resolve pois dou ,ais tempo de aquecimento as velas....ou estou redondamente enganado e eh uma grande asneira???
pois, isso tem de ser mesmo o mecanico, estou a cumprir a promessa de nao tocar no meu motor

.
so no ax

se estragar nao tenho remorsos....
podes me aconselhar as melhores para mim?
obrigado.
Resolver não resolves, desenrrascas...
Elucidando, o conceito:
-o gasóleo entra em ebolição entre os 150 e os 300º +- ?(também variando com as condições atmosféricas certo)
-A "vela" é basicamente uma resistência.
Quando ligas a ignição é injectada corrente eléctrica nas "velas" que estão desenvolvidas para atingir até 800º temperatura entre 2 a 10segundos.
Deste modo, passado este tempo, quando "dás ao arranque" a câmara de combustão já está á temperatura ideal para quando o gasóleo for injectado, entrar em ebolição.
Problemas:
Se uma ou mais velas estiverem danificadas o arranque é inferiorizado dado que um dos pistons não vai ajudar no arranque de atingir a rotação de suporte básico.
Ao manteres a ignição ligada mais tempo apenas permites que se atinga mais temperatura perto dos 800º digamos, o que irá ajudar a que o motor pegue melhor, mas consequência disso será maior esforço da bateria e motor de arranque e não trás grande saude ás velas a longo prazo.
1ª possbilidade
Velas, facilmente podes medi-las com elas no sitio, mas o ideal e tirares e medir fora como o madlima indicou.
No entanto esta questão tem os seus Q´s pois nestes motores só com a pressão que o gasóleo é injectado, este atinge a temperatura quase necessária para atingir a ebolição do gasóleo.
Assim como o madlima também referiu e bem, normalmente se a leitura do polo da vela ultrapassar uma X leitura Ohmica, o carro assume que ela está queimada e regista o erro, mas não sei se o erro fica registado ou demonstrado no painel.
2ª possibilidade
Bateria não suporta o arranque e não consegue dispender a amperagem necessária para que o motor arranque tenha um bom arranque.
Facilmente medida com um voltimetro.
3ª possibilidade
Motor de arranque a precisar de uma revisão, maus contactos na bobine ou colector/escova são o suficiente para criar maus contactos e criar sobreaquecimento e resistência á passagem da potencia da bateria.
Facilmente medido com um amperimetro
Isto focando no problema de atingir a temperatura de pre ebulição e atingir a rotação suporte básico.
Ultrapassando isto é que poderás analisar a possibilidade de falta gasóleo por ex.