Treme ao desligar - A3 8P 1.9tdi 105cv

Boas a todos
vou relatar o que se tem passado com o meu veiculo (trata-se um A3 sportback 1.9tdi 105cv).
Desde que o comprei (usado com 62.000km) que sempre tremeu ao relantim, pelo que li é normal neste tipo de motores motivo pelo qual n liguei muita importancia.
Passado algum tempo de utilização começei a notar que ao desligar o carro vibrava muito e que fazia uma barulho (parecia um chocalho metálico). Dirigi-me á audi onde me informaram que seria problemas com o volante do motor, como o orçamento para o arranjo era muito elevado decidi ir á GBS em Setúbal onde pelos sintomas tb me informaram ser do volante do motor e que para resolver o prob definitivamente aconçelharam-me um kit especifico da sachs para substituição por mono-massa (tendo o veiculo sido reparado). Acontece que as vibrações ao relantim continuam e que ao desligar já não faz o barulho inicial mas continua a não ter um desligar suave, sente-se na mesma a vibração.
O que poderá ser? apoio do motor, injectores?
alguem com este problema que me possa ajudar a identificar o motivo.
Obrigado

nao sei se nao estarei a dizer uma barbaridade mas de kk das formas so kero ajudar... mono-massa penso ser mais agressivo k o bi-massa, ou seja, acho k deverias ter posto um bi-massa k deve ser o k vem de origem... com o mono-massa essa vibraçao deve ser normal.. contudo penso k o bi-massa tem um desgaste maior

dansantos disse:
Boas a todos
....Acontece que as vibrações ao relantim continuam e que ao desligar já não faz o barulho inicial mas continua a não ter um desligar suave, sente-se na mesma a vibração.
O que poderá ser? apoio do motor, injectores?

Boas,
Eu disto pouco ou nada percebo, mas se o carro não tem um desligar suave, e sentes o motor tipo como que a ser abanado, diria que são mesmo os apoios do motor, mas espera por uma opiniao mais avalizada.

NJP disse:
Boas,
Eu disto pouco ou nada percebo, mas se o carro não tem um desligar suave, e sentes o motor tipo como que a ser abanado, diria que são mesmo os apoios do motor, mas espera por uma opiniao mais avalizada.
X2

Oi

pra mim, que nada percebo disso, era bi-massa nisso...e tinhas isso resolvido...
não percebo o pq da sugestão pelo mono-massa...mas prontos...
não é coisa barata...mas tb é certo...ke por vezes o mais barato, sai caro...

abraço

Boas,

Olha pelo que dizes o vibrar do carro ao desligar poderá ser os apoios do motor. Agora o vibrar do carro quando ele está parado só poderá ser do bi-massa, pois é o que estes carros trazem de origem.

Mas deixa que os entendidos comentem.

Abraço

Se não me engano vibrar ao desligar é o flap de abafamento do motor que nao está a fechar com velocidade suficiente e enquanto o motor nao para por completo de imediato vibra

Fui aconcelhado a colocar o kit mono-massa pois segundo a empresa que efectuou a reparação o volante do motor do 1.9 de 105 cv é muito fraco e que com este kit os problemas de volante de motor nunca mais aparecem e em termos de utilização o carro fica muito identico, o que é certo é que o carro ao desligar não o faz de forma suave (tb não o fazia com o bi-massa), falei com o responsável da empresa acerca disso e o mesmo informou-me que nada tem a ver com o kit de volante mono-massa.
Como posso saber se o problema deriva desse flap de abafamento do motor?

dansantos disse:
Fui aconcelhado a colocar o kit mono-massa pois segundo a empresa que efectuou a reparação o volante do motor do 1.9 de 105 cv é muito fraco e que com este kit os problemas de volante de motor nunca mais aparecem e em termos de utilização o carro fica muito identico, o que é certo é que o carro ao desligar não o faz de forma suave (tb não o fazia com o bi-massa), falei com o responsável da empresa acerca disso e o mesmo informou-me que nada tem a ver com o kit de volante mono-massa.
Como posso saber se o problema deriva desse flap de abafamento do motor?

Fala com o AudiST
o mecanico dele é que percebe disso...

orugas disse:
Fala com o AudiST
o mecanico dele é que percebe disso...
Pois,percebe e bem... :twisted: passo a explicar:
Isso quase de certeza que é o "flap de abafamento do motor"(como disse o orugas),tambem conhecido por "cut-off",apesar que o volante ao ser monomassa tambem não ajuda lá mt,mas pronto... :roll:
O que é certo é que eu queixava-me do mesmo,levei ao tal mecanico do AudiST,e o que é certo é que o home deu logo com o"rato". ;) acabou por levar a cut-off nova e o resultado foi muito bom,desliga muito mais suave,sem abanoens... :twisted:
O mal é o custo dessa peça,para o meu(2.0tdi),ficou por 285€+IVA... :S

Obrigado pelos vossos esclarecimentos,
Já agora alguem conheçe uma boa oficina \ mecanico na zona de Setúbal e arredores que perceba destes motores e me podesse resolver o problema.

Abraço.

Fig@s disse:
Pois,percebe e bem... :twisted: passo a explicar:
Isso quase de certeza que é o "flap de abafamento do motor"(como disse o orugas),tambem conhecido por "cut-off",apesar que o volante ao ser monomassa tambem não ajuda lá mt,mas pronto... :roll:
O que é certo é que eu queixava-me do mesmo,levei ao tal mecanico do AudiST,e o que é certo é que o home deu logo com o"rato". ;) acabou por levar a cut-off nova e o resultado foi muito bom,desliga muito mais suave,sem abanoens... :twisted:
O mal é o custo dessa peça,para o meu(2.0tdi),ficou por 285€+IVA... :S

elah! ja começo a perceber destas tretas :green:

orugas disse:
elah! ja começo a perceber destas tretas :green:
:P :P :P
Oh pah,um gajo vai aprendendo com os experts,que neste caso foi um home que trabalha na Audi,e que já tinha conhecimento deste tipo de problemas... ;)
Mas atenção,poderá ser isto que disse em cima,como tambem poderá ser outra coisa... :|
No meu caso foi...que até me chegou a aparecer um erro de motor(que tambem apareceu no quadrante),que era a dita cuja... :roll:

O meu não dá qq tipo de erro no CB, tambem detectei que o tubo que sai da caixa do filtro de ar e que vai para trás do motor (julgo que se trata do tubo da pressão) na junção perto do turbo tem baba de oleo, será normal?
Já agora volto a questionar se alguem conhece uma boa oficina \ mecanico na zona de Setúbal ou arredores que para ver este problema.
Obrigado

Back