidades... mas isso com um conect lá dentro talvez se pudesse ultrapassar..

Da minha parte, fiz o que pude... e como calculava e por isso por PM pedi uma foto ilustrativa de cada terminal... o cabo não sera problema...

Abraço

ELFuracon disse:
Não é fácil encontrar UMA ferramenta especifica para trabalhar, encaixar e retirar todos os terminais electricos utilizados no grupo VAG.

Existem ferramentas especificas (e de tipo profissional) especificas para cada tipo e dimensão de terminal. Nem os concessionários VW/AUDI as têm todas (até porque dá muito trabalho e é um desperdicio de tempo). Quando têm de fazer reparações, encomendam e ligam as cablagens completas (tipo plug & play) que é o que os manuais de serviço recomendam, por uma questão de gestão dos tempos e custos.

Quando eventualmente necessitam de reparar um terminal, ligam (electricamente) os pins já com os fios cravados, semelhantes aos que compramos de cor amarela, é o mais simples!

Foi por saber disso que iniciei este tópico.
Poderia haver alguém com algumas dessas ferramentas disposto a emprestar/colaborar :D.

ELFuracon disse:
Além dos alicates especificos para cravar fios nos terminais (que possuem por exemplo lojas do tipo da Kufatec), existem estes que eles vendem e servem apenas para desencaixar os terminais, contudo não ficam baratos (+ o envio):

-> http://www.kufatec.de/shop/index.php/cat/c295_Entriegelungswerkzeuge.html

O amigo ebay tb tem :green:, mais em conta. Se vier a comprar é precisamente esse modelo da foto.

ELFuracon disse:
Julgo que a Wurth, também deve ter esse tipo de ferramentas, mas tal como disse são muito caros, até porque as ferramentas deles são todas certificadas.
É a wurth sim senhor. Eu escrevi para uma empresa alemã que fabrica essas ferramentas, mas responderam-me que só vendem a empresas, e que se eu quisesse a representante deles em Portugal era a Wurth.

ELFuracon disse:
Uma 2ª alternativa é tentar comprar cablagens usadas (ou partes delas) para o que precisamos especificamente e utilizar as ligações terminais necessárias.

Já está encomendada :green:. Vamos ver se o gajo não me falha.

ELFuracon disse:
Depois das ferramentas, vêm a questão dos fios....queremos de todas as dimensões e feitios e nas cores originais com todas as combinações possiveis e imaginárias e em PT...não é facil arranjar!

Para mim, os fios, não me importo que sejam todos amarelos (a cor das reparações :D).

RockyBoy disse:
Amigo ja tenho novidades...

Fui primeiro à Audi, no qual me foi dito que realmente estas referencias sao vendidas com os terminais e os cabos juntos e para miores comprimentos são feitas emendas, e é assim que até na oficina trabalham. Como o que pretendes é fazeres tu uma ligação completa, o Funcionario disse-me que os terminais que tem na oficina vêm da Wurth. Como não sabemos a forma dos terminais todos, não pode arranjar... O que ele recomendou foi o seguinte: Mandar vir um exemplar de cada referencia e ai sim comprar só os terminais... O preço de um exemplar foi de 1,24€ +/- e por tanto como nao sei o que queres fazer vim embora. Depois passei na Wurth na esperança que as referencias da Audi pudessem ajudar a descodificar os terminais, mas como previa, estas referencias para eles não lhes diz nada. Para complicar, cada caixa de terminal so e vendida em pacote de 100 unidades... mas isso com um conect lá dentro talvez se pudesse ultrapassar..

Da minha parte, fiz o que pude... e como calculava e por isso por PM pedi uma foto ilustrativa de cada terminal... o cabo não sera problema...

Abraço

Bem ....
RockyBoy nem tenho palavras.O trabalho que já tiveste por minha causa.
Eu estou a tentar resolver o meu caso, recorrendo a cablagens velhas, retirando os fios que preciso.
No entanto, caso não os consiga todos, estou a ver pelas tuas pesquisas, que a wurth poderá ser a solução. Tenho é de levar um terminal de amostra. Correcto?
Provavelmente ainda ainda falaremos mais sobre este tema. Já agora és de onde?

Edit: pergunta estúpida. Já vi que és de Ilhavo/Aveiro :lol: :lol:

Não sei se chegaram a ver nesta loja, mas aqui vão os contactos do link que tinha posto antes:
Centro Electrónico de Coimbra - Loja de Leiria
Rua Outeiro do Pomar - Fracção A
Zona Industrial Casal do Cego - Marrazes
2415-458 Leiria

Tel: +351 244 870 674/5
Fax: +351 244 870 676
Móvel: 916 878 252 / 934 247 013 / 968 423 271

Horário: 09:00-13:00 e 15:00-19:00 Sábado 09:00-13:00

Centro Electrónico de Coimbra - Loja de Coimbra
Rua Filipe Terzi (à Quinta D. João)
Apartado 4083
3030-204 Coimbra

Tel: +351 239 791 333
Fax: +351 239 791 330

Horário: 09:30-13:00 e 15:00-19:00 Sábado 09:30-13:00

Centro Electrónico de Coimbra - Loja de Eiras
Rua Adriano Lucas - Armazém 4
Estrada Eiras
3020-430 Coimbra

Tel: +351 239 493 017
Fax: +351 239 493 019
Horário: 09:30-13:00 e 15:00-19:00 Sábado 09:30-13:00

Seestes tipos não tiverem, não sei quem tenha mais acessivelmente ;)

boas,

Para cada terminal existe uma chave especifica que retira o mesmo do alojamento na ficha (tenho o conjunto que retira todos os terminais do grupo VAG)
Na audi estão disponiveis "chicotes" com dois terminais cravados para reparações/instalações, normalmente, estes são cortados e cravados em uniões especificas que depois de feitas são estanques e resistentes a vibrações e outros problemas que no futuro podem surgir de trabalhos feitos a sapateiro.
Os procedimentos descritos no Elsawin referem inclusive que estas alterações/pontos de junção devem ser assinalados com fita isoladora amarela.
Outra opção é comprar os terminais (não existem disponiveis todos os que necessitamos, mas os mais comuns são faceis de arranjar) e os cabos (não é qualquer cabo de colunas que faz o serviço, actualmente são usados os cabos de revestimento fino, menos espessos que o normal para a mesma gama de intensidades de corrente)
Para esta ultima opção, é necessário comprar o alicate e as maxilas especificas para cada tipo de terminal.
P.e. eu tenho as maxilas para os terminais dos cabos 000 979 009 e para mais alguns.

Só para referir que estamos a falar de ferramentas caras (só para dar o exemplo, cada jogo de maxilas custa normalmente mais de 100€, sem contar com o alicate e as ferramentas para tirar os terminais do sitio.

Back