voltagem - Led para matricula

Viva,

Pesquisei no fórum e embora tenha encontrado muito info sobre os LED's para a matricula, continuei com uma dúvida.

Segundo percebi, o meu carro (Audi TT 2000) leva 2 lampadas para iluminar a matricula com as seguntes caracteristicas:

14.5v 39mm

14.5 v parece-me um valor menos comum, mas já pesquisei em mais do que um site.
E todos os leds que vejo são de 12v!! Estarei a ver a coisa mal? E Não há problema em colocar um LED com menos voltagem? Ou o mais provável é ele queimar a médio-prazo??

auddicted disse:
Viva,

Pesquisei no fórum e embora tenha encontrado muito info sobre os LED's para a matricula, continuei com uma dúvida.

Segundo percebi, o meu carro (Audi TT 2000) leva 2 lampadas para iluminar a matricula com as seguntes caracteristicas:

14.5v 39mm

E todos os leds que vejo são de 12v!! Estarei a ver a coisa mal? E Não há problema em colocar um LED com menos voltagem? Ou o mais provável é ele queimar a médio-prazo??

A voltagem do carro é de 12v, portanto 12v será o ideal.. ;)

Atenção que os leds vermelhos,verdes,brancos ou amarelos so admitem tensão maxima de 2,5volts e corrente maxima de 2,5mA .
Se a cor dos leds for uma destas,repara se eles trazem resitencia,se não,aranjas uma de 680 homes que è a indicada para os 12volts.
O branco deve ser o teu pretendido,logo já sabes :green:

frank lou disse:
Atenção que os leds vermelhos,verdes,brancos ou amarelos so admitem tensão maxima de 2,5volts e corrente maxima de 2,5mA .
Se a cor dos leds for uma destas,repara se eles trazem resitencia,se não,aranjas uma de 680 homes que è a indicada para os 12volts.
O branco deve ser o teu pretendido,logo já sabes :green:
oi????

auddicted disse:
Viva,

14.5v 39mm

isso dos 14V é quanto a bateria mede em carga com o carro a trabalhar ;)

mete uns leds dos que se vendem por ai que não tens problemas ;)

Ò Egas rs o que queres dizer com "oi"?????
Achas que estou errado?ou não sabias?
Estas cores de leds,so as conheço a trabalhar com tensão de 2,5volts inclusive os bi e tri colores.
Os unicos leds que conheço a trabalhar com tensão directa (12 ou 24 volts)sem resistencia são os leds pisca pisca.
com isto não quero dizer que não existam.
Se exitem agradecia que me corrigi-ses com provas,para vêr se aprendo mais alguma coisa a respeito de leds.

Viva!

Obrigado pelas respostas!

É que já li algures o pessoal a queixar-se que as novas lampadas tinha ido à vida e que depois trocaram por umas de 14.5v e não tiveram mais problemas.

Mas sendo assim vou optar pelos "normais" de 12V e pelo sim pelo não guardo os que vou retirar :D

Obrigado!

Re: voltagem - Led para matricula

Vou desenterrar este topico a ver se jà aconteceu a alguem este problema.
Passado 1 ou 2 meses de ter comprado a minha carrinha a4 b6, decidi meter luzes led CAN nos minimos e na matricula. Fica muito bonito e sem erros.
O que se passa é que tà sempre a queimar a luz esquerda da matricula.
Ontem tirei a lapada fora que durou coisa de 6 semanas, e decobri que o cheiro a plastico queimado que senti dentro do carro há meses era das lampadas led. Mesmo sem funcionar, continuaca a deixar esse cheiro Meti uma led sem CAN e ficou a funcionar bem, e sem cheiro a queimado.pena ficar com o erro no quadrante.
A minha duvida é serà problema:
Do carro?
Dos leds? (Marca Mastersensor, e até um pouco caros)
Jà alguem teve o mesmo problema?

Last edited:
Re: voltagem - Led para matricula

Ò Egas rs o que queres dizer com "oi"?????
Achas que estou errado?ou não sabias?
Estas cores de leds,so as conheço a trabalhar com tensão de 2,5volts inclusive os bi e tri colores.
Os unicos leds que conheço a trabalhar com tensão directa (12 ou 24 volts)sem resistencia são os leds pisca pisca.
com isto não quero dizer que não existam.
Se exitem agradecia que me corrigi-ses com provas,para vêr se aprendo mais alguma coisa a respeito de leds.
Ciência da complicação a tua. Ainda por cima nem leste o post a direito.
Ele quer lá saber como funcionam ou são fabricados.
O rapaz apenas quer saber se pode colocar lâmpadas led de 12v, sendo que no carro dele, mediu 14v e tal. Nada mais.
Já agora e como foi dito, mete de 12v sem problema nenhum.

- - - - - - - - - -

LEDs12v directos ha de várias cores, RGB, pisca pisca, etc... ISTA há mais de 10 anos.

- - - - - - - - - -

Já agora que pareces interessado no assunto, em lâmpadas auto, geralmente se usam 3 tipos de led: normal de alto brilho de 3v, smd e COB.
Em todas as lâmpadas, por norma existe uma resistência interna no led ou circuito a parte para limitar a corrente de utilização.
Os LEDs são geralmente agrupados em co juntos de 2 ou 3 consuante a quantidade de LEDs da lâmpada. Resumindo, independentemente dos circuitos adotados, a lâmpada funciona com 12v. Tolerando o seu uso de 9v até 15v sem qualquer problema. Inclusive, há também já lâmpadas led auto com um regulador que permite a utilização com 12 ou 24v ( muito usado nos pesados)

Back