Valerá a pena o upgrade?

Boas,

Comprei há pouco tempo um A3 1.4T FSI que vem com o sistema Audi Concert III. Equaciono a instalação de um sistema de GPS, o Audi Navigator RNS-E ou o RNS-D mas gostaria de ver esclarecidas algumas dúvidas antes de tomar uma decisão:

Qual a diferença entre o RNS-E e o RNS-D? O primeiro suporta DVD e o segundo só CDs?

O RNS-E é o modelo indicado ao meu painel?

Que informação é mostrada no visor em modo de rádio ou CD? Acontece que gosto muito do display que tenho agora com as estações de rádio bem identificadas via RDS e também de visualizar toda a info dos meus MP3.

O leitor de DVD continua a suportar CDs com MP3? E CD-RW? É que eu gosto de gravar e apagar... :)

Em termos de custos também tenho sérias dúvidas: :?:

Se optar por fazer o upgrade num concessionário a brincadeira não fica por menos de 1000€.

Se comprar um equipamento em 2ª mão, tenho ainda que comprar os acessórios, encontrar alguém habilitado a fazer a operação, esperar que corra tudo bem, que venha com manual, etc, etc. Apesar de poupar umas centenas de € é uma opção mais arriscada... :|

Por outro lado, existem agora no mercado nacional smartphones com GPS a preços muito interessantes (por exemplo, o Nokia N61 a menos de 300€)

E o volante multifunções? Justifica-se? O outro carro tinha :(

Gostaria que alguém partilhasse aqui experiências, a navegação com um sistema Audi é superior, inferior ou igual à de um smartphone, de um TomTom ou de um Garmin?

Sei que este é um fórum de fãs da Audi mas tenho a certeza que serão capazes de me dar conselhos imparciais. Será que vale mesmo a pena o investimento? Ou compro um smartphone? Ou um N-Drive?

Quaisquer contributos serão muito apreciados.

Obrigado!

Trimegisto disse:
Boas,

Comprei há pouco tempo um A3 1.4T FSI que vem com o sistema Audi Concert III. Equaciono a instalação de um sistema de GPS, o Audi Navigator RNS-E ou o RNS-D mas gostaria de ver esclarecidas algumas dúvidas antes de tomar uma decisão:

Qual a diferença entre o RNS-E e o RNS-D? O primeiro suporta DVD e o segundo só CDs?

nenhum suporta dvd...tens de ter um leitor de dvd externo

O RNS-E é o modelo indicado ao meu painel?

sendo double din, estás correcto 8)
Que informação é mostrada no visor em modo de rádio ou CD? Acontece que gosto muito do display que tenho agora com as estações de rádio bem identificadas via RDS e também de visualizar toda a info dos meus MP3.

exactamente a mesma INFO

O leitor de DVD continua a suportar CDs com MP3? E CD-RW? É que eu gosto de gravar e apagar... :)

Depende do leitor de dvd que comprares

rns-e + leitor dvd + etc =700 euros +-

Se optar por fazer o upgrade num concessionário a brincadeira não fica por menos de 1000€.

não me acredito...um rns-e num concessionario custa mais de 2500 euros

Se comprar um equipamento em 2ª mão, tenho ainda que comprar os acessórios, encontrar alguém habilitado a fazer a operação, esperar que corra tudo bem, que venha com manual, etc, etc. Apesar de poupar umas centenas de € é uma opção mais arriscada... :|

Por outro lado, existem agora no mercado nacional smartphones com GPS a preços muito interessantes (por exemplo, o Nokia N61 a menos de 300€)

Gostaria que alguém partilhasse aqui experiências, a navegação com um sistema Audi é superior, inferior ou igual à de um smartphone, de um TomTom ou de um Garmin?

Sei que este é um fórum de fãs da Audi mas tenho a certeza que serão capazes de me dar conselhos imparciais. Será que vale mesmo a pena o investimento? Ou compro um smartphone? Ou um N-Drive?

Quaisquer contributos serão muito apreciados.

Obrigado!

Quanto á comparação entre rns-e e outros aparelhos só tenho a dizer isto:

OEM STYLE :twisted: :twisted:

Trimegisto disse:
Boas,

São várias, sendo para mim as principais o facto de o E ter um ecrã maior e ter dois slots para cartões SD!

O RNS-E é o modelo indicado ao meu painel? Sim, a fazeres o upgrade vai logo para o melhor, ou seja, o RNS-E

Mostra-te toda a informação que vês actualmente, e ainda mais...

Nem precisas de usar, com o RNS-E tens 2 slots para usares cartões SD.

Num concessionário duvido que fique só nesse valor....

Eu acho que claramente se justifica, eu já fiz esse upgrade no meu.. dá imenso jeito!

Acho o sistema de navegãod a Audi excelente... por exemplo gosto mais que o Tom Tom.

Penso que sim, pois o RNS-E é mais que um GPS, é um autêntico sistema que te substitui o rádio, tem GPS e ainda podes ligar leitor de dvd's e afins... do melhor.

Obrigado pelos vossos esclarecimentos!

Tenho continuado a minha pesquisa sobre este assunto e se bem entendi tudo o que li devo adquirir o RNS-E visto não só por ser o melhor mas também porque é o que se adapta ao meu A3.

Ou seja, o RNS-E tem um leitor de DVD mas só lê o DVD com as dados de navegação?

Mas tem simultaneamente uma outra drive para ler os CDs? Posso ir a ouvir um CD audio ou CD MP3 enquanto o sistema lê a info de navegação do respectivo DVD?

A questão dos dois cartões SD é muito pertinente, se puder usar em simultâneo dois cartões de 2Gb já dá para muita música em MP3 e substitui na perfeição os CD-RW.

Num concessionário custa 2500€? Tanto assim?

E se mandar vir um sistema completo, com acessórios, dos EUA? Funcionará aqui? Para aproveitar os preços baixos somados à cotação favorável do dolar... :D

Ou devo procurar no E-bay? Já comprei muita coisa pela Net mas nunca deste valor e confesso ter alguma relutância em leilões assim às cegas.

Mandar vir de uma loja oficial dos EUA talvez seja mais seguro. Que acham? Já alguém comprou este tipo de equipamento fora da Europa?

Que acham disto?

http://www.vagnavs.com/Audi1.html

Apesar de quase tudo já ter sido dito, apenas mais algumas considerações:

1ª RNS-E sem dúvida, por todos os motivos e mais algum (depois vais querer o bluetooth e comandos de voz, leitor DVD no porta-luvas e por aí adiante...)

2ª Apenas necessitas de comprar o RNS-E e antena GPS, nada mais de acessórios, o resto é tudo plug and play.

3ª CD's nem pensar...é do século passado. No RNS-E ou tens lá o DVD da navegação ou um CD de música,
é uma opção dificiil? Tens 2 slots de SD Cards de 2GB cada....

4ª 2500€ num concessionário???? Eu vou para mais próximo dos 3000€....

5ª Não compres nenhum RNS-E fora da UE/Europa, novo ou usado. Os dos Estados Unidos e Canadá são diferentes dos modelos europeus.

6ª A compra em 2ª mão é sempre arriscada. Creio que 95% do seguidores desta modalidade estão satisfeitos!
Agora se não se sentes à vontade nem confortável...espera! Lê, vê...sonda, lê os feedbacks dos vendedores
Procura modelos recentes (2007->) e sobretudo não te precipites.
Arranjarás com calma um modelo quase novo por volta dos 600 Euros. Menos de 500 não compres, deverá ter algum defeito.

Fica Bem.

Ok, já estou quase convencido a avançar para esta compra mas agora a dificuldade é saber exactamente o que comprar.

Nos diversos sites da E-bay existem alguns bons (aparentemente...) negócios mas ou são para o A4, ou para o TT, etc, etc.

Como saber qual é exactamente o modelo de RNS-E que me serve? Há alguma tabela de combatibilidades algures?

Por exemplo:

http://cgi.ebay.it/NAVIGATORE-SATEL...trkparms=39:1|65:2&_trksid=p3286.c0.m14.l1308

ou

http://cgi.ebay.es/NAVEGADOR-AUDI-R...ryZ16610QQssPageNameZWDVWQQrdZ1QQcmdZViewItem

ou ainda...

http://cgi.ebay.es/Navegador-Audi-T...ryZ16610QQssPageNameZWDVWQQrdZ1QQcmdZViewItem

Desculpem lá mas preciso mesmo de ajuda... :(

Mais uma vez, recomendo que não vás "com muita sede ao pote"...

Podes ter alguns dissabores....
Não te precipites e impõe a ti próprio que se não comprares hoje, compras para a semana ou para o mês que vêm...um dia será!

De preferência, tenta "desinteressar-te" ...de Itália.

Todos os RNS-E são iguais em funcionamento, electrónica, ligações, possibilidades, etc...
Todo o "corpo" interior e exterior lateral e traseiro, botões e comandos frontais, ecra, etc são iguais.

Salvaguardadas as diferenças de versões C, D, P, Q que têm a ver com o ano em que sairam (Q será das mais recentes) o que se aplica no teu caso será para A3, devido apenas e exclusivamente à forma do painel que é exclusivo para cada modelo devido ao encaixe no tablier/consola.
Para A3, já terás reparado que na parte superior, os cantos são muito mais arredondados.

Também já terás constatado que, em média, existem muito mais para A4 do que para A3, daí os preços serem um pouco mais altos para este últimos. Mas por 700 a 800, encontram-se.

Presta bem atenção ao feedback dos vendedores (preferencialmente acima de 100 vendas) e com feedback bem superior a 98-99%...

Primeiro que tudo, procura aqui no forum tópicos sobre o assunto (existe muita coisa) e o que outras pessoas fizeram..

Mais uma vez obrigado.

Sei que pareço ansioso mas isso deve-se apenas ao entusiasmo da ideia e porque à medida que vou lendo sobre o assunto mais me convenço que é este o caminho a seguir.

Sou um comprador experiente na Net embora não de material deste e por isso mesmo venho aqui em busca de conselhos e de experiências.

Agora só me falta mesmo é encontrar que me trate da montagem e configuração de tudo isto aqui na zona de Lisboa, margem sul preferencialmente.

Mas ainda tenho tempo... :)

Segue os conselhos sábios do amigo ELFuracon.

Trimegisto disse:
Agora só me falta mesmo é encontrar que me trate da montagem e configuração de tudo isto aqui na zona de Lisboa, margem sul preferencialmente.

... e quanto a isso, não te preocupes. Se não for no lado de lá, será no lado de cá.

Sim, garantidamente que vou seguir os conselhos dele, parecem-me muito sensatos.

Mas eu sou daqulees que quando mete uma coisa na cabeça... sabes como é?

Ando mortinho por comprar isto!

Também andava com a mesma ideia que tu, mas o meu caso é mais complicado já que teria que substituir a consola entre outras coisas. De qualquer maneira investiguei bastante e graças a isso, mas também com a ajuda de várias pessoas, consegui reunir muita informação. Os links em baixo têm muita coisa e, presumindo que tenhas um 8P, aqui vão alguns já com pesquisas que fiz para o teu caso:

http://www.navplus.us/forums/showthread.php?t=427
http://www.audi-sport.net/vb/search.php?searchid=631559
http://www.audizine.com/forum/search.php?searchid=2061113
http://www.kufatec.de/shop/index.php/cat/c48_a3---8P---8P-Sport.html/XTCsid/81a0d4f7cb47c7a56ca15fda655967a2
http://www.nsxjr.com/Audipins.html

Abri até esta thread para recolher informação específica para o meu carro mas talvez encontres algo útil que te sirva também.

Boa sorte e cuidado com um certo Lituano no eBay. ;)
Também não recomendo que compres fora da UE apenas por causa das taxas que terás de pagar. Neste caso não compensa mesmo.

Mais uma vez obrigado, especialmente pela dica do lituano. Embora já tenha lido algumas pistas nesse sentido, agora é que não me meto nesse buraco concerteza.

Em relação a compras fora da UE, já comprei e continuo a comprar outro tipo de material dos EUA; a diferença de preços é tanta e o câmbio tão favorável que as taxas se tornam irrisórias.

Mas já vi que o RNS-E não é bem compatível e seria uma imensa dor de cabeça... infelizmente.

Aguardemos pois pelo aparecimento de um negócio "não lituano" no E-bay :D

Trimegisto disse:
Em relação a compras fora da UE, já comprei e continuo a comprar outro tipo de material dos EUA; a diferença de preços é tanta e o câmbio tão favorável que as taxas se tornam irrisórias.

Mas já vi que o RNS-E não é bem compatível e seria uma imensa dor de cabeça... infelizmente.

Aguardemos pois pelo aparecimento de um negócio "não lituano" no E-bay :D
Boas,

A conclusão a que eu cheguei é que a diferença entre as unidades EUA e EU é que os 2 botões de baixo do lado esquerdo dizem coisas diferentes, mas de resto é perfeitamente possível o intercâmbio nos dois sentidos. Isso está escrito algures nos sites que te indiquei acho eu.
Realmente o câmbio é muito favorável mas mesmo assim eu fazia muito bem as contas para não ter surpresas. Não sei exactamente qual a taxa a aplicar a produtos electrónicos fora da UE mas eu contava aí com uns 35% já com o IVA incluído. Isto tudo sobre o PVP + portes claro. Portes esse que no pior dos casos talvez cheguem a uns 100 dólares imagino...Assim, essa loja que tu indicaste, e caso enviasse para cá, ficaria o bicho por uns (1349 + 100) x 1.35 = 1956$ aprox. 1260EUR.

Alguns negócios menos arriscados que já deves ter visto:

Navi Navigation RNSE RNS-E RNS E A3 neu
Audi Navigation PLUS RNS-E A3 S3 GPS SAT NAV NEW
Audi A3 8P Navigation Plus 8P0 035 192 RNS E Navi DVD

Eu já comprei diverso material fotográfico directamente dos EUA e nunca paguei taxas desse montante nem nada que se pareça. Os portes, para uma máquina semi-pro, são à volta de 50€. Como o peso e dimensão são semelhantes calculo que para um RNS-E seriam desta ordem de grandeza.

No entanto, e tendo em conta as diferenças, também estou mais inclinado para um negócio dentro da UE.

Tenho ainda duas pequenas dúvidas:

-Tenho mesmo que recorrer a alguém com VAG-COM ou é só tirar o Concert III e ligar o RNS-E?

-Que diferença há entre as diferentes revisões? Entre um 8P0 XXX XXX H e um 8P0 XXX XXX Q? É uma questão de firmaware? Pode ser actualizadao? Não penso que faça muito sentido a meio de 2008 comprar tecnologia de 2006 ou anterior a não ser que se possa actualizar.

Obrigado

Trimegisto disse:
-Tenho mesmo que recorrer a alguém com VAG-COM ou é só tirar o Concert III e ligar o RNS-E?

Para o teu caso não sei. Mas procura um tópico de instalação num A3 que vês logo. Mas mesmo que seja necessário não é problema pois o que não falta por aqui é pessoal de Norte a Sul com VAG que certamente te ajuda.

Trimegisto disse:
-Que diferença há entre as diferentes revisões? Entre um 8P0 XXX XXX H e um 8P0 XXX XXX Q? É uma questão de firmaware? Pode ser actualizadao? Não penso que faça muito sentido a meio de 2008 comprar tecnologia de 2006 ou anterior a não ser que se possa actualizar.

Concretamente a isso não te sei dizer mas percebo o teu ponto de vista. :|

Back